00h00 - sexta, 09/02/2018

Centro de Arqueologia
Náutica em Alcácer

Centro de Arqueologia Náutica em Alcácer

Explorar o património cultural sub-aquático do rio Sado é o grande objectivo do futuro Centro de Arqueologia Náutica do Alentejo Litoral (CANAL), que ficará instalado em Alcácer do Sal.
Na quarta-feira, 7, foi assinado o contrato de comodato da futura sede do CANAL entre a autarquia e a Universidade Nova de Lisboa, entidades parceiras de um projecto que visa investigar o "património cultural subaquático jazente nas águas do rio Sado, entre a cidade de Alcácer e a feitoria fenícia do Abul, património esse que se suspeita ser abundante e de enorme valor científico".
O autarca Vítor Proença espera que o projecto possa trazer a Alcácer de Sal "especialistas que trabalham em várias partes do mundo".
Recorde-se que o projecto do CANAL nasceu em Setembro de 2015, propondo-se a, entre outras metas, "localizar, identificar e caracterizar naufrágios ou outras estruturas submersas na zona", "determinar a natureza histórico-arqueológica da paisagem cultural marítimo-fluvial da região" e "desenvolver o potencial turístico-arqueológico do território".


COMENTÁRIOS

* O endereço de email não será publicado

07h00 - segunda, 15/07/2019
Balcão Único de Odemira
assinala nove anos de existência
O Balcão Único (BU) da Câmara de Odemira assinalou, na passada sexta-feira, 12 de Julho, nove anos de existência, sendo que actualmente conta com uma média de 10 mil atendimentos a munícipes por ano.
07h00 - segunda, 15/07/2019
Um derrame hoje?
"Consequências seriam
maiores", diz ARH
O director da Administração Regional Hidrográfica (ARH) do Alentejo, ligada à Agência Portuguesa do Ambiente (APA), admite que um acidente como o ocorrido, em 1989, com o petroleiro "Marão" nos dias de hoje teria consequências económicas e ambientais bem maiores na zona do Alentejo Litoral.
07h00 - sexta, 12/07/2019
Jogadora de Milfontes
nas campeãs da Europa
A concretização de um sonho: é desta forma que a futebolista Jéssica Silva, natural de Vila Nova de Milfontes, descreve a sua transferência dos espanhóis do Levante para os franceses do Olympique Lyon, actuais campeões da Europa de futebol feminino.
07h00 - sexta, 12/07/2019
E se houvesse novo derrame
de crude na costa de Odemira?
Na madrugada de 19 de Julho de 1989 a praia do Almograve e algumas zonas a norte e a sul do areal "tingiram-se" de negro.
07h00 - quinta, 11/07/2019
Odemira promove debate
sobre políticas educativas
A Câmara de Odemira promove a partir desta quinta-feira, 11 de Julho, mais uma edição do Encontro Anual de Educação, organizado no âmbito do projecto municipal ODETE–Odemira Território Educativo e que vai decorrer no cine-teatro Camacho Costa.

Data: 05/07/2019
Edição n.º:
Contactos - Publicidade - Estatuto Editorial