07h00 - quarta, 30/05/2018

CIMAL quer fundos comunitários
para saneamento e abastecimento

CIMAL quer fundos comunitários para saneamento e abastecimento

A Comunidade Intermunicipal do Alentejo Litoral (CIMAL) defende que as autarquias tenham acesso a fundos comunitários para investimento na área do saneamento e do ciclo da água em baixa, nomeadamente a construção e/ou reparação de condutas e de sistemas de abastecimento de água.
A posição foi assumida nesta terça-feira, 29, pelos autarcas durante uma reunião com a Comissão Parlamentar de Ambiente e Ordenamento do Território, realizada a pedido da CIMAL.
Durante a sessão, os autarcas lamentaram que as câmara municipais só possam aceder aos fundos disponíveis para estas áreas individualmente "por agregação", considerando que tal "é uma ingerência na autonomia do Poder Local".
"Se as câmaras individualmente não tiverem acesso a estes fundos, muito dificilmente têm condições financeiras para as concretizar [obras de requalificação das redes de abastecimento e saneamento]. Esperemos que após esta reunião com a Comissão Parlamentar, na qual participaram os representantes dos vários partidos, esta situação seja revertida", diz ao "SW" o presidente da Câmara de Santiago do Cacém, Álvaro Beijinha.


COMENTÁRIOS

* O endereço de email não será publicado
07h00 - segunda, 14/01/2019
CM Santiago asfalta via
junto ao Centro de Saúde
A Câmara de Santiago do Cacém está a realizar trabalhos de pavimentação na rua Padre Hermano Ferreira e no bairro São Vicente de Paulo, principal via de acesso ao Centro de Saúde local.
07h00 - quarta, 09/01/2019
PS critica valor de obras
municipais em Santiago
A Concelhia de Santiago do Cacém apoia a realização das obras de reabilitação urbana do centro histórico da cidade, mas considera que o valor previsto pela autarquia no concurso de uma das empreitadas "é um esbanjar de dinheiro".
07h00 - segunda, 07/01/2019
BE Santiago quer
OP implementado
O Bloco de Esquerda (BE) de Santiago do Cacém defende a implementação do "Orçamento Participativo" (OP) no concelho, proposta que apresentou na preparação do Orçamento e Grandes Opções do Plano da autarquia local para 2019.
08h00 - segunda, 24/12/2018
CM Santiago apoia
atletas do concelho
A Câmara de Santiago do Cacém atribuiu na passada semana uma verba total de cerca de cinco mil euros a oito atletas do concelho que se notabilizam pela sua participação em provas nacionais e internacionais.
08h00 - segunda, 24/12/2018
GNR de Alvalade e
Ermidas sem mudanças
O Governo suspendeu a passagem dos postos da GNR de Alvalade e Ermidas-Sado, no concelho de Santiago do Cacém, a postos de atendimento reduzido, ou seja, com funcionamento entre as 09h00 e as 17h00, e apenas com um efectivo.

Data: 18/01/2019
Edição n.º:
Contactos - Publicidade - Estatuto Editorial