07h00 - quarta, 30/05/2018

CIMAL quer fundos comunitários
para saneamento e abastecimento

CIMAL quer fundos comunitários para saneamento e abastecimento

A Comunidade Intermunicipal do Alentejo Litoral (CIMAL) defende que as autarquias tenham acesso a fundos comunitários para investimento na área do saneamento e do ciclo da água em baixa, nomeadamente a construção e/ou reparação de condutas e de sistemas de abastecimento de água.
A posição foi assumida nesta terça-feira, 29, pelos autarcas durante uma reunião com a Comissão Parlamentar de Ambiente e Ordenamento do Território, realizada a pedido da CIMAL.
Durante a sessão, os autarcas lamentaram que as câmara municipais só possam aceder aos fundos disponíveis para estas áreas individualmente "por agregação", considerando que tal "é uma ingerência na autonomia do Poder Local".
"Se as câmaras individualmente não tiverem acesso a estes fundos, muito dificilmente têm condições financeiras para as concretizar [obras de requalificação das redes de abastecimento e saneamento]. Esperemos que após esta reunião com a Comissão Parlamentar, na qual participaram os representantes dos vários partidos, esta situação seja revertida", diz ao "SW" o presidente da Câmara de Santiago do Cacém, Álvaro Beijinha.


COMENTÁRIOS

* O endereço de email não será publicado
07h00 - segunda, 19/11/2018
ZIL de Santo André
vai ser requalificada
O programa Alentejo 2020 já aprovou a candidatura da Câmara de Santiago do Cacém para a qualificação e valorização da Área de Acolhimento Empresarial de Santo André, avaliada em 2,5 milhões de euros.
07h00 - terça, 13/11/2018
Estrada municipal
encerrada em Santiago
A Câmara de Santiago do Cacém cortou a circulação automóvel na Estrada Municipal (EM) 548, que faz a ligação entre a cidade e as Ademas, por razões de segurança, dada a deslocação de um muro de ala do pontão do IC33 próximo do Parral.
07h00 - segunda, 12/11/2018
CM Santiago promove
alimentação saudável
Sensibilizar os mais novos sobre a importância de se ter uma alimentação saudável é o objectivo da campanha da Câmara de Santiago do Cacém, que está a distribuir lancheiras "saudáveis" nas escolas do primeiro ciclo e jardins-de-infância do concelho.
07h00 - quinta, 08/11/2018
CM Santiago
limpa contentores
A Câmara de Santiago do Cacém iniciou, no final de Outubro, uma acção de higienização dos contentores de resíduos urbanos indiferenciados que integram os circuitos de recolha do concelho, num total de 1859 contentores de superfície.
07h00 - quarta, 07/11/2018
Saúde no Alentejo Litoral
em situação "bastante crítica"
A Coordenadora das Comissões de Utentes do Litoral Alentejano considera que a situação dos serviços de saúde no Litoral Alentejano "é bastante crítica" e lamenta que muitas dos investimentos previstos nesta área para o sector não avancem na presente legislatura.

Data: 16/11/2018
Edição n.º:
Contactos - Publicidade - Estatuto Editorial