07h00 - quarta, 11/07/2018

Sines recebe seminário
sobre empreendedorismo

Sines recebe seminário sobre empreendedorismo

O Sines Tecnopólo recebe nesta quarta-feira, 11 de Julho, o seminário "Empreender e Investir: que estratégias para o Alentejo", que juntará empresários, empreendedores e outros agentes locais. A iniciativa vai decorrer ao longo de toda a tarde e em destaque vão estar dois projectos que contam com financiamento comunitário: o "Platicemar" e o "Espoban".
"Podemos dizer que o grande objectivo deste seminário é colocar na mesma mesa empreendedores, investidores e outros participantes no eco-sistema empreendedor da região e mostrar que neste eco-sistema todos são actores principais e dinamizadores da economia regional", explica ao "SW" a directora-executiva do Sines Tecnopólo, Mónica Morais de Brito.
O seminário arranca às 14h00 e depois da sessão de abertura terá lugar um painel sobre a economia do mar e o projecto "Platicemar", que, segundo Mónica Morais de Brito, "tem neste momento a decorrer um concurso de ideias que visa promover o empreendedorismo e a inovação e estimular o desenvolvimento de conceitos de negócio com base nas Tecnologias de Informação, Comunicação e Electrónica (TICE)".
De acordo com a directora-executiva do Sines Tecnopólo, o "Platicemar" tem como objectivo central "potenciar o apoio ao empreendedorismo, para que seja alcançado um modelo de desenvolvimento sustentável na fileira da economia do mar, tendo como base o incremento da cooperação e inovação no sector, decorrente da aplicabilidade das TICE nos processos produtivos".
O projecto, dinamizado pela Inova-Ria conjuntamente com outras entidades (entre as quais o Sines Tecnopólo), é financiado pelo programa Compete 2020 em quase 600 mil euros e arrancou em Setembro de 2017, terminando dentro de um ano. Destina-se a empreendedores, start ups e empresas focadas na fileira da economia do mar.
A partir das 16h30 o seminário promove o painel "Que empreendedores? Que investidores", onde será apresentada a Espoban – Rede de Business Angels Espanha-Portugal, projecto que começou em Janeiro deste ano e tem um financiamento de 1,6 milhões de euros no âmbito do INTERREG V-A España – Portugal.
"O principal objectivo do projecto 'Espoban' é originar e promover o acesso ao investimento privado de projectos de negócios espanhóis e portugueses, para que essas iniciativas tenham a possibilidade de obter financiamento privado através de investidores nacionais e internacionais, incentivando o empreendedorismo, a consolidação dos projectos empresariais, o aumento da competitividade destas iniciativas empresariais e, portanto, a redução do desemprego", vinca Mónica Morais de Brito.
De acordo com esta responsável, o projecto assenta numa parceria constituída pelo Sines Tecnopólo, Associação Nacional de Jovens Empresários e entidades espanholas. São beneficiários, "por um lado, empresas e empreendedores com potencial de crescimento e que necessitem de investimento e, por outro lado, investidores que pretendem encontrar projectos empresariais com potencial de crescimento e retorno de investimento, onde possam realizar os seus investimentos", explica.


COMENTÁRIOS

* O endereço de email não será publicado
11h40 - sexta, 15/02/2019
Quatro bombeiros de Odemira
ficaram feridos em acidente
O capotamento da viatura em que seguiam provocou ferimentos ligeiros a quatro bombeiros de Odemira na tarde desta quinta-feira, 14 de Fevereiro.
07h00 - sexta, 15/02/2019
Igualdade ensinada nas escolas de Odemira
"O que é ser homem e ser mulher? E será que os brinquedos têm género?": estas foram algumas das reflexões feitas ao longo dos últimos meses nas salas de aula do pré-escolar no concelho de Odemira, no âmbito do projecto "Biblioteca Itinerante IG0+", da TAIPA.
07h00 - sexta, 15/02/2019
TAIPA quer "lançar sementes"
Na opinião da vice-presidente da TAIPA, são projectos como o "IG0+" que promovem "um despertar de consciências".
07h00 - sexta, 15/02/2019
Milfontes campeão
do Alentejo de voleibol
em Iniciados Femininos
Lágrimas nos olhos, sorrisos estampados no rosto e muitos saltos de alegria: assim foi a festa da equipa feminina de voleibol do Praia de Milfontes, que no último sábado, 9, garantiu o título regional do Alentejo e Algarve na categoria de Iniciados.
07h00 - sexta, 15/02/2019
PSD vai a votos
e quer crescer no
concelho de Odemira
Reforçar o "peso" do PSD no concelho de Odemira é a grande meta definida por Luís Bernardo Freitas, que se recandidata à liderança da Concelhia laranja.

Data: 15/02/2019
Edição n.º:
Contactos - Publicidade - Estatuto Editorial