07h00 - segunda, 06/08/2018

Intercidades já pára
em Amoreiras-Gare

Intercidades já pára em Amoreiras-Gare

Depois de alguns anos de "ausência", os comboios voltaram a parar na estação ferroviária de Amoreiras-Odemira, na aldeia de Amoreiras-Gare (concelho de Odemira). O movimento de passageiros na estação recomeçou neste domingo, 5 de Agosto, e vai vigorar no chamado "horário de Verão", com duas paragens do Intercidades: umas às 9h49 no sentido Faro-Lisboa e outra pelas 20h18 no sentido inverso.
Para o presidente da Junta de Freguesia de São Martinho das Amoreiras, este era um momento há muito aguardado pela população, representando "uma batalha ganha" e, acima de tudo, uma nova esperança para a aldeia.
"As paragens não são aquelas que eram desejadas", mas seguramente que vão "trazer mais gente à aldeia e fomentar o movimento no comércio local", afirma ao "SW" Nuno Duarte.
"Este benefício para a aldeia será o benefício para a freguesia, que também ficará dotada de mais um meio de transporte que até agora não tinha. E para o concelho é uma grande mais-valia, assim como para algumas freguesias de concelhos limítrofes. O norte do concelho de Odemira ficará assim servido de uma estação de caminho-de-ferro", acrescenta o autarca eleito pelo PS.
A paragem do Intercidades em Amoreiras-Gare surge depois de anos de diálogo entre a empresa CP, a Câmara de Odemira, Junta de Freguesia de São Martinho das Amoreiras e a Associação de Desenvolvimento de Amoreiras-Gare. Nuno Duarte espera que agora haja movimento suficiente para este serviço não cessar quando chegar o Inverno.
"Agora as pessoas vão ter de utilizar [o comboio] e mostrar no terreno que aquilo que sempre dissemos: que faz falta o comboio, que há utentes e que fazem falta mais paragens", nota Nuno Duarte.


COMENTÁRIOS

* O endereço de email não será publicado

07h01 - segunda, 20/05/2019
Inscrições abertas
para as Brisas 2019
A Câmara de Odemira tem abertas até ao próximo dia 6 de Junho as inscrições para mais uma edição da "Brisas do Atlântico", evento desportivo multidisciplinar que vai decorrer a 10 de Junho entre o Almograve e a Zambujeira do Mar.
07h00 - segunda, 20/05/2019
Jornada sem vitórias
para equipas de Odemira
A 21ª jornada do campeonato distrital da 1ª divisão de Beja, realizada na tarde deste domingo, 19, teve um sabo amargo para as equipas do concelho de Odemira, sendo que nenhuma logrou somar os três pontos.
07h00 - quinta, 16/05/2019
Regadio no Mira com
taxa de utilização de 60%
Meio século após a construção da barragem de Santa Clara, estão a ser utilizados 60% dos cerca de 12 mil hectares abrangidos pelo Aproveitamento Hidroagrícola do Mira (AHM).
07h00 - quarta, 15/05/2019
Praias de Odemira com
mais três bandeiras azuis
No Verão de 2019 serão 12 as praias do concelho de Odemira a ostentar a Bandeira Azul, símbolo de qualidade e excelência ambiental atribuído pela ABAE-Associação Bandeira Azul da Europa.
07h00 - quarta, 15/05/2019
Vitacress vai usar
algas como fertilizante
A empresa Vitacress, com sede na freguesia de Boavista dos Pinheiros (Odemira), está a trabalhar num projecto de investigação que prevê a utilização de microalgas como fertilizante orgânico na agricultura.

Data: 10/05/2019
Edição n.º:
Contactos - Publicidade - Estatuto Editorial