07h00 - quarta, 08/08/2018

Igreja Matriz de
Santiago reaberta

Igreja Matriz de Santiago reaberta

A Igreja Matriz de Santiago do Cacém recebeu mais de um milhar de visitantes desde a sua abertura, há cerca de um mês, depois de ter estado quase dois anos encerrada ao público.
Fonte municipal adianta que a autarquia assegura as despesas com uma funcionária que garante a abertura e fecho ao público, assim como a limpeza, parceria que para o padre Paulo Carmo "torna possível" abrir a igreja aos crentes e aos turistas.
De acordo com o padre Paulo Carmo, é objectivo da paróquia abrir a Igreja Matriz todos os dias da semana, sendo que para isso vão recorrer a um projecto de voluntariado. O pároco avança que outro dos intuitos é "criar um roteiro turístico que ligue a Igreja Matriz à Igreja da Misericórdia e à Capela das Almas".
Já o Museu do Tesouro da Colegiada, que se encontra no interior do edifício da Igreja Matriz, "por enquanto continuará encerrado ao público, uma vez que estamos num processo de restruturação, porque passou para as mãos da Comissão Fabriqueira a gestão do espaço e do seu espólio", adianta ainda o padre Paulo do Carmo.
Recorde-se que a Igreja Matriz de Santiago do Cacém foi classificada como momento nacional em 1922, sendo que a sua origem remonta ao século XIII, reazando a história que terá encomendada pela princesa bizantina D. Vataça Lescaris.


COMENTÁRIOS

* O endereço de email não será publicado

08h00 - sábado, 04/07/2020
Militares da GNR de Odemira
e Milfontes condenados por agressões
Os cinco militares da GNR de Odemira e de Milfontes foram considerados culpados no caso em que eram acusados, entre outros crimes, de agredirem dois imigrantes na zona do Almograve em Outubro de 2018.
07h00 - sexta, 03/07/2020
Participação de crimes
aumenta no Alentejo Litoral
A participação de crimes aumentou no Alentejo Litoral em 2019 face ao ano anterior, revela o Relatório Anual de Segurança Interna (RASI) 2019, aprovado na passada semana pelo Conselho Superior de Segurança Interna.
12h48 - terça, 30/06/2020
Candidato único
à Federação do PS
do Baixo Alentejo
Nelson Brito, actual presidente da Câmara de Aljustrel, vai ser o único candidato à presidência da Federação do Baixo Alentejo do PS nas eleições agendadas para o próximo dia 17 de Julho, depois de Hélder Guerreiro, ex-vice-presidente da Câmara de Odemira e actual vogal-executivo do Alentejo 2020, ter abdicado da sua candidatura.
07h00 - terça, 30/06/2020
BE defende "automatização" da
tarifa social da água em Odemira
A Assembleia Municipal de Odemira aprovou, na sexta-feira, 26, por proposta do Bloco de Esquerda (BE), uma recomendação à Câmara Municipal para que torne automática a atribuição da tarifa social da água e resíduos, através dos mecanismos previstos para o efeito, dispensando a apresentação de requerimento.
07h00 - terça, 30/06/2020
Fase de apresentação
de propostas ao OP
de Odemira termina
Termina nesta terça-feira, 30 de Junho, a fase de apresentação de propostas ao "Orçamento Participativo" (OP) de 2020 da Câmara de Odemira, que este ano é totalmente desmaterializado e dedicado ao tema "Ambiente e Alterações Climáticas".

Data: 03/07/2020
Edição n.º:

Contactos - Publicidade - Estatuto Editorial