07h01 - sexta, 21/09/2018

Normalidade no arranque das aulas em Odemira

Normalidade no arranque das aulas em Odemira

Normalidade! É com esta expressão que a vereadora Telma Guerreiro descreve o arranque do novo ano lectivo de 2018-2019 no concelho de Odemira, destacando o facto de o número total de alunos, do pré-escolar ao ensino secundário, se manter estabilizado face ao ano anterior e haver aumento de estudantes nos agrupamentos de Odemira e de São Teotónio.
"As coisas estão a correr com normalidade e quando os desafios que se colocam em alguns lugares têm que ver com o aumento do número de alunos, como em São Teotónio ou Odemira, isso só nos deixa felizes. Porque aumentar o número de alunos significa que temos crianças e que temos vida no território", sublinha ao "SW" a vereadora responsável pela área da Educação na Câmara de Odemira, destacando ainda o facto de haver "muitos meninos a entrar para o pré-escolar em Luzianes-Gare e em São Martinho das Amoreiras".
De acordo com Telma Guerreiro, em 2018-2019 a Câmara de Odemira vai continuar com a sua "missão" de "apoiar a Educação". "O nosso investimento na Educação é enorme e todas as nossas ofertas educativas às escolas mantêm-se", garante a vereadora, afiançando que também o programa ODETE – Odemira Território Educativo vai ter "um impulso até maior", fruto do financiamento assegurado junto do Alentejo 2020.
"Vamos começar a ver as coisas a acontecer", nota Telma Guerreiro, dando como exemplo o novo projecto "Atelier da Fala", que colocará terapeutas da fala a trabalhar com a comunidade pré-escolar. "As educadoras sentem esta necessidade, pois os miúdos adquirem a linguagem de uma forma cada vez mais lenta e com mais dificuldade e isso faz-nos responder a esse apelo, no sentido de trabalharmos esta questão", explica.
Em paralelo, a autarquia odemirense vai manter as actividades ligadas às artes e ao desporto, assim como o apoio ao projecto "Era uma vez". "E este ano vamos também ter um desafio importante, que é fazer um rastreio do daltonismo nas escolas, no âmbito de um projecto a nível nacional", anuncia Telma Guerreiro.
A tudo isto a Câmara de Odemira junta a componente da Acção Social, com a oferta dos livros de actividades para o primeiro ciclo, as bolsas de estudo para os alunos do secundário e do ensino superior e a componente de apoio à família no pré-escolar, além do transporte escolar, do pagamento dos passes escolares e do apoio nas refeições escolares.
Além do mais, "os pais sabem que quando necessitam podem falar com o Município de Odemira, com os presidentes de junta ou com os directores dos agrupamentos, que os problemas vão-nos chegando e nós vamos conseguindo ajudar todas as famílias", acrescenta Telma Guerreiro.
Tudo isto, continua a vereadora, visa contribuir para o aumento da taxa de sucesso escolar no concelho e para a formação de cidadãos com competências formativas e sociais.
"Temos o orgulho de poder dizer que trabalhamos com uma proximidade muito grande com os directores e com todos os agentes educativos do nosso território, para os nossos alunos poderem de facto chegarem ao final dos seus percursos com as competências adquiridas. Não é só o sucesso que nos interessa, interessa-nos ter aqui e contribuir para termos cidadãos participativos, atentos, que se preocupam e que sabem estar na vida", conclui.


Notícias Relacionadas

COMENTÁRIOS

* O endereço de email não será publicado
07h00 - quarta, 12/12/2018
Bombeiros de Odemira e Milfontes
garantem resposta às populações
Apesar do conflito existente entre os bombeiros e o Governo, as corporações de bombeiros do distrito de Beja, entre as quais a de Odemira e a de Vila Nova de Milfontes, garantem que vão manter "os mesmos níveis de prontidão e eficiência" para apoiar as populações.
07h00 - terça, 11/12/2018
Programa "365 Alentejo"
com candidaturas abertas
A Turismo do Alentejo, em parceria com a Agência Regional de Promoção Turística e o Turismo de Portugal, tem abertas até final do ano as candidaturas para a segunda edição do programa "365 Alentejo-Ribatejo", que visa a construção e promoção de um calendário anual de eventos "consistente e coerente".
07h00 - segunda, 10/12/2018
"Missão Continente"
na escola da Zambujeira
A Escola Básica da Zambujeira do Mar (no concelho de Odemira) está entre as quatro escolas básicas do primeiro ciclo do distrito de Beja que vão participar na terceira edição da iniciativa "Escola Missão Continente".
17h44 - domingo, 09/12/2018
Praia de Milfontes
empata com Almodôvar
O Praia de Milfontes não foi além de um empate a duas bolas em casa com o Almodôvar neste domingo, 9 de Dezembro, em partida da oitava jornada da Série 1 da Taça de Honra da 1ª divisão distrital de Beja.
07h00 - domingo, 09/12/2018
Praia de Milfontes
recebe Almodôvar
A equipa do Praia de Milfontes recebe neste domingo, 9 de Dezembro, a formação do Almodôvar, em jogo da oitava jornada da Série 1 da Taça de Honra da 1ª divisão distrital de Beja.

Data: 30/11/2018
Edição n.º:
Contactos - Publicidade - Estatuto Editorial