07h00 - quinta, 11/10/2018

Uma cerveja (artesanal)
com sabor do Sudoeste

Uma cerveja (artesanal) com sabor do Sudoeste

Chama-se CalKula (!) e é a nova cerveja artesanal produzida no Sudoeste Alentejano, mais concretamente na freguesia de São Teotónio, devendo chegar ao mercado local a partir do próximo ano de 2019.
Produzida na unidade turismo rural Pé no Monte, a meia dúzia de quilómetros de São Teotónio, a CalKula (!) resulta do empenho de Dário Guerreiro e Gonçalo Marques. Tudo começou há cerca de seis meses, quando o primeiro, presidente da Junta de Freguesia local, se juntou ao segundo, empresário do sector turístico, para darem corpo à ideia de fazer uma cerveja artesanal que fosse identificada com o Sudoeste Alentejano.
"Somos a primeira cerveja artesanal a nascer nesta zona" litoral do Sudoeste, entre Sines e Vila do Bispo, nota com orgulho Dário Guerreiro.
O projecto ainda está na fase inicial, mas os primeiros passos dados são muito encorajadores para os dois "cervejeiros". "Agora estamos com uma capacidade de produção de cerca de 300 litros por mês e o objectivo é ir crescendo", explica Gonçalo Marques, garantindo que a meta é colocar a cerveja à venda nos restaurantes, bares e até noutras unidades de turismo rural da região. "Queremos crescer de dentro para fora", acrescenta Dário Guerreiro.
Para que tal seja possível, há ainda muito caminho a percorrer. Tanto no plano burocrático, como na "afinação" de sabores e estilos. "Estamos focados num estilo de cerveja, que é a IPA, e neste momento o que temos estado a fazer são experiências", revela Dário Guerreiro. "Partimos de uma receita-base e ao longo do tempo temos vindo a colocar lúpulos diferentes, grãos diferentes, diferentes quantidades, diferentes fermentos, e temos dado a provar a malta amiga para ouvirmos o feedback e podermos chegar a uma que seja do nosso agrado e do agrado das pessoas", explica, para logo acrescentar: "Queremos afinar procedimentos e ter uma boa cerveja, uma CalKula (!) original, que será a 'mãe' de todas as outras. Depois, as possibilidades são inúmeras", acrescenta.
Gonçalo Marques chega-se à frente e garante que desde o início que o projecto prevê a utilização "de produtos endógenos da região, como o mel ou o medronho". "Por exemplo, no fim-de-ano fizemos uma experiência, um lote pequenino, com abóbora. Ficou engraçada: saborosa e mais escura… Há quem faça cerveja com chocolate. Portanto, tudo é possível", enfatiza. "E porque não cogumelos?", interrompe a sorrir Dário Guerreiro.
Sabores à parte, "o que queremos mesmo fazer inicialmente é afirmar a marca localmente", continua Dário Guerreiro. "Se tivermos a CalKula (!) bem afirmada no nosso concelho e também em Aljezur – onde temos muita gente à espera da nossa cerveja –, depois é só ir crescendo", justifica.
Uma opinião que é partilhada por Gonçalo Marques. "Hoje em dia a cerveja artesanal está na moda, o sector está em crescimento e todos os meses há feiras de cerveja artesanal espalhadas pelo país, onde podemos ganhar notoriedade a nível nacional e até internacional. É um bocadinho por aí que queremos ir, mas sempre de uma forma muito natural", conclui.


COMENTÁRIOS

* O endereço de email não será publicado

07h00 - quarta, 24/04/2024
Carlos Beato:
"O 25 de Abril
valeu a pena!"
Antigo presidente da Câmara de Grândola, Carlos Beato esteve ao lado de Salgueiro Maia na madrugada libertadora de 25 de Abril de 1974.
07h00 - segunda, 22/04/2024
Moradores de Melides
exigem obras na
Estrada Nacional 261
Moradores da freguesia de Melides, concelho de Grândola, queixam-se da degradação da Estrada Nacional 261 (EN 261) e vão protestar, nesta segunda-feira, 22, para exigir obras nesta via de acesso ao vizinho concelho de Santiago do Cacém.
07h00 - sábado, 20/04/2024
Grândola cria museu sobre
a senha do 25 de Abril
Um núcleo museológico interativo e imersivo dedicado à canção que se tornou senha da revolução do 25 de Abril vai abrir ao público neste sábado, 20, pelas 15h00, em Grândola, após um investimento de 1,5 milhões de euros.
07h00 - domingo, 14/04/2024
Secretário-geral do
PCP almoça em Grândola
com militantes
O Pavilhão de Feiras de Grândola recebe neste domingo, 14, o almoço comemorativo dos 103 anos do PCP, que contará com a participação do secretário-geral do partido, Paulo Raimundo.
07h00 - quarta, 10/04/2024
Exposição em
Grândola evoca
central elétrica
"Central Elétrica de Grândola: História, Eletricidade e Tempo" é o título da exposição que está patente no Núcleo Museológico de São Pedro, na "vila morena".

Data: 19/04/2024
Edição n.º:

Contactos - Publicidade - Estatuto Editorial