07h00 - segunda, 03/12/2018

Bombeiros de Milfontes
criam nova equipa EIP

Bombeiros de Milfontes criam nova equipa EIP

Os Bombeiros Voluntários de Vila Nova de Milfontes (BVM) vão passar a contar com uma Equipa de Intervenção Permanente (EIP), com cinco elementos e que dará resposta numa primeira instância a todo o tipo de ocorrências. A criação da nova equipa deve ser concretizada em 2019, depois da proposta apresentada pela corporação ter sido recentemente aprovada pela Autoridade Nacional da Protecção Civil (ANPC) e pela Câmara de Odemira.
"É uma mais-valia, porque são mais cinco elementos que nos poderão ajudar no dia-a-dia, até porque temos sempre dificuldades com o pessoal, que é pouco", assume ao "SW" o presidente da Vida por Vida-Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Vila Nova de Milfontes.
De acordo com António Pereira, a associação terá primeiro de assinar o protocolo de colaboração com a ANPC e o Município de Odemira, que suportarão na totalidade (50% cada) as despesas com vencimentos e subsídios dos elementos da EIP. Só depois os BVM poderão lançar o concurso para a contratação dos cinco novos elementos.
"Esperemos que corra tudo bem", afirma António Pereira, ciente que a nova EIP irá beneficiar toda a região. "Também poderemos ajudar os nossos vizinhos de Odemira ou do Cercal do Alentejo", sublinha.
Quem fica igualmente satisfeita com a criação da EIP é a comandante dos Bombeiros Voluntários de Vila Nova de Milfontes. "A mais-valia [desta equipa] é assegurar tudo o que é emergência numa primeira linha. E depois são mais cinco pessoas quartel! É um benefício para todo o concelho de Odemira e não apenas para a freguesia de Vila Nova de Milfontes. Daí esta luta para termos uma EIP no nosso quartel", observa Maria João Guerreiro.
A comandante da corporação de Vila Nova de Milfontes explica ainda que uma EIP conta com cinco elementos (um chefe de equipa, um motorista com carta de pesados e mais três operacionais), que actuam "em primeira linha em tudo o que é considerado emergência".
"Imagine-se um incêndio ou um acidente: esta equipa está pronta a sair e vai de imediato para o local, onde faz uma primeira intervenção. Assim que chegam outras equipas, regressa ao quartel", esclarece Maria João Guerreiro.


COMENTÁRIOS

* O endereço de email não será publicado

07h00 - terça, 25/06/2019
Governo defende importância
dos portinhos de pesca
O secretário de Estado das Pescas defende a importância dos portinhos de pesca artesanal num momento em que se fala tanto da "economia do mar" e de grandes projectos ligados ao sector.
07h00 - segunda, 24/06/2019
"Transporte a Pedido"
no concelho de Odemira
Melhorar as condições de mobilidade no concelho de Odemira, sobretudo nas freguesias do interior, é a grande meta do "Transporte a Pedido", projecto que a Câmara de Odemira conta lançar no segundo semestre deste ano.
09h00 - sábado, 22/06/2019
Canoagem de mar entre
Porto Covo e Milfontes
Mais de centena e meia de canoístas de 20 clubes participam neste sábado, 22, na quarta etapa do Campeonato Nacional de Canoagem Surfskiligando por mar as praias da Ilha do Pessegueiro (no concelho de Sines) e da Franquia, em Vila Nova de Milfontes.
09h00 - sábado, 22/06/2019
Detidos em Milfontes
por tráfico de droga
A GNR deteve na madrugada de quarta-feira, 19, em flagrante delito, dois homens (de 19 e 57 anos) e uma mulher (de 65 anos) pela prática do crime de tráfico de estupefacientes em Vila Nova de Milfontes.
09h00 - sábado, 22/06/2019
Feira D'Arte anima
vila de Odemira
A Associação Sopa dos Artistas promove neste sábado, 22 de Junho, em Odemira, a primeira edição da Feira D'Arte.

Data: 21/06/2019
Edição n.º:
Contactos - Publicidade - Estatuto Editorial