07h00 - segunda, 18/03/2019

CDS questiona se comboio
vai voltar a Luzianes-Gare

CDS questiona se comboio vai voltar a Luzianes-Gare

O deputado do CDS-PP Hélder Amaral questionou o Governo sobre se existe a possibilidade de alguns dos serviços ferroviários poderem ter paragem na estação de Luzianes-Gare, no concelho de Odemira.
Na pergunta apresentada na Assembleia da República e dirigida ao ministro das Infra-estruturas e da Habitação, Hélder Amaral lembra que a ferrovia "é uma das apostas fundamentais para o futuro da mobilidade de Portugal", sendo que nas terras do interior o comboio, "para lá de ser sinónimo de mobilidade, é também sinónimo de quebra do isolamento".
"A esperança de que ainda existe um futuro para o interior, apenas será dada, no caso de existirem medidas concretas que provem que o poder político central não esquece as populações, por mais pequenas que sejam. Isso é aliás o que actualmente está a acontecer na freguesia de Luzianes-Gare, no concelho de Odemira, onde os populares e dirigentes políticos locais começam a perder a esperança no futuro", frisa o deputado do CDS-PP.
Segundo Hélder Amaral é "incompreensível que há 15 anos se tenha feito um investimento considerável na estação [de Luzianes-Gare] e nas suas imediações, sem que depois os comboios ali parem".
"Uma estação que deveria servir a população acaba por não ser útil prejudicando muitos dos utentes dos Comboios de Portugal que, quando os pretendem utilizar, são obrigados a deslocar-se até estações com uma distância considerável de Luzianes-Gare", nomeadamente Sabóia, Santa-Clara-a-Velha ou Amoreiras-Gare, diz o deputado.
Hélder Amaral acrescenta ainda que o facto de existirem paragens técnicas dos comboios nesta localidade "leva a que muitos dos utentes abandonem o comboio ali mesmo", existindo desta forma "um risco para quem abandona o comboio sem as devidas condições de segurança".


COMENTÁRIOS

* O endereço de email não será publicado

07h00 - quinta, 06/06/2019
Autarcas da CIMAL reuniram com Governo
Os cinco autarcas do Alentejo Litoral reuniram na terça-feira, 4 de Junho, com a secretária de Estado do Ordenamento do Território e Conservação da Natureza, Célia Ramos.
07h00 - quinta, 30/05/2019
Alcácer do Sal faz
alteração ao PDM
A Câmara de Alcácer do Sal aprovou na passada semana uma proposta de alteração ao Plano Director Municipal (PDM), que permitirá ao Município aumentar a oferta turística dentro do concelho.
07h00 - quarta, 29/05/2019
Câmara de Alcácer
apoia "Calceteira"
A Câmara de Alcácer do Sal vai atribuir um apoio de 6500 euros à Sociedade Filarmónica Amizade Visconde d'Alcácer (Calceteira), para que esta colectividade seja parceira do município no projecto "Ruas de São João".
07h00 - segunda, 27/05/2019
CM Alcácer apoia
Agrupamento de Escolas
A Câmara de Alcácer do Sal aprovou na passada semana, em reunião do executivo municipal, um apoio de quase seis mil euros para o Agrupamento de Escolas de Alcácer do Sal, relativo à cedência de instalações para funcionamento das turmas do primeiro ciclo do ensino básico.
07h00 - quarta, 22/05/2019
CM Alcácer do Sal
apoia refeições escolares
A Câmara de Alcácer do Sal apoiou, no primeiro trimestre de 2019, um total de 6685 refeições escolares das 12468 que foram servidas nos refeitórios da Escola Básica de Telheiros, do Centro de Educação Pré-Escolar de Alcácer do Sal e do Centro Escolar da Comporta.

Data: 07/06/2019
Edição n.º:
Contactos - Publicidade - Estatuto Editorial