07h00 - quarta, 20/03/2019

TAIPA contintua projecto
"ST" em São Teotónio

TAIPA contintua projecto "ST" em São Teotónio

Promover a integração de crianças e jovens migrantes na freguesia de São Teotónio, sobretudo na área da Educação, vai manter-se no topo das prioridades do projecto "ST". Dinamizada por um consórcio (que junta a Câmara de Odemira, a CPCJ, a Junta de Freguesia de São Teotónio e o Agrupamento de Escolas de São Teotónio) e gerida pela TAIPA, a iniciativa viu a sua candidatura ao programa "Escolhas E7G", do Alto Comissariado para as Migrações, ser aprovada com a segunda melhor classificação de todo o Alentejo, tendo continuidade (e financiamento) garantida até final de 2020.
A aprovação desta candidatura "representa a oportunidade de continuar a promover a integração de crianças e jovens migrantes na freguesia de São Teotónio, assim como contribuir para o sucesso escolar, para a diminuição do absentismo escolar e para o desenvolvimento de competências pessoais e sociais", afiança a coordenadora do projecto ao "SW".
Para Tânia Santos, a continuidade do projecto, agora com a denominação "ST_E7G" representa ainda "a possibilidade de continuar a promover as relações entre migrantes e locais, de conhecer melhor e aproximar culturas, de promover as competências de cidadania e de participação cívica, em prol da valorização da diversidade cultural e da diminuição de atitudes e comportamentos discriminatórios".
Nesta nova "etapa" do programa o "enfoque" continuará a incidir "na promoção do sucesso escolar, através de diversas actividades orientadas para o apoio ao estudo, para o reforço da aprendizagem/ domínio da língua portuguesa, no sentido de capacitar crianças e jovens para que atinjam melhores resultados escolares". Mas em simultâneo "pretende-se apostar em novas actividades mais direccionadas para o envolvimento da comunidade migrante na realidade local, através de metodologias que potenciem as suas competências de cidadania e de participação cívica", acrescenta Tânia Santos.
É neste enquadramento que, continua a coordenadora do "ST_E7G" será promovido o programa "Mediadores de rua", que possibilitará o "encontro e capacitação de jovens mediadores que representem e interliguem as diversas culturas e que se assumam como uma figura de referência dentro da sua comunidade, no sentido de levar e trazer informação".
Outra novidade serão o "ST Nã drome", que visa "dar a conhecer e envolver a comunidade migrante na celebração e dinamização de eventos culturais e comunitários locais, ou a 'Rota ST', actividade que prevê a criação de um roteiro turístico que defina um percurso histórico, étnico e cultural que combine a identidade local com a diversidade e a riqueza de culturas a residir na freguesia", adianta Tânia Santos.


Notícias Relacionadas

COMENTÁRIOS

* O endereço de email não será publicado

07h00 - terça, 25/06/2019
Governo defende importância
dos portinhos de pesca
O secretário de Estado das Pescas defende a importância dos portinhos de pesca artesanal num momento em que se fala tanto da "economia do mar" e de grandes projectos ligados ao sector.
07h00 - segunda, 24/06/2019
"Transporte a Pedido"
no concelho de Odemira
Melhorar as condições de mobilidade no concelho de Odemira, sobretudo nas freguesias do interior, é a grande meta do "Transporte a Pedido", projecto que a Câmara de Odemira conta lançar no segundo semestre deste ano.
09h00 - sábado, 22/06/2019
Canoagem de mar entre
Porto Covo e Milfontes
Mais de centena e meia de canoístas de 20 clubes participam neste sábado, 22, na quarta etapa do Campeonato Nacional de Canoagem Surfskiligando por mar as praias da Ilha do Pessegueiro (no concelho de Sines) e da Franquia, em Vila Nova de Milfontes.
09h00 - sábado, 22/06/2019
Detidos em Milfontes
por tráfico de droga
A GNR deteve na madrugada de quarta-feira, 19, em flagrante delito, dois homens (de 19 e 57 anos) e uma mulher (de 65 anos) pela prática do crime de tráfico de estupefacientes em Vila Nova de Milfontes.
09h00 - sábado, 22/06/2019
Feira D'Arte anima
vila de Odemira
A Associação Sopa dos Artistas promove neste sábado, 22 de Junho, em Odemira, a primeira edição da Feira D'Arte.

Data: 21/06/2019
Edição n.º:
Contactos - Publicidade - Estatuto Editorial