07h00 - quarta, 05/06/2019

Santiago do Cacém
geminou-se com
município da Hungria

Santiago do Cacém geminou-se com município da Hungria

O Município de Santiago do Cacém é agora "irmão" o Município do Condado de Szombathely, na Hungria, num processo de geminação fornalizado no final da passada semana durante uma cerimónia realizada na sede da autarquia do Litoral Alentejano.
De acordo com fonte municipal, "na base desta ligação está o passado romano comum às duas cidades, que abre portas para a concretização de iniciativas e projectos conjuntos no futuro".
Este "acordo de irmandade" significa o estreitar de relações "ao nível da cultural, da economia, do turístico, da ciência, da arqueologia, da saúde e do ambiente", nota o presidente da Câmara de Santiago do Cacém, acrescentando que o município português "vai ganhar bastante com esta ligação que vai muito para lá da herança romana comum".
Para Álvaro Beijinha "vivemos cada vez mais num mundo global em que a cooperação é fundamental para o desenvolvimento dos territórios, pois podemos contactar com realidades diferentes e isso é extremamente importante".
Já o presidente do Município do Condado de Szombathely, Tivadar Puskás, salienta que esta geminação "é o ponto de partida para se fortalecerem as relações entre os dois países, nas mais diversas áreas".
Recorde-se que Santiago do Cacém tinha, até há data, apenas um protocolo de geminação com Santiago de Compostela (Espanha).


COMENTÁRIOS

* O endereço de email não será publicado

07h00 - segunda, 27/01/2020
Obras a decorrer na
estrada para Faleiros
Já estão a decorrer as obras de requalificação da Estrada Municipal (EM) 1105, entre a localidade de Faleiros e o IC1, promovidas pelas câmaras municipais de Santiago do Cacém e de Grândola.
07h00 - sexta, 24/01/2020
Festival da Enguia
em Santo André
A Lagoa de Santo André, no concelho de Santiago do Cacém, recebe a partir desta sexta-feira, 24 de Janeiro, o VI Festival da Enguia, que visa dar a provar esta iguaria típica da região.
07h00 - quinta, 23/01/2020
CM Santiago questiona
Governo sobre HLA
A Câmara de Santiago do Cacém questionou a ministra da Saúde, Marta Temido, sobre as medidas de fundo que a tutela pretende tomar para fazer face aos problemas que se arrastam desde a abertura do Hospital do Litoral Alentejano (HLA), que fica em Santiago do Cacém.
07h00 - quarta, 22/01/2020
Obras avançam em
Cercal do Alentejo
A Câmara de Santiago do Cacém adjudicou nesta terça-feira, 21, as obras de requalificação da zona envolvente da Igreja Matriz e rua da Parreira, no Cercal do Alentejo, que fazem parte do Plano Estratégico de Desenvolvimento Urbano (PEDU).
07h00 - terça, 14/01/2020
Sindicatos médicos reuniram
no Hospital do Litoral Alentejano
Dirigentes dos sindicatos dos Médicos da Zona Sul (SMZS) e Independente dos Médicos (SIM) promoveram nesta segunda-feira, 13, uma reunião sindical no Hospital do Litoral Alentejano (HLA), em Santiago do Cacém, com os profissionais médicos.

Data: 17/01/2020
Edição n.º:

Contactos - Publicidade - Estatuto Editorial