07h00 - quarta, 05/06/2019

Santiago do Cacém
geminou-se com
município da Hungria

Santiago do Cacém geminou-se com município da Hungria

O Município de Santiago do Cacém é agora "irmão" o Município do Condado de Szombathely, na Hungria, num processo de geminação fornalizado no final da passada semana durante uma cerimónia realizada na sede da autarquia do Litoral Alentejano.
De acordo com fonte municipal, "na base desta ligação está o passado romano comum às duas cidades, que abre portas para a concretização de iniciativas e projectos conjuntos no futuro".
Este "acordo de irmandade" significa o estreitar de relações "ao nível da cultural, da economia, do turístico, da ciência, da arqueologia, da saúde e do ambiente", nota o presidente da Câmara de Santiago do Cacém, acrescentando que o município português "vai ganhar bastante com esta ligação que vai muito para lá da herança romana comum".
Para Álvaro Beijinha "vivemos cada vez mais num mundo global em que a cooperação é fundamental para o desenvolvimento dos territórios, pois podemos contactar com realidades diferentes e isso é extremamente importante".
Já o presidente do Município do Condado de Szombathely, Tivadar Puskás, salienta que esta geminação "é o ponto de partida para se fortalecerem as relações entre os dois países, nas mais diversas áreas".
Recorde-se que Santiago do Cacém tinha, até há data, apenas um protocolo de geminação com Santiago de Compostela (Espanha).


COMENTÁRIOS

* O endereço de email não será publicado

07h00 - terça, 16/07/2019
BE acusa CIMAL de não
implementar PART na região
O Bloco de Esquerda (BE) do Alentejo Litoral acusa a Comunidade Intermunicipal do Alentejo Litoral (CIMAL) de ter defraudado as expectativas dos cidadãos, dado ainda não ter colocado em prática o Programa de Apoio à Redução Tarifária (PART) nos transportes públicos da região.
07h00 - quinta, 11/07/2019
Deputado do Bloco
de visita a Alvalade
O deputado do Bloco de Esquerda (BE) Carlos Matias visita nesta quinta-feira, 11 de Julho, a freguesia de Alvalade-Sado, no concelho de Santiago do Cacém, onde vai abordar questões relacionadas com a seca no Alentejo, ambiente e agricultura.
07h00 - quarta, 03/07/2019
Biblioteca no Parque
do Rio da Figueira
O Parque Urbano do Rio da Figueira, na cidade de Santiago do Cacém, conta a prtir desta quarta-feira, 3 de Julho, com a iniciativa "Biblioteca no Parque", promovida pela Câmara Municipal.
07h00 - segunda, 01/07/2019
Jardim Público em
S. Domingos com
novos equipamentos
A União de Freguesias de São Domingos e Vale de Água inaugurou na passada semana, no Jardim Público de São Domingos, um conjunto de seis equipamentos de fitness, investimento avaliado em cerca de quatro mil euros.
07h00 - sexta, 28/06/2019
Festival da Liberdade
em Santo André
Música, dança, teatro, cinema, desporto, artes visuais e debates são algumas das propostas do programa do Festival da Liberdade 2019, que se realiza neste fim-de-semana, 28 a 30 de Junho, no Centro Equestre de Santo André (concelho de Santiago do Cacém).

Data: 05/07/2019
Edição n.º:
Contactos - Publicidade - Estatuto Editorial