07h00 - sexta, 09/08/2019

Montras com arte
na aldeia de São Luís

Montras com arte na aldeia de São Luís

As artes vão encher as ruas e as montras da aldeia de São Luís (Odmeira), que a partir deste sábado, 10, acolhe a quinta edição da MONTRAS-Mostra de Artistas e Artesãos de São Luís.
Ao longo de quase um mês esta iniciativa "transforma" a localidade num centro de artes e convívio, dando a conhecer a criatividade local e reabilitando alguns dos locais emblemáticos da terra.
"A MONTRAS 2019 é um convite aberto para viver a aldeia de uma forma diferente, experimentar o potencial de uma pequena comunidade e participar neste evento colaborativo, criado por todos e para todos", explicam ao "SW" Filomena Patrício e Carmen Maraschin, da organização.
"Pretendemos assim estimular a valorização da comunidade de São Luís, a coesão comunitária e espírito de entreajuda, bem como o fortalecimento da resiliência e sustentabilidade local e regional", acrescentam.
A MONTRAS 2019 é organizada pela Transição São Luís e pela comunidade local, com o apoio da Câmara de Odemira, da Junta de Freguesia de São Luís, da Casa do Povo de São Luís e da Sociedade Musical e Recreativa Sanluizense, e arranca neste fim-de-semana, 10 e 11 de Agosto, dias em que estão previstas muitas actividades.
Nesse sentido, entre as 17h00 e as 2h00 as ruas do Comércio e da Igreja vão estar fechadas ao trânsito, para serem locais de apresentações artísticas e ao convívio comunitário. No primeiro dia haverá música com Sérgio Guri & Humberto Tomás (18h45) e Marco Campaniça (23h00), além de teatro com os "3 em Pipa" (19h45) e uma performance de Alan Tod (21h45).
Para o domingo, 11, estão previstos concertos do acordeonista Jorge Brito (17h00) e do colectivo "Orquídea de Chumbo" (17h45), um espectáculo de música dos anos 80 (20h45), uma jam session de fado (23h00) e a actuação dos DJs "Rebel Up" (23h30). Neste dia terá ainda lugar uma demonstração de capoeira com Pedro Marques (18h30) e a apresentação da peça de teatro "Reservado", de Leonor Alcácer (19h30).
Exposições e uma feira de artesanato e de produtos locais marcam igualmente o programa dos primeiros dois dias da Montras 2019, que contará ainda com as mostras de artistas nas montras de São Luís, que podem ser vistas até 7 de Setembro.
Participam nestas mostras os artistas Herberto Figueiredo (escultura), Frank Philip Steinhoff (pintura), Rita Teles (ilustração infantil), Raquel Raposo (pintura), Dominik Jasinski (pintura), Radka Valová (fotografia), Philipe Peseaux (banda desenhada), Flávia Germano Barra (escultura e desenho), Joana Silva (poesia e fotografia), Flora Dolores (instalação), Ana Zorrinho (literatura), Humberto Tomás (exposição sobre música), Joana Gregório & Tiago Ferreira (fotografia), Sven Ahlborn (fotografia), Larissa Ohl (pintura), Hakim Caseirito (pintura), Alan Tod (pintura) e o projecto "Escalabardo" (design), além dos artistas residentes do colectivo Ateneu do 14.
A Montras 2019 termina a 7 de Setembro, com a já tradicional "Festa da adiafa".


COMENTÁRIOS

* O endereço de email não será publicado

07h00 - quarta, 20/03/2024
Terminal de Sines
com volume histórico no
embarque de minério
O Terminal Multiusos de Sines (TMS), concessionado à empresa PortSines, concluiu no domingo, 17, o embarque de 75 mil toneladas de minério de ferro, naquela que constituiu uma operação com volumes nunca atingidos pelo terminal neste segmento.
07h00 - sexta, 08/03/2024
10 de março, o dia de
todas as decisões!
Domingo, 10 de março, é o dia de todas as decisões! Depois da demissão do primeiro-ministro (e consequente queda do Governo) em novembro, os portugueses preparam-se para ir a votos e escolher o futuro executivo que vai liderar os destinos do país, com PS e Aliança Democrática (que junta PSD, CDS-PP e PPM) em "luta renhida" para garantir a vitória.
05h00 - terça, 05/03/2024
Guia Michelin
recomenda restaurante
em Porto Covo
O restaurante Lamelas, da chef Ana Moura e situado em Porto Covo, no concelho de Sines, surge na lista dos estabelecimentos recomendados pelo "Guia Michelin da Península Ibérica", lançado no passada semana.
07h00 - sexta, 01/03/2024
Brigada do Mar
recolhe lixo marinho
no Alentejo Litoral
A Brigada do Mar promoveu, entre os dias 15 e 18 de fevereiro, uma ação de descontaminação de lixo marinho nas praias entre Tróia e Sines, tendo inclusive recolhido recipientes de plásticos de combustível provenientes de atividades ilícitas, provavelmente do tráfico de droga.
07h00 - quinta, 29/02/2024
Carta de Qualificação
do Espaço Público de
Sines apresentada
A Câmara de Sines apresentou, no final da passada semana, o livro Carta de Qualificação do Espaço Público e Imagem da Cidade de Sines, com coordenação geral do presidente da autarquia, Nuno Mascarenhas, e coordenação técnica de Paula Teles.

Data: 22/03/2024
Edição n.º:

Contactos - Publicidade - Estatuto Editorial