07h00 - sábado, 17/08/2019

Debate sobre fileira
do medronho em Sabóia

Debate sobre fileira do medronho em Sabóia

"Instalação e desenvolvimento de um pomar de medronheiro" é o tema do workshop que a Arbutus-Associação para a Promoção do Medronho promove neste sábado, 17 de Agosto, no âmbito de mais uma edição da FACES, em Sabóia.
A iniciativa vai decorrer a partir das 10h30 na EB 2,3 de Sabóia e visa, segundo a organização, dar resposta à "procura continuada por informação sobre a instalação e o desenvolvimento de pomares de medronheiro" na região.
"De forma compacta e direccionada, esta jornada de formação vem procurar dar resposta a este interesse, dando particular ênfase às especificidades do contexto de zonas de regeneração natural de medronhal tais como as serras algarvias e as do Litoral Alentejano", acrescenta a mesma fonte.
O workshop arranca às 10h30, sendo que a sessão de abertura estará a cargo de Afonso Pereira, presidente da Arbutus-Associação para a Promoção do Medronho.
Seguem-se palestras sobre o projecto "Inov@sFileiras" e a plataforma Emed (com David Sumares), sobre apoios financeiros à cultura do medronheiro (com Maria José Rosa, da Associação de Desenvolvimento do Litoral Alentejano), a introdução à cultura do medronheiro (Filomena Gomes, da Escola Superior Agrária de Coimbra), clones de medronheiro (Patricia Figueiredo, GreenClon), e instalação e desenvolvimento de um pomar (com Rosa Guilherme, da Escola Superior Agrária de Coimbra).
De tarde terá lugar a intervenção "Constatações e recomendações derivadas da experiência com um pomar de medronheiro no contexto do Sudoeste Alentejano", com João Silva, uma mesa-redonda sobre "Pomares organizados de medronheiro em zonas de regeneração natural", e uma visita de campo a um pomar organizado.


COMENTÁRIOS

* O endereço de email não será publicado

07h00 - sábado, 14/09/2019
Equipas de Odemira
nas taças de Honra
A época 2019-2020 no distrito de Beja arranca já neste próximo fim-de-semana, 14 e 15 de Setembro, com a primeira jornada das taças de Honra da 1ª e da 2ª divisão, que contam com a participação de oito equipas do concelho de Odemira.
07h00 - sábado, 14/09/2019
Achigã é "rei" em
Santa Clara-a-Velha
Grelhado, no forno ou guisado, o achigã vai ser "rei" neste fim-de-semana, 14 e 15 de Setembro, em Santa Clara-a-Velha! Esta aldeia do concelho de Odemira recebe nesse sábado e domingo a 11ª edição do Festival do Achigã, que além da gastronomia associada a este peixe de água doce contará, igualmente, com uma exposição de produtos regionais e artesanato, tasquinhas, provas de vinho, insufláveis para os mais pequenos e muita animação musical.
16h36 - sexta, 13/09/2019
Homem identificado
em Odemira por incêndio
A GNR de Odemira identificou na terça-feira, 10 de Setembro, um homem de 66 anos por suspeitas de causar um incêndio florestal no concelho, tendo os factos já sido remetidos para o Tribunal Judicial de Odemira.
07h00 - sexta, 13/09/2019
"Sete Sóis Sete Luas"
na vila de Odemira
As artes e sonoridades do espaço mediterrânico e do mundo lusófono vão estar em destaque neste fim-de-semana, 13 a 15, na vila de Odemira, que volta a receber a passagem do festival "Sete Sóis Sete Luas".
15h43 - quinta, 12/09/2019
Incêndio florestal em
São Luís reactivou-se
O incêndio florestal na zona da Cova da Zorra, na freguesia de São Luís (Odemira), reactivou-se ao final da manhã desta quinta-feira, 12, depois de ter sido dado como controlado no dia anterior.

Data: 06/09/2019
Edição n.º:
Contactos - Publicidade - Estatuto Editorial