07h00 - sexta, 18/10/2019

Odemira debate história
do Alentejo Litoral

Odemira debate história do Alentejo Litoral

"O mar de onde saem todas as águas", frase inspirada em Bento Dias Barreto, é o mote do XII Encontro de História do Alentejo Litoral, que arranca nesta sexta-feira, 18, em Odemira.
A iniciativa prolonga-se até dia 26 de Outubro (sábado), passando ainda por Vila Nova de Milfontes e São Teotónio, numa organização do GESTO-Grupo de Estudos do Território de Odemira, com o apoio da Câmara de Odemira, Caixa Agrícola de São Teotónio e Associação de Beneficiários do Mira, entre outras entidades.
No primeira dia Encontro, nesta sexta-feira, 18, o debate será na Biblioteca Municipal José Saramago, em Odemira. A sessão de abertura está agendada para as 15h00, seguindo-se a conferência "O almirante Manuel Pessanha", com o comandante José António Rodrigues Pereira, da Academia da Marinha.
No sábado, 19, a iniciativa vai decorrer no HS Beach Hotel, em Vila Nova de Milfontes, sendo que pela manhã terá lugar a conferência "Antecedentes medievais da expansão marítima portuguesa", com Bernando Vasconcelos e Sousa, da Universidade Nova de Lisboa (10h00). E às 11h10 inicia-se uma série de comunicações sobre o tema "Patrimónios": "Projecto Dizeres"; "Um mergulho na história"; "Abel da Silva Ribeiro: Arqueologia e piscicultura no litoral de Odemira"; "O Litoral Alentejano com vista para a II Guerra"; e "Apontamentos sobre toponímia portuguesa".
Durante a tarde, a partir das 14h30, o programa do Encontro continua com a conferência "A barragem de Santa Clara e o Plano de Rega do Estado Novo", pelo antigo ministro e historiador Fernando Oliveira Batista. Seguem-se novas comunicações, desta feita sobre "História Contemporânea", abordando os temas "Alcácer do Sal e as relações com o Sado no primeiro quartel do século XX: continuidade ou ruptura"; "Memórias da utopia"; "Os sistemas de água impostos – Implicações na edificação dos montes do Alentejo Litoral"; "Um entusiasmo que não se pode descrever: as eleições presidenciais de 1949 em Santiago do Cacém"; e "A Reforma Agrária nos campos de Odemira (1974-1977)".
A fechar o dia, pelas 18h10, o farol de Vila Nova de Milfontes recebe a performance "Estrabão e o Mar Oceano", texto clássico dramatizado por Fernando Évora e Carlota Eireira.
Para domingo, 20, está previsto mais um dia de debate no HS Beach Hotel, em Vila Nova de Milfontes. Às 10h00 tem lugar a conferência "Do Promontorium Sacrum ao Promontorium Barbaricum – A navegação romana na costa sudoeste da Lusitânia", por Vasco Mantas, da Universidade de Coimbra. Segue-se, a partir das 11h10, mais um ciclo de comunicações, desta feita sobre "História Antiga": "Um olhar sobre o megalitismo e outras práticas funerárias entre o Sado e o oceano"; "Sines na rota atlântica entre a África e a América – Uma abordagem multidisciplinar da necrópole do Largo Poeta Bocage/ Igreja de São Salvador, em Sines"; "Escavações arqueológicas na Igreja do Espírito Santo – Vestígios da área portuária de Alcácer do Sal"; e "Sines na época romana: uma conciliação de produções".
O XII Encontro de História do Alentejo Litoral termina no dia 26 de Outubro (sábado), em São Teotónio, no auditório da Caixa Agrícola. Às 10h30 tem lugar a conferência "Escavação arqueológica na demolida Ermida de São Miguel (2015)", pelos investigadores independentes Jorge Vilhena e Joel Rodrigues. E às 11h15 o historiador (e colaborador do "SW") António Martins Quaresma apresenta a comunicação "São Teotónio – Criação de uma freguesia rural no quadro da reforma eclesial na segunda metade do século XVI".


COMENTÁRIOS

* O endereço de email não será publicado

07h00 - sábado, 14/12/2019
Feiras de Natal em Colos,
São Luís e São Teotónio
As localidades de Colos, São Luís e São Teotónio recebem neste fim-de-semana, 14 e 15 de Dezembro, feiras de Natal, onde além de animação para miúdos (e graúdos) haverá a possibilidade dos visitantes comprarem alguns dos presentes de Natal que vão oferecer na noite da consoada.
07h00 - sexta, 13/12/2019
Palco de inclusão
e sonhos em Odemira
Era uma vez um palco onde todos e todas tinham o seu lugar.
07h00 - sexta, 13/12/2019
Banda de Odemira festeja
três décadas de música
Foi a 15 de Dezembro de 1989 que nascia a Banda Filarmónica de Odemira, fruto do empenho que Manuel Maria dos Reis (então presidente da Junta da Santa Maria), José Inocêncio Silvestre e António Cansado dedicaram ao projecto.
07h00 - quinta, 12/12/2019
Atletas do NDC Odemira
triunfam em Aljustrel
Vitória classificação geral colectiva, sete triunfos individuais e mais dois segundos lugares e três terceiros: é este o balanço da participação do Núcleo Desportivo e Cultural de Odemira (NDCO) no VIII Grande Prémio de Atletismo de Santa Bárbara, em Aljustrel.
07h00 - quarta, 11/12/2019
Câmara de Odemira lança
roteiro "Mira a Terra"
A Câmara de Odemira vai lançar junto da comunidade escolar do concelho o roteiro "Mira a Terra", que vai permitir uma oferta organizada de actividades lúdico-didácticas para aprendizagem das áreas científicas fora sala de aula.

Data: 13/12/2019
Edição n.º:

Contactos - Publicidade - Estatuto Editorial