07h00 - terça, 29/10/2019

Monumento ao automóvel
em Santiago do Cacém

Monumento ao automóvel em Santiago do Cacém

A Câmara de Santiago do Cacém inaugurou no passado sábado, 26, um monumento alusivo à chegada do primeiro automóvel a Portugal, que foi trazido para esta cidade do Alentejo Litoral no ano de 1895.
A obra está instalada na rotunda da Avenida Dom Nuno Álvares Pereira, junto a um hipermercado, e retrata o carro, um Panhard & Levassor, suspenso nas mãos dos que acolheram "um sonho guiado por homens visionários".
"Este era um projecto que a Câmara há muitos anos ambicionava, mas que por vicissitudes várias ainda não tinha sido possível concretizar. Mas, com as obras para a construção da superfície comercial solicitámos apoio à Sonae que o comparticipou em 50%", explica o presidente da Câmara de Santiago do Cacém.
Segundo Álvaro Beijinha, "aquando da infra-estruturação e embelezamento desta zona, entendemos fazer esta rotunda numa das principais avenidas da cidade e nela colocar este monumento para que quem nos visite fique a saber que Santiago do Cacém, entre muitas outras coisas, teve o privilégio de receber o primeiro automóvel que circulou em Portugal".
Construída com ferro, aço e fibras, a nova peça escultórica de Santiago do Cacém foi idealizada e concretizada por António Caetano.


COMENTÁRIOS

* O endereço de email não será publicado

07h00 - quinta, 02/07/2020
CM Santiago do Cacém renova
medidas de apoio contra Covid-19
A Câmara de Santiago do Cacém decidiu renovar algumas das medidas "extraordinárias e de carácter urgente" para apoio social e económico no concelho no combate à pandemia da Covid-19.
07h00 - quarta, 01/07/2020
CM Santiago apela ao
consumo no comércio local
A Câmara de Santiago do Cacém acaba de lançar a campanha "Ajude a economia local, compre no comércio tradicional", onde apela aos munícipes para que façam as suas compras nas lojas e estabelecimentos comerciais do concelho, por forma a ajudar a economia local a recuperar da crise causada pela pandemia da Covid-19.
07h00 - segunda, 29/06/2020
Obras na rede de água
em Ermidas-Sado
A Câmara de Santiago do Cacém já adjudicou a empreitada de requalificação da rede de distribuição de água de Ermidas-Sado à empresa Rui Candeias Lda, investimento avaliado em quase 167 mil euros.
12h30 - sexta, 26/06/2020
ULSLA tem novo conselho de administração
Catarina Filipe, até agora vogal-executiva da Unidade Local de Saúde de Castelo Branco, vai a ser nova presidente da Unidade Local de Saúde do Litoral Alentejano (ULSLA), com sede em Santiago do Cacém, sucedendo no cargo a Luís Matias, apurou o "SW" junto de fonte oficial do Ministério da Saúde.
07h00 - sexta, 26/06/2020
Nova viatura 4X4
entregue ao HLA
Várias empresas directamente ligadas ao Complexo Industrial, Logístico e Portuário de Sines entregam nesta sexta-feira, 26, pelas 10h00, uma nova Unidade Móvel 4x4 ao Hospital do Litoral Alentejano, em Santiago do Cacém.

Data: 19/06/2020
Edição n.º:

Contactos - Publicidade - Estatuto Editorial