10h00 - sábado, 16/11/2019

Filme "Mar de Sines"
para ver em Milfontes

Filme "Mar de Sines" para ver em Milfontes

O Cinema Girassol, em Vila Nova de Milfontes, exibe neste sábado, 16 de Novembro, em duas sessões, o documentário "Mar de Sines", realizado por Diogo Vilhena e produzido pela Câmara de Sines.
As sessões está agendadas para as 18h00 e 21h30, ambas com entradas gratuitas, e são promovidas pela Junta de Freguesia de Vila Nova de Milfontes e pela Câmara de Sines, no âmbito das comemorações do Dia Nacional do Mar.
Resultado de mais de 100 entrevistas e 250 horas de gravações, "Mar de Sines" é um projecto de "cinema com a comunidade", reunindo "os testemunhos de três gerações de pescadores que são protagonistas de uma pesca baseada nas artes tradicionais e no respeito pelos recursos".
"O porto de pesca e os seus intervenientes preenchem o núcleo principal de 'Mar de Sines', mas o filme navega para outros territórios: encontra os últimos pescadores-cabaneiros de São Torpes, percorre a costa rochosa com os mariscadores, e escuta as memórias dos pescadores do alto", sublinha a produção.
O filme foi realizado por Diogo Vilhena, com produção e assistência de realização de António Campos. A banda sonora original esteve a cargo de Charlie Mancini e contou também com a participação do Grupo Coral da Casa do Povo de Vila Nova de Milfontes.
"Mar de Sines" teve financiamento europeu, através do PROMAR, e contou com o apoio de 27 entidades locais e nacionais, que cederam documentos e fotografias das suas colecções, prestaram consultoria científica, facilitaram a realização de entrevistas e autorizaram as 60 horas de filmagens realizadas a bordo.
Desde que foi estreado, o documentário tem vindo a percorrer auditórios e festivais em Portugal e um pouco por todo o mundo. Em 2016 venceu mesmo o prémio de "Melhor Filme Etnográfico" no Festival Internacional do Filme Etnográfico do Recife (Brasil).


COMENTÁRIOS

* O endereço de email não será publicado

12h48 - terça, 30/06/2020
Candidato único
à Federação do PS
do Baixo Alentejo
Nelson Brito, actual presidente da Câmara de Aljustrel, vai ser o único candidato à presidência da Federação do Baixo Alentejo do PS nas eleições agendadas para o próximo dia 17 de Julho, depois de Hélder Guerreiro, ex-vice-presidente da Câmara de Odemira e actual vogal-executivo do Alentejo 2020, ter abdicado da sua candidatura.
07h00 - terça, 30/06/2020
BE defende "automatização" da
tarifa social da água em Odemira
A Assembleia Municipal de Odemira aprovou, na sexta-feira, 26, por proposta do Bloco de Esquerda (BE), uma recomendação à Câmara Municipal para que torne automática a atribuição da tarifa social da água e resíduos, através dos mecanismos previstos para o efeito, dispensando a apresentação de requerimento.
07h00 - terça, 30/06/2020
Fase de apresentação
de propostas ao OP
de Odemira termina
Termina nesta terça-feira, 30 de Junho, a fase de apresentação de propostas ao "Orçamento Participativo" (OP) de 2020 da Câmara de Odemira, que este ano é totalmente desmaterializado e dedicado ao tema "Ambiente e Alterações Climáticas".
07h00 - sábado, 27/06/2020
Câmara de Odemira cancela
30ª edição da FACECO
A Câmara de Odemira anunciou nesta sexta-feira, 26, o cancelamento da 30ª edição da FACECO-Feira das Actividades Culturais e Económicas do Concelho de Odemira, que ia realizar-se de 17 a 19 de Julho em São Teotónio, como forma de prevenção face à pandemia de Covid-19.
07h00 - sexta, 26/06/2020
Bandeira Azul hasteada
nas praias de Odemira
A cerimónia do hastear da Bandeira Azul no concelho de Odemira decorreu nesta quarta-feira, 24, nas praias do Malhão Norte, Malhão Sul, Franquia, Farol, Furnas Rio, Furnas Mar, Almograve Norte, Almograve Sul, Zambujeira do Mar, Alteirinhos e Carvalhal.

Data: 19/06/2020
Edição n.º:

Contactos - Publicidade - Estatuto Editorial