10h00 - sábado, 16/11/2019

Filme "Mar de Sines"
para ver em Milfontes

Filme "Mar de Sines" para ver em Milfontes

O Cinema Girassol, em Vila Nova de Milfontes, exibe neste sábado, 16 de Novembro, em duas sessões, o documentário "Mar de Sines", realizado por Diogo Vilhena e produzido pela Câmara de Sines.
As sessões está agendadas para as 18h00 e 21h30, ambas com entradas gratuitas, e são promovidas pela Junta de Freguesia de Vila Nova de Milfontes e pela Câmara de Sines, no âmbito das comemorações do Dia Nacional do Mar.
Resultado de mais de 100 entrevistas e 250 horas de gravações, "Mar de Sines" é um projecto de "cinema com a comunidade", reunindo "os testemunhos de três gerações de pescadores que são protagonistas de uma pesca baseada nas artes tradicionais e no respeito pelos recursos".
"O porto de pesca e os seus intervenientes preenchem o núcleo principal de 'Mar de Sines', mas o filme navega para outros territórios: encontra os últimos pescadores-cabaneiros de São Torpes, percorre a costa rochosa com os mariscadores, e escuta as memórias dos pescadores do alto", sublinha a produção.
O filme foi realizado por Diogo Vilhena, com produção e assistência de realização de António Campos. A banda sonora original esteve a cargo de Charlie Mancini e contou também com a participação do Grupo Coral da Casa do Povo de Vila Nova de Milfontes.
"Mar de Sines" teve financiamento europeu, através do PROMAR, e contou com o apoio de 27 entidades locais e nacionais, que cederam documentos e fotografias das suas colecções, prestaram consultoria científica, facilitaram a realização de entrevistas e autorizaram as 60 horas de filmagens realizadas a bordo.
Desde que foi estreado, o documentário tem vindo a percorrer auditórios e festivais em Portugal e um pouco por todo o mundo. Em 2016 venceu mesmo o prémio de "Melhor Filme Etnográfico" no Festival Internacional do Filme Etnográfico do Recife (Brasil).


COMENTÁRIOS

* O endereço de email não será publicado

07h00 - segunda, 15/04/2024
Praia de Milfontes
sobe ao quarto lugar
do campeonato
O Praia de Milfontes subiu ao quarto lugar do campeonato distrital da 1ª divisão de Beja, depois de ter ganho na tarde deste domingo, 14, em Aljustrel.
07h00 - sábado, 13/04/2024
Troféu de ciclismo
José Poeira no
concelho de Odemira
O concelho de Odemira recebe neste fim de semana, dias 13 e 14 de abril, a nona edição do Troféu de Ciclismo José Poeira, que engloba duas etapas das taças de Portugal de Juniores e de Paraciclismo.
07h00 - sexta, 12/04/2024
Apreendidos quase
50 quilos de crustáceos
na Costa Vicentina
O Instituto da Conservação da Natureza e Florestas (ICNF) apreendeu 49,7 quilos de crustáceos e levantou sete autos de notícia em operações de fiscalização a mariscadores no Parque Natural da Costa Vicentina.
07h00 - terça, 09/04/2024
Património imaterial de Odemira
promovido em curtas-metragens
Promover o património imaterial do concelho de Odemira, através da realização de um conjunto de cinco curtas-metragens de animação, é o grande objetivo do projeto "MIRACONTOS", que a associação Os Piscos está a dinamizar.
07h00 - terça, 09/04/2024
Praia de Milfontes
vai a Albernoa nas
"meias" da Taça
O Praia de Milfontes vai deslocar-se ao campo do FC Albernoense nas meias-finais da Taça do Distrito de Beja, agendadas para as 16h00 de dia 5 de maio (domingo).

Data: 05/04/2024
Edição n.º:

Contactos - Publicidade - Estatuto Editorial