07h00 - sexta, 06/12/2019

Nadadores-salvadores criam
nova associação em Odemira

Nadadores-salvadores criam nova associação em Odemira

Prestar serviços de assistência a banhistas, em especial no salvamento e socorro nas zonas balneares do concelho: é esta a grande meta da recém-criada GUARDIÃO-Associação de Nadadores-Salvadores do Concelho de Odemira. A nova instituição foi fundada em Odemira no passado dia 8 de Novembro e surge de uma necessidade há muito sentida por quem trabalha no meio.
"Em tempos houve outro colegas que pensaram neste projecto, mas nunca ninguém avançou nem deu o passo em frente. E eu achei que já estava na altura! O concelho de Odemira merece uma associação com estes fins, devido ao aumento do turismo e aos terríveis acidentes que nos tem assolado fora da época balnear", explica ao "SW" o presidente da Guardião.
De acordo com Licínio Matos, o projecto da associação nasceu de uma "vontade" sua e foi impulsionada por uma conversa que manteve com o seu "grande amigo" António Mestre, presidente da associação RESGATE, com sede em Sines.
"Recebi logo o maior apoio para seguir em frente com este projecto! E desde essa conversa e apoio a associação ganhou vida. Falei com amigos e colegas nadadores-salvadores, todos do concelho de Odemira e praticamente todos oriundos da RESGATE, pois foi a associação que nos transformou naquilo que somos hoje e a quem muito devemos", lembra Licínio Matos.
De momento, continua o presidente, a GUARDIÃO já conta com 21 elementos associados, todos nadadores-salvadores do concelho ou residentes. Mas a ambição é alargar o número de sócios. "Iremos procurar aumentar este numero de todos aqueles que se queiram juntar a nós neste projecto, sendo que temos sócios efectivos, colaboradores e honorários. Todos podem participar e discutir assuntos nas assembleias [gerais], mas apenas os sócios efectivos têm direito a voto", explica o presidente.
Além da prestação de serviços de assistência a banhistas, a GUARDIÃO tem outras metas, principalmente nas áreas da Educação e dos comportamentos da população em geral nos meios aquáticos.
"Somos um país de mar, de navegantes e descobridores, mas infelizmente a grande maioria da população desconhece o perigos dos meios aquáticos e acha que o simples facto de saber nadar é tudo, que não existe perigo por se aproximar do mar. Mas estão errados por pensar assim e é isso que queremos mudar, para podermos reduzir os acidentes e dar tranquilidade a população que aqui reside e que nos visita diariamente, seja no período da época balnear, mas também fora dela", adianta Licínio Matos.
Nesse sentido, e em parceria com a RESGATE, a GUARDIÃO pretende continuar a desenvolver o projecto "ZORA", bem como a Escola de Nadadores-Salvadores Juniores de Vila Nova de Milfontes. Esta última, diz Licínio Matos, "tem sido uma grande conquista" e a "procura é cada vez maior" por parte dos mais novos, tendo como intuito "trabalhar junto dos jovens a educação nas praias". "Eles aprendem os conhecimentos técnicos de salvamento, mas, mais importante, de auto-salvamento, que depois transmitem aos pais, familiares e amigos, prevenindo assim acidentes", acrescenta.
A par destes projectos, o presidente da GUARDIÃO admite a possibilidade de a associação assumir responsabilidades na vigilância das praias do concelho. "A nossa associação estará sempre disponível para isso, sendo essa a vontade dos concessionários, seja durante ou fora o período da época balnear. É certo de que o momento em todo o território nacional passa por dificuldades pela falta de nadadores-salvadores, por ser um trabalho sazonal e pela maioria dos nadadores-salvadores serem estudantes, mas estou certo que contornaremos essa dificuldade, de forma a podermos assegurar a vigilância das praias do concelho", conclui Licínio Matos.


COMENTÁRIOS

* O endereço de email não será publicado

07h00 - segunda, 25/03/2024
Secundária de Odemira
vence sessão distrital do
Parlamento dos Jovens
A Escola Secundária Dr.
07h00 - segunda, 25/03/2024
Jornada de empates
para as equipas do
concelho de Odemira
As três equipas do concelho de Odemira que disputam o campeonato distrital da 1ª divisão de Beja empataram neste domingo, 24.
07h00 - quarta, 20/03/2024
Câmara de Odemira
promove voluntariado
internacional
A Câmara de Odemira tem a decorrer, até 15 de abril, o prazo de inscrições para o projeto de mobilidade internacional "Regenerar Odemira II", que possibilitará a 10 jovens do concelho viver dois meses no estrangeiro a participar em projetos de voluntariado.
07h00 - segunda, 18/03/2024
Câmara de Sines
apoia alunos do
ensino superior
A Câmara de Sines atribuiu 90 bolsas de estudo a alunos a frequentar o ensino superior no ano letivo 2023-2024, mais oito do que no ano letivo anterior.
07h00 - sexta, 15/03/2024
Iniciativa
"Março Jovem" em
Santiago do Cacém
Cinema, desporto, videojogos, música e workshops são algumas das atividades inseridas na iniciativa "Março Jovem", que está a decorrer no concelho de Santiago do Cacém, com uma programação direcionada aos jovens.

Data: 22/03/2024
Edição n.º:

Contactos - Publicidade - Estatuto Editorial