07h00 - sexta, 13/12/2019

Palco de inclusão
e sonhos em Odemira

Palco de inclusão e sonhos em Odemira

Era uma vez um palco onde todos e todas tinham o seu lugar. Um palco onde as diferenças de cada um enriqueciam o outro. Um palco em que a inclusão era a "actriz principal", tornando possível todos os sonhos... Era uma vez uma peça de teatro com tudo isto e muito mais, que acaba de encantar todos aqueles que a presenciaram no último fim-de-semana, 7 e 8 de Dezembro, primeiro em São Teotónio e depois em Odemira. Porque a peça "Era uma vez a vida" consegue transpor para palco aquela era a sua grande ambição: promover a inclusão pela arte!
"Era uma vez a vida" é uma iniciativa da Associação de Paralisia Cerebral de Odemira (APCO), produzida e encenada por Mariana Parreira e dinamizada no âmbito do projecto "Artínclui-Incluir com Arte no Concelho de Odemira", financiado pelo programa "Sinergias Sociais 2019", da Câmara de Odemira. Uma peça que nasceu com dois grandes objectivos, complementares entre si: promover uma actividade artística que juntasse pessoas com deficiência/ doença mental clientes da APCO, alunos do ensino secundário e outras pessoas da comunidade, e apresentar ao público um espectáculo promotor de inclusão.
"A concretização deste projecto na APCO no ano em que esta comemora o seu 18º aniversário constituiu mais uma forma de promover a inclusão e a sensibilização da comunidade para as capacidades e contribuições das pessoas com deficiência, tal como prevê a Convenção sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência", nota com orgulho a directora-técnica da associação.
Em declarações ao "SW", Ana Teresa explica que os clientes da APCO "participaram desde o início activamente no projecto, quer com propostas para os momentos cénicos, escolhendo os seus papéis e a forma de os representar, quer na participação nos momentos de ensaio em que participaram em dinâmicas conduzidas pela encenadora".
"Esta experiência empoderou o grupo na sua capacidade de auto-determinação e na validação externa das sua próprias capacidades pelo entrosamento que houve entre todos os participantes, clientes, colaboradores da APCO, elementos adultos e jovens da comunidade", vinca.
O resultado final é a peça "Era uma vez a vida", que surge, no entender desta responsável, "como uma oportunidade de mostrar, através da arte, a riqueza da diferença, a riqueza da convivência entre todo e todas numa comunidade que inclui". "As pessoas externas à instituição, pela vivência e trabalho conjunto com os clientes, tiveram a oportunidade de desmistificar algumas ideias preconcebidas em relação à pessoa com deficiência e criar relações próximas e individualizadas assentes num conhecimento real das pessoas", acrescenta Ana Teresa.
Para já, "Era uma vez a vida" tem sido um sucesso pelos palcos onde passou, havendo por parte da APCO "abertura para a realização de mais sessões". Depois, a associação irá manter a aposta em utilizar a(s) arte(s) "como ferramenta de inclusão".
"Mantemos acções já regulares com parceiros externos na área da música e da pintura, com participação em acções na comunidade e concursos de arte. Em relação à expressão através do teatro e da dança, são áreas que pretendemos explorar de uma forma mais formal, mas que estando ainda em decurso o actual projecto 'Era uma vez a vida' não temos à data novas acções previstas", conclui Ana Teresa.


COMENTÁRIOS

* O endereço de email não será publicado

07h00 - quarta, 23/06/2021
Casal detido
por cultivar canábis
em Milfontes
Um casal foi detido pela GNR nesta segunda-feira, 21, em Vila Nova de Milfontes, no concelho de Odemira, por suspeitas da prática do crime de cultivo de canábis.
07h00 - quarta, 23/06/2021
Volta ao Alentejo
em bicicleta passa
pelo Alentejo Litoral
Um pelotão de 124 ciclistas, em representação de 18 equipas, vai correr a 38ª edição da Volta ao Alentejo em bicicleta, na estrada a partir desta quarta-feira, 23, com início em Reguengos de Monsaraz e final em Évora.
07h00 - quarta, 23/06/2021
APA solicita libertação
de água para caudal do Mira
A Agência Portuguesa do Ambiente (APA) solicitou à Associação de Beneficiários do Mira (ABM) a libertação de água da albufeira de Santa Clara para o caudal ecológico do rio Mira, no concelho de Odemira.
07h00 - terça, 22/06/2021
Canoagem promovida
nas escolas de Odemira
Promover a prática da canoagem entre a comunidade estudantil é a grande meta do protocolo estabelecido, no âmbito do Desporto Escolar, entre o Agrupamento de Escolas de Odemira (AEO) e o Clube Fluvial Odemirense (CFO).
07h00 - segunda, 21/06/2021
Praia para uso canino
criada em Milfontes
Uma praia concessionada que também admite cães vai funcionar, nesta época balnear, de forma experimental, em Vila Nova de Milfontes, no concelho de Odemira, revela o vice-presidente da câmara, Ricardo Cardoso.

Data: 18/06/2021
Edição n.º:

Contactos - Publicidade - Estatuto Editorial