07h00 - quinta, 09/01/2020

Biblioteca de Odemira
promove banda desenhada

Biblioteca de Odemira promove banda desenhada

Afirmar Odemira como um dos principais centros de desenvolvimento da banda desenhada na região é um dos objectivos da 14ª edição da BDTECA-Mostra de Banda Desenhada de Odemira, que vai decorrer entre os meses de Janeiro e Março na Biblioteca Municipal José Saramago.
A iniciativa é promovida pela Câmara de Odemira, em parceria com a Sopa dos Artistas-Associação Local de Artistas Plásticos, e visa, igualmente, divulgar este género artístico entre o público juvenil e adulto, e estimular a criatividade.
O arranque das inscrições do 14º Concurso Nacional de Banda Desenhada de Odemira marca o início das actividades da BDTECA 2020, sendo que a 18 de Janeiro é inaugurada a exposição "Tiras de BD: Segura Net", cedida pela SeguraNet e patente até 7 de Fevereiro e que, no âmbito do Dia da Internet Segura, pretende alertar através da BD para os perigos da Internet, nomeadamente o cyberbullying nas redes sociais, o plágio ou a protecção de dados.
Esta mostra irá depois, durante o mês de Fevereiro, ser exibida nas bibliotecas escolares do concelho.
Entre 8 de Fevereiro e 5 de Março decorrerá a exposição de ilustração "A Viagem do Elefante", de João Amaral, inspirada na obra homónima de José Saramago e que é apreentada no ano em que se assinala o 20º aniversário da Biblioteca Municipal José Saramago. Nesse sentido, será também apresentado, a 21 de Fevereiro, o livro ilustrado A Viagem do Elefante, de João Amaral.
Já a exposição de BD "ComEdu: Comics for Education" estará patente na Escola Secundária Dr. Manuel Candeias Gonçalves entre os dias 10 de Fevereiro e 7 de Março. Esta mostra resulta de um projecto que une três países (Estónia, Letónia e Portugal) e foca-se no uso da BD como "ferramenta na educação não-formal entre jovens e jovens adultos".
No dia 6 de Março terá lugar o workshop de ilustração "O teu sítio", por Daniela Viçoso, Amanda Baeza, João Carola e Duarte Maria, dirigido a alunos do ensino secundário. Este grupo irá dinamizar, no dia seguinte, o workshop "Banda desenhada para pessoas que acham que não sabem desenhar", dirigido ao público em geral.
Também no dia 7 de Março será inaugurada a exposição dos trabalhos e revelados os vencedores do Concurso Nacional de Banda Desenhada. A mostra estará patente até dia 20 de Março.


COMENTÁRIOS

* O endereço de email não será publicado

07h00 - quarta, 30/09/2020
Acção judicial avança em
defesa do Parque Natural
O movimento de cidadãos "Juntos pelo Sudoeste", juntamente com a Associação Foz do Mira, apresentou, na passada semana, uma acção judicial no Tribunal Administrativo e Fiscal de Beja, no sentido de garantir a defesa dos valores do Parque Natural do Sudoeste Alentejano e Costa Vicentina (PNSACV).
07h00 - terça, 29/09/2020
Odemira aprova moção sobre
transportes escolares no concelho
A Assembleia Municipal de Odemira aprovou na sexta-feira, 25, por unanimidade uma moção, apresentada pelos eleitos do PS, onde manifesta as suas preocupações relativamente ao transporte escolar no concelho no presente ano escolar de 2020-2021.
07h00 - segunda, 28/09/2020
Assembleia Municipal
de Odemira aprova
moção sobre água
Os eleitos da Assembleia Municipal de Odemira defendem que a Câmara de Odemira, "em articulação com os restantes municípios do país, deverá desenvolver de imediato esforços junto de quem de direito para que os municípios portugueses onde existam barragens de água para abastecimento público, regadio e outros fins devam fazer parte integrante dos órgãos de decisão de planeamento e gestão das respectivas bacias hidrográficas".
07h00 - segunda, 28/09/2020
Praia de Milfontes
eliminado da Taça
A formação do Praia de Milfontes disse adeus à edição de 2020-2021 da Taça de Portugal, após ter sido eliminada neste domingo, 27 de Setembro, na casa do Mineiro Aljustrelense.
07h00 - segunda, 28/09/2020
Detidos por tráfico
de droga em Odemira
A GNR deteve na passada semana dois homens, um de 38 anos e outro de 58, por suspeitas do crime de tráfico de estupefacientes no concelho de Odemira, adianta ao "SW" fonte oficial da Guarda.

Data: 18/09/2020
Edição n.º:

Contactos - Publicidade - Estatuto Editorial