07h00 - quarta, 19/02/2020

"Terras Sem Sombra"
no Litoral Alentejano

"Terras Sem Sombra" no Litoral Alentejano

A edição de 2020 do festival "Terras Sem Sombra", que concilia música clássica com acções de salvaguarda do património e da biodiversidade, volta a passar pelo Alentejo Litoral, com iniciativas previstas, entre os meses de Maio e Julho, nos concelhos de Sines, Santiago do Cacém e Odemira.
Sines é a primeira "paragem" do festival no Litoral Alentejano, com o castelo a receber, na noite de 16 de Maio, o espectáculo "Ao sabor da corrente: um itinerário musical do século XXI", com o quarteto checo Clarinet Factory, formado por Jindrich Pavlis, Ludek Boura, Petr Valasek e Vojtech Nydl.
Antes, pela tarde (15h00), tem lugar a iniciativa "O Homem e o Mar: Artes Tradicionais da Pesca", dedicada à actividade piscatória de Sines. E na manhã de 17 de Maio (9h30) realiza-se o passeio "O que o mar dá: peixes, moluscos e crustáceos da Costa Alentejana".
A 27 de Junho é a vez da Igreja Matriz de Santiago do Cacém receber o concerto "Como um vaso de cristal: trios para piano da Europa Central" (21h30), com o checo Smetana Trio, constituído por Jan Talich (violino), Jan Palenicek (violoncelo) e Jitka Cechova (piano).
O programa do "Terras Sem Sombra" em Santiago do Cacém inclui ainda uma visita ao sítio arqueológico de Miróbriga (dia 27 de Junho às 15h00) e à Quinta dos Olhos Belidos (28 de Junho às 9h30).
Em Julho será a vez de Vila Nova de Milfontes se estrear no roteiro do festival, com o concerto "Deus, Pátria, Rei: a música da era barroca em Praga" a partir das 21h30 de 11 de dia 11 na Igreja de Nossa Senhora de Fátima. Actua o ensemble checo "Musica Florea", acompanhado pela soprano Anna Hlavenkova e sob direcção musical de Marek Stryncl.
Nesse dia está igualmente prevista uma visita ao Forte de São Clemente (15h00), enquanto na manhã de 12 de Julho, pelas 9h30, tem lugar a iniciativa "Verde que te quero verde: a alimentação do futuro".
O festival "Terras Sem Sombra" é uma organização da associação Pedra Angular, em parceria com as câmaras municipais. Este ano o evento tem como país-convidado a República Checa.


COMENTÁRIOS

* O endereço de email não será publicado

09h00 - segunda, 25/05/2020
Freguesia
de São Luís sem
médico há meses
A Junta de Freguesia de São Luís, no concelho de Odemira, está indignada pela falta de profissionais de saúde na Extensão de Saúde local, sendo que de momento a freguesia não conta com médico, enfermeiros ou sequer serviços administrativos.
07h00 - segunda, 25/05/2020
Plataforma pelas Artes
nasce no concelho de Odemira
A vila de Odemira foi um dos "palcos", na passada quinta-feira, 21, da vigília pelas artes e cultura em Portugal, numa iniciativa da qual acabou por nascer a Plataforma Cultura e Artes Odemira, que junta diversos artistas residentes no concelho.
08h00 - sexta, 22/05/2020
Vereadora Deolinda Seno Luís: "Era incompreensível Odemira não ter CLDS"
Em entrevista ao "SW" a vereadora Deolinda Seno Luís, responsável pelo pelouro da Intervenção Social na Câmara de Odemira, explica a importância de o concelho ter, pela primeira vez, um Contrato Local de Desenvolvimento Social no seu território.
08h00 - sexta, 22/05/2020
Odemira quer ter
idosos "mais activos"
Promover o "envelhecimento activo" e a "autonomia das pessoas idosas", assim como combater a solidão e o isolamento, são algumas das metas do "Geração Activa", projecto que arrancou no passado mês de Outubro e que é o primeiro Contrato Local de Desenvolvimento Social (CLDS) desenvolvido no concelho de Odemira.
08h00 - sexta, 22/05/2020
EB1 de Sabóia l
idera na reciclagem
A Escola Básica (EB) 1de Sabóia, no concelho de Odemira, lidera o top regional da iniciativa "Geração Depositrão", com mais de uma tonelada de eléctricos e electrónicos em fim de vida recolhidos.

Data: 22/05/2020
Edição n.º:

Contactos - Publicidade - Estatuto Editorial