08h00 - terça, 12/05/2020

Odemira com quatro nomeados
a "Maravilhas da Cultura Popular"

Odemira com quatro nomeados a "Maravilhas da Cultura Popular"

São quatro os patrimónios nomeados que o concelho de Odemira tem na edição das "7 Maravilhas-Cultura Popular", que vai decorrer neste ano de 2020. As candidaturas foram apresentadas pela Câmara Municipal, tendo sido nomeados o cante ao baldão acompanhado de viola campaniça (categoria "Músicas e Danças"), a viola campaniça ("Artefactos"), a pesca artesanal no Litoral Alentejano ("Rituais e Costumes") e a FACECO-Feira das Actividades Culturais e Económicas do Concelho de Odemira ("Festas e Feiras").
Em comunicado, a Câmara de Odemira explica que o objectivo das "7 Maravilhas da Cultura Popular" passa "por evidenciar a vivência e reconhecimento do património cultural material e imaterial do nosso país, destacando e promovendo as tradições de todas as regiões".
O concurso é organizado em sete categorias distintas ("Artesanato", "Lendas e Mitos", "Festas e Feiras", "Músicas e Danças", "Rituais e Costumes", "Procissões e Romarias", e "Artefactos"), sendo que a organização recebeu 504 candidaturas, avaliadas posteriormente pelo conselho científico, que atribuiu o selo a 471 nomeados.
Os resultados da avaliação serão conhecidos a 7 de Junho, com o painel de especialistas da iniciativa, composto por sete elementos de cada um dos 18 distritos e duas regiões autónomas, elegerá sete patrimónios de cada região, num total de 140 finalistas regionais, que participarão nas respectivas eliminatórias regionais.
Recorde-se que a participação de Odemira no concurso das "7 Maravilhas da Cultura Popular" segue-se às suas anteriores presenças nas "7 Maravilhas" (Maravilhas Naturais de Portugal, As Melhores Praias de Portugal, Aldeias de Portugal, 7 Maravilhas à Mesa, 7 Maravilhas Doces de Portugal), "que têm promovido o concelho de Odemira e o seu património natural e cultural a nível nacional e também internacional".


COMENTÁRIOS

* O endereço de email não será publicado

07h00 - terça, 14/07/2020
CM Grândola requalifica
Casa Frayões Metello
A Câmara de Grândola iniciou esta semana as obras de requalificação da Casa Frayões Metello, avaliadas em cerca de 830 mil euros (mais IVA), onde será instalado o futuro Núcleo Museológico de Etnografia do Município.
07h00 - segunda, 06/07/2020
Gaspachos e beldroegas
à mesa em Grândola
Decorre até ao próximo domingo, 12, mais uma edição das semanas gastronómicas de Grândola, desta feita dedicadas ao tradicional e típico gaspacho, às saladas frescas de verão e às beldroegas.
07h00 - quarta, 01/07/2020
Grândola renova medidas de apoio
a famílias, empresas e instituições
A Câmara de Grândola aprovou, nesta terça-feira, 30 de Junho, em reunião extraordinária do executivo, a renovação por mais três meses das medidas municipais extraordinárias de apoio a famílias, empresas e instituições locais devido à pandemia da Covid-19.
07h00 - sexta, 26/06/2020
Surto de Covid após
festa em parque de
campismo de Grândola
Uma festa de jovens no Parque de Campismo da Galé, no concelho de Grândola, há cerca de duas semanas poderá estar na origem de um surto de Covid-19 na região, já com 20 pessoas infectadas, todas entre os 15 e os 20 anos.
07h00 - quarta, 17/06/2020
Grândola vai requalificar
antigos Paços do Concelho
A Câmara de Grândola vai avançar com as obras de requalificação dos antigos Paços do Concelho, edifício que data do século XVIII, num investimento já adjudicado e que terá um custo total de pouco mais de 471 mil euros mais IVA.

Data: 03/07/2020
Edição n.º:

Contactos - Publicidade - Estatuto Editorial