08h00 - terça, 12/05/2020

Odemira com quatro nomeados
a "Maravilhas da Cultura Popular"

Odemira com quatro nomeados a "Maravilhas da Cultura Popular"

São quatro os patrimónios nomeados que o concelho de Odemira tem na edição das "7 Maravilhas-Cultura Popular", que vai decorrer neste ano de 2020. As candidaturas foram apresentadas pela Câmara Municipal, tendo sido nomeados o cante ao baldão acompanhado de viola campaniça (categoria "Músicas e Danças"), a viola campaniça ("Artefactos"), a pesca artesanal no Litoral Alentejano ("Rituais e Costumes") e a FACECO-Feira das Actividades Culturais e Económicas do Concelho de Odemira ("Festas e Feiras").
Em comunicado, a Câmara de Odemira explica que o objectivo das "7 Maravilhas da Cultura Popular" passa "por evidenciar a vivência e reconhecimento do património cultural material e imaterial do nosso país, destacando e promovendo as tradições de todas as regiões".
O concurso é organizado em sete categorias distintas ("Artesanato", "Lendas e Mitos", "Festas e Feiras", "Músicas e Danças", "Rituais e Costumes", "Procissões e Romarias", e "Artefactos"), sendo que a organização recebeu 504 candidaturas, avaliadas posteriormente pelo conselho científico, que atribuiu o selo a 471 nomeados.
Os resultados da avaliação serão conhecidos a 7 de Junho, com o painel de especialistas da iniciativa, composto por sete elementos de cada um dos 18 distritos e duas regiões autónomas, elegerá sete patrimónios de cada região, num total de 140 finalistas regionais, que participarão nas respectivas eliminatórias regionais.
Recorde-se que a participação de Odemira no concurso das "7 Maravilhas da Cultura Popular" segue-se às suas anteriores presenças nas "7 Maravilhas" (Maravilhas Naturais de Portugal, As Melhores Praias de Portugal, Aldeias de Portugal, 7 Maravilhas à Mesa, 7 Maravilhas Doces de Portugal), "que têm promovido o concelho de Odemira e o seu património natural e cultural a nível nacional e também internacional".


COMENTÁRIOS

* O endereço de email não será publicado

07h00 - segunda, 13/07/2020
Diplomatas da Índia
visitaram Sines
O primeiro secretário da Embaixada da Índia em Portugal, Amararam Gujar, e o terceiro secretário, Preetham Shivamurthy, vistaram na passada semana a cidade de Sines, tendo sido recebidos pelo presidente da autarquia local, Nuno Mascarenhas.
07h00 - sexta, 10/07/2020
Porto de Sines assinala
11 anos de Janela Única
Cerca de dois mil utilizadores integrados e 80 milhões de transacções digitais referentes a mais de 22 mil escalas: são estes os números da Janela Única Portuária (JUP), introduzida no Porto de Sines há uma década.
07h00 - quinta, 09/07/2020
Sines: Cabo submarino é projecto
de "Relevante Interesse Municipal"
A Câmara e a Assembleia Municipal de Sines atribuíram ao cabo submarino do consórcio EllaLink, que fará a primeira ligação directa em fibra óptica entre o Brasil e a Europa, a declaração de "Projecto de Relevante Interesse Municipal".
07h00 - terça, 07/07/2020
Rui Cova treina
HC Vasco da Gama
O siniense Rui Cova, internacional por Portugal nas camadas jovens, vai ser jogador-treinador da equipa sénior do Hóquei Clube Vasco da Gama, rendendo no cargo Nuno Martins.
07h00 - quinta, 02/07/2020
Márcio Madeira
termina carreira
O futebolista Márcio Madeira, natural de Sines, decidiu terminar a sua carreira desportiva, após em 2014 já ter deixado de ser jogador profissional.

Data: 03/07/2020
Edição n.º:

Contactos - Publicidade - Estatuto Editorial