07h00 - quinta, 14/05/2020

Associação Resgate teme
falta de nadadores-salvadores

Associação Resgate teme falta de nadadores-salvadores

A Resgate-Associação de Nadadores do Litoral Alentejano teme pela falta de nadadores-salvadores nas praias portuguesas durante este Verão, devido à falta de cursos e ao risco de contágio de Covid-19 nas praias. António Mestre, presidente da associação que desenvolve a actividade nas praias do Litoral Alentejano, afirma que "existe uma significativa redução de nadadores-salvadores em Portugal, porque devido à pandemia não foi possível realizar cursos".
"Este ano apenas foram formados 136 nadadores salvadores, o que é insuficiente para as necessidades do país. Todos os anos precisamos de formar cerca de 1.800, porque do ano anterior apenas metade regressa às praias", explica.
Para agravar a situação, a Resgate lembra que "este ano as aulas só devem terminar em Julho e há muitos jovens, entre os 18 e 19 anos, que só terão disponibilidade para trabalharem nas praias em Agosto, já com a época balnear a meio".
Ainda não foi divulgado como é que vai funcionar a época balnear, mas os nadadores-salvadores avisam que não estão disponíveis para correr riscos e exigem equipamentos de protecção individual que os proteja de um possível contágio pela Covid-19. Nesse sentido, o reforço da segurança terá de passar pelo recurso a "um equipamento específico, que terá de ser adquirido pelos próprios concessionários, dotando os nadadores-salvadores de um insuflador manual que permita fazer ventilação, luvas, óculos, máscaras e fatos", frisa António Mestre.
O presidente da Resgate acrescenta que ainda que nem assim há risco zero. "Mesmo um equipamento auxiliar de respiração terá que ser sempre um insuflador manual, que, até isso, requer uma certa prática e temos que treinar as pessoas, caso contrário corre o risco de ser mal utilizado e contaminado", conclui.


COMENTÁRIOS

* O endereço de email não será publicado

07h00 - terça, 07/07/2020
Rui Cova treina
HC Vasco da Gama
O siniense Rui Cova, internacional por Portugal nas camadas jovens, vai ser jogador-treinador da equipa sénior do Hóquei Clube Vasco da Gama, rendendo no cargo Nuno Martins.
07h00 - quinta, 02/07/2020
Márcio Madeira
termina carreira
O futebolista Márcio Madeira, natural de Sines, decidiu terminar a sua carreira desportiva, após em 2014 já ter deixado de ser jogador profissional.
07h00 - terça, 30/06/2020
Obras de modernização
da linha ferroviária
de Sines avançam
A empresa Infra-estruturas de Portugal (IP) publicou nesta segunda-feira, 29, em Diário da República, dois concursos públicos de investimento na modernização da linha ferroviária de Sines, de ligação entre Sines e a Linha do Sul.
07h00 - segunda, 29/06/2020
Redução dos direitos de
superfície na ZIL de Sines
A Câmara de Sines aprovou recentemente a redução dos direitos de superfície em 25% do valor cobrado anualmente para as empresas que tenham actividades nas zonas industriais sob gestão da autarquia.
07h00 - quinta, 25/06/2020
Câmara de Sines faz
desinfestação de esgotos
A Câmara de Sines antecipou para esta semana a campanha bimestral de desinfestação de esgotos prevista para Julho, por forma a "controlar focos de baratas que surgiram em alguns pontos da cidade".

Data: 03/07/2020
Edição n.º:

Contactos - Publicidade - Estatuto Editorial