07h00 - quarta, 22/07/2020

Câmara de Santiago elogia
traçado da Linha do Sul

Câmara de Santiago elogia traçado da Linha do Sul

A Câmara de Santiago do Cacém elogia a decisão da empresa Infra-estruturas de Portugal de ter contemplado, no projecto de modernização da ligação ferroviária à Linha do Sul, a proposta do traçado que tem sido defendido pela autarquia. Trata-se de um investimento de quase 40 milhões de euros que, segundo o presidente da Câmara Municipal, é "de grande importância para o concelho e para a região, sendo que vai potenciar o seu crescimento económico, sem esquecer que já devia ter acontecido há muito tempo".
Na opinião de Álvaro Beijinha, é igualmente importante "ter sido contemplado o traçado" que a autarquia defende "há mais de dez anos", uma vez que a empreitada prevê agora a modernização do actual canal ferroviário da Linha de Sines, no troço entre Ermidas-Sado e Sines.
O projecto prevê, também, a substituição integral da "super-estrutura de via", uma nova "estação técnica ao km 141 e a alteração do layout da estação de São Bartolomeu da Serra" que irá permitir o cruzamento de comboios de 750 metros de comprimento e a optimização das condições de funcionamento e exploração desta linha férrea.
Serão ainda suprimidas as passagens de nível da Abela (na EN 390) e da sub-estação de Santiago do Cacém (EN 121), com a construção de "obras de arte correntes e restabelecimentos".
Segundo o edil, a proposta inicial do Governo previa "uma ligação directa a Grândola que iria atravessar uma área de montado, ambientalmente importante, e dividir as cidades de Santiago do Cacém e de Santo André, passava junto do Hospital do Litoral Alentejano e do Badoca Safari Park e iria abandonar a ligação a Ermidas-Sado".
"Agora queremos que a obra se inicie e se conclua o mais rapidamente possível, para que esta oportunidade não se perca e que finalmente se possa dar mais força a toda esta região", conclui o presidente da Câmara de Santiago do Cacém.


COMENTÁRIOS

* O endereço de email não será publicado

07h00 - quinta, 01/10/2020
António Camilo reeleito
nos Bombeiros de Odemira
António Camilo foi reeleito nesta quarta-feira, 30 de Setembro, em Assembleia Geral, presidente da direcção da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Odemira, cargo que vai continuar a desempenhar até 2022.
07h00 - quinta, 01/10/2020
"Berry Nice Day" apoia
instituições de Odemira
A empresa multinacional Driscoll's, que tem explorações agrícolas e uma unidade industrial no concelho de Odemira, promove a partir desta quinta-feira, 1, mais uma edição da iniciativa "Berry Nice Day", este ano em formato virtual devido à pandemia.
07h00 - quarta, 30/09/2020
Acção judicial avança em
defesa do Parque Natural
O movimento de cidadãos "Juntos pelo Sudoeste", juntamente com a Associação Foz do Mira, apresentou, na passada semana, uma acção judicial no Tribunal Administrativo e Fiscal de Beja, no sentido de garantir a defesa dos valores do Parque Natural do Sudoeste Alentejano e Costa Vicentina (PNSACV).
07h00 - terça, 29/09/2020
Odemira aprova moção sobre
transportes escolares no concelho
A Assembleia Municipal de Odemira aprovou na sexta-feira, 25, por unanimidade uma moção, apresentada pelos eleitos do PS, onde manifesta as suas preocupações relativamente ao transporte escolar no concelho no presente ano escolar de 2020-2021.
07h00 - segunda, 28/09/2020
Assembleia Municipal
de Odemira aprova
moção sobre água
Os eleitos da Assembleia Municipal de Odemira defendem que a Câmara de Odemira, "em articulação com os restantes municípios do país, deverá desenvolver de imediato esforços junto de quem de direito para que os municípios portugueses onde existam barragens de água para abastecimento público, regadio e outros fins devam fazer parte integrante dos órgãos de decisão de planeamento e gestão das respectivas bacias hidrográficas".

Data: 18/09/2020
Edição n.º:

Contactos - Publicidade - Estatuto Editorial