07h00 - sexta, 24/07/2020

Autarca de Alcácer do Sal exige
retirada de madeira contaminada

Autarca de Alcácer do Sal exige retirada de madeira contaminada

O presidente da Câmara de Alcácer do Sal exige que a Sonae Indústria retire imediatamente a madeira contaminada que tem instalada num terreno localizado no concelho.
Vítor Proença visitou nesta quinta-feira, 23, o local, na Avenida José Saramago, no qual estão instaladas mais de 16 mil toneladas de madeira, alguma dela contaminada com uma praga que alastrou já a terrenos contíguos.
"Esta instalação, da responsabilidade da Sonae Indústria, representa um risco considerável devido à carga térmica existente, à proximidade de áreas de pinhal denso e, sobretudo, de habitações e comércio, com os bairros de São João e Olival Queimado a distarem menos de 200 metros do referido local", alerta o autarca.
Vítor Proença, que reuniu no local com responsáveis pela Sonae Indústria, diz ainda que "além de não ter entrado nos serviços municipais da autarquia qualquer pedido de licenciamento/autorização para este parque de madeiras, verifica-se que, no local, não existe qualquer tipo de equipamentos de intervenção de combate a incêndios, como, por exemplo, a rede de água de combate a incêndios".
Além do mais, acrescenta, não só se está na presença de uma "gigantesca carga combustível, com milhares de toneladas de madeira praticamente desprovida de humidade, mas também por uma praga trazida por uma das cargas feitas pela empresa, que já alastrou inclusive às árvores dos terrenos adjacentes".
Entretanto, revela a autarquia, "devido à pressão do Município de Alcácer do Sal, a Sonae já começou a retirar alguma da madeira presente no local, sendo que a empresa entrou já em contacto com os proprietários dos terrenos circundantes para os ressarcir relativamente aos efeitos da praga, que afecta sobretudo a casca e a copa das árvores, levando à sua morte passados poucos dias".


COMENTÁRIOS

* O endereço de email não será publicado

07h00 - terça, 15/09/2020
Câmara de Alcácer
reduz taxa de Derrama
a aplicar em 2021
A Câmara de Alcácer do Sal vai reduzir a taxa de Derrama a cobrar em 2021 às empresas do concelho cujo volume de negócios no ano anterior não ultrapasse os 150 mil euros.
07h00 - segunda, 14/09/2020
CM Alcácer reabre
Oficina da Criança
A Câmara de Alcácer do Sal reabre nesta segunda-feira, 14, o espaço da Oficina da Criança, que ao longo dos últimos meses foi alvo de obras de remodelação no valor de quase 475 mil euros.
07h00 - sexta, 11/09/2020
Alunos de Alcácer com
transporte garantido
Assegurar o transporte de todos os alunos do concelho de Alcácer do Sal entre a sua área de residência e os estabelecimentos de ensino que frequentam é o principal objectivo das propostas aprovadas nesta quinta-feira, 10, pela Câmara Municipal.
07h00 - quinta, 10/09/2020
BE contra "privatização"
da costa alentejana
As estruturas do Bloco de Esquerda (BE) no Litoral Alentejano vieram a pública manifestar a sua oposição àquilo que de denominam "a privatização da orla costeira do Alentejo Litoral".
07h00 - terça, 08/09/2020
"Um Mergulho na História"
na costa do Alentejo Litoral
Inventariar o património cultural subaquático do Alentejo Litoral é o grande objectivo do projecto "Um Mergulho na História", que venceu o Orçamento Participativo Portugal 2018 e representa um investimento na ordem dos 300 mil euros.

Data: 18/09/2020
Edição n.º:

Contactos - Publicidade - Estatuto Editorial