07h00 - sexta, 31/07/2020

Sines pode receber
"cluster" de hidrogénio

Sines pode receber "cluster" de hidrogénio

As portuguesas EDP, Galp, Martifer e REN e a dinamarquesa Vestas criaram um consórcio para avaliar a viabilidade do projecto "H2 Sines", que visa implementar um cluster industrial de produção de hidrogénio verde com base em Sines.
Em comunicado, a Galp explica que o projecto "compreende uma importante dimensão internacional, tanto pela sua vocação exportadora, como pela mobilização de parceiros com vasta experiência na cadeia de valor do hidrogénio".
"O projecto pretende alavancar as vantagens competitivas dos recursos naturais endógenos renováveis, contribuindo para a re-industrialização das economias portuguesa e europeia numa base mais sustentável, bem como para o equilíbrio da balança comercial", acrescenta a mesma fonte.
Nesse sentido, continua a Galp, "a produção de hidrogénio verde contemplada pelo projecto 'H2 Sines' integra e optimiza toda a cadeia de valor, incluindo a geração de electricidade renovável, a produção de hidrogénio e a sua distribuição, transporte, armazenamento, comercialização e exportação".
A Galp acrescenta ainda que, "garantindo o equilíbrio financeiro do projecto, este deverá desenvolver-se de forma progressiva, procurando optimizar a adequação dos volumes de produção de hidrogénio e do respectivo consumo, bem como a competitividade dos custos das tecnologias envolvidas".
A mesma fonte adianta que "numa primeira fase, prevê-se a instalação de um projeto-piloto de 10MW de electrólise que, ao longo da corrente década, possa, em
função de critérios económicos e tecnológicos, evoluir até 1GW de capacidade de electrólise, suportada, a prazo, por cerca de 1,5GW de capacidade de geração de energia eléctrica renovável para alimentação dos electrolisadores".


COMENTÁRIOS

* O endereço de email não será publicado

07h00 - quarta, 30/09/2020
Governo apresenta
Plano Estratégico
do Porto de Sines
O ministro das Infra-estruturas e da Habitação vai estar nesta quarta-feira, 30, em Sines, na sessão pública de apresentação do Plano Estratégico do Porto de Sines, que vai decorrer a partir das 10h00 no auditório da Administração dos Portos de Sines e do Algarve (APS).
07h00 - sexta, 25/09/2020
GNR apreende 448 de kgs
de sardinha em Sines
A Unidade de Controlo Costeiro (UCC) da GNR apreendeu nesta quinta-feira, 24 de Setembro, um total de 448 quilos de sardinha, com o valor estimado de 793 euros, na lota de Sines.
07h00 - quinta, 24/09/2020
Porto de Sines no maior
evento ibérico de gás natural
O Porto de Sines termina nesta quinta-feira, 24, a sua participação no "Green Gas Mobility Online Event", o maior evento ibérico do sector do gás natural e que tem como objectivo "debater temáticas relacionas com gás natural e gases renováveis".
07h00 - terça, 15/09/2020
GNR identifica 58
pessoas por caravanismo
ilegal no Parque Natural
A Unidade de Controlo Costeiro da GNR identificou 58 situações de campismo e caravanismo selvagem durante uma acção de fiscalização na área protegida do Parque Natural do Sudoeste Alentejano e Costa Vicentina.
07h00 - segunda, 14/09/2020
Sines requalifica estrada
da Ribeira dos Moinhos
A Câmara de Sines já lançou o concurso público da empreitada de repavimentação do Caminho Municipal 1086/ Ribeira dos Moinhos, intervenção cujo preço-base é de pouco mais de 148 mil euros.

Data: 18/09/2020
Edição n.º:

Contactos - Publicidade - Estatuto Editorial