07h00 - terça, 04/08/2020

Resposta à Covid-19
em Odemira elogiada

Resposta à Covid-19 em Odemira elogiada

A Assembleia Municipal de Odemira aprovou, por maioria, na sessão realizada a 15 de Junho, uma moção apresentada pelos eleitos do PS, onde se e elogia congratula a resposta que o Município local, as juntas de freguesia e as instituições sociais (IPSS) do concelho e os profissionais de saúde deram na resposta à pandemia da Covid-19.
Na moção, enviada ao "SW", os socialistas lembram que "a grave situação pandémica que assombrou o país e o mundo, com forte impacto em inícios do mês de Março, deixou-nos a todos sem chão numa altura em que, sobretudo Portugal, prosperava".
Segundo o PS, este quadro, associado à "realidade migratória" do concelho, deixava antever "uma situação de contágio bastante agravada" no seu território. "Mas a verdade é que uma rápida e pronta organização e operacionalização de meios físicos e humanos permitiram actuar desde a primeira hora ao primeiro sinal de alarme no nosso concelho, ocorrido na freguesia de São Teotónio".
Por isso mesmo, a moção do PS elogia, desde logo, "o papel do Município de Odemira desde a primeira hora na apresentação de um conjunto de medidas de apoio às famílias, aos pequenos empresários e às instituições de solidariedade social, que ultrapassam o montante de dois milhões de euros".
Também "o trabalho incansável" das juntas de freguesia nesta fase é elogiado na moção apresentada pelo PS. "Num período de vulnerabilidade como o que vivemos, são a primeira porta a quem o cidadão recorre quando, por força desta situação, os rendimentos diminuíram ou desapareceram pela precária situação laboral que já tinham", sustenta o documento, que acrescenta: "Com famílias inteiras em casa, centros de dia fechados, escolas fechadas e transportes públicos suprimidos, foi necessário garantir que os bens essenciais chegavam aos lares destas famílias".
Na moção, os socialistas congratulam igualmente o desempenho das IPSS locais "no apoio aos mais necessitados", assim como a resposta dada pelo "deficitário serviço de saúde que serve" o concelho.
"Temos que enaltecer a entrega dos nossos profissionais e o amor à profissão. Sem eles, grande parte da resposta dada em saúde não teria sido possível", frisam os socialistas, que reforçam: "mesmo com todas as difíceis contingências locais, sobejamente conhecidas de todos nós, mesmo sem reforços que se esperavam, e com sérias dificuldades ao nível dos recursos técnicos e humanos, os profissionais de saúde do nosso concelho têm estado à altura da resposta que se impõe e têm 'vestido a camisola' com um incansável espírito de missão e dedicação, certamente colocando em, primeiro lugar a nossa comunidade em detrimento das suas famílias".
Finalmente, a moção apresentada pelos eleitos do PS congratula ainda as farmácias e o pequeno comércio local, "que asseguraram sempre o fornecimento de medicamentos e bens essenciais às famílias", assim como todas as pessoas e empresas que "têm doado verbas, bens alimentares e refeições, bem como material de protecção e desinfecção aos nossos profissionais que estão diariamente no terreno no apoio aos mais vulneráveis".
Os socialistas terminam a moção lembrando que o momento "que vivemos está longe do seu fim", tendo a convicção que "juntos sairemos mais fortes deste desafio à humanidade" e apelando à "adopção de comportamentos responsáveis e respeito pelas normas e recomendações do Governo e da Direcção Geral de Saúde".


COMENTÁRIOS

* O endereço de email não será publicado

07h00 - quarta, 30/09/2020
João Morgado é o
vencedor do prémio
"Manuel da Fonseca"
João Morgado, da Covilhã, venceu a 13ª edição do Prémio Nacional de Conto "Manuel da Fonseca",promovido pela Câmara de Santiago do Cacém, com a obra Contos de Macau.
07h00 - terça, 29/09/2020
ABC de Santo André
na 1ª divisão nacional
de basquetebol
A equipa do Atlético Basquete Clube (ABC) de Santo André? venceu no domingo, 27, os Salesianos do Estoril por 75-60, garantindo a subida ao campeonato nacional da 1ª divisão da modalidade.
07h00 - segunda, 28/09/2020
Câmara de Santiago investe
600 mil euros em transporte escolar
A Câmara de Santiago do Cacém vai investir quase 600 mil euros ao longo do ano lectivo de 2020-2021 para garantir o transporte de 539 alunos de todo o concelho entre a sua habitação e a escola.
07h00 - quarta, 23/09/2020
Projecto cultural de quatro milhões
vai nascer na barragem de Campilhas
A estrutura artística Mala Voadora vai desenvolver um projecto de alojamento e residências artísticas na barragem de Campilhas, no concelho de Santiago do Cacém, orçado em cerca de quatro milhões de euros.
07h00 - terça, 22/09/2020
Os Chaparros BTT Team
recebe prémio nacional
A Associação "Os Chaparros BTT Team", de Santiago do Cacém, recebeu na passada semana o Prémio Nacional "Mobilidade em Bicicleta" para associações e clubes, atribuído pela Federação Portuguesa de Cicloturismo e Utilizadores de Bicicleta (FPCUB).

Data: 18/09/2020
Edição n.º:

Contactos - Publicidade - Estatuto Editorial