07h00 - quarta, 12/08/2020

Campanha de rega a partir
do Monte da Rocha cancelada

Campanha de rega a partir do Monte da Rocha cancelada

A campanha de rega deste ano a partir da albufeira do Monte da Rocha, no concelho de Ourique, foi cancelada devido à seca, o que afectou três mil hectares, revela o director-adjunto da associação de regantes.
"Actualmente, toda a água que existe na albufeira está reservada para abastecimento público. Na nossa zona ficam 3.000 hectares por regar e é uma situação que afecta muitas pessoas", referie ao "SW" o director-adjunto da Associação de Regantes e Beneficiários de Campilhas e Alto Sado (ARBCAS), Ilídio Martins.
Segundo o responsável da associação, com sede em Alvalade-Sado, no concelho de Santiago do Cacém, e que gere a albufeira do Monte da Rocha, o volume de armazenamento da barragem estava na passada sexta-feira, 7, em 9,4% da sua capacidade total.
"Há um conjunto de agricultores e famílias que tiveram que optar por outras alternativas, de agricultura de sequeiro, que é muito mais pobre, e vão sobrevivendo à espera do próximo ano", conta Ilídio Martins.
Desta forma, acrescenta, nos 3.000 hectares de regadio existentes no perímetro da albufeira do Monte da Rocha "ficaram por fazer culturas de milho, de tomate, algum arroz e pastagens".
Esta realidade leva o director-adjunto da ARBCAS a defender que a ligação do Alqueva ao Monte da Rocha, através da albufeira do Roxo, anunciada pelo Governo para 2022, avance "o mais rápido possível" devido à seca que atinge a zona sul do distrito de Beja.
"O projecto já devia estar concretizado", diz Ilídio Martins, acrescentando que, "dada a urgência de necessidade de água no sul do Alentejo", esta empreitada "devia avançar com mais velocidade".


COMENTÁRIOS

* O endereço de email não será publicado

07h00 - quarta, 23/09/2020
Projecto cultural de quatro milhões
vai nascer na barragem de Campilhas
A estrutura artística Mala Voadora vai desenvolver um projecto de alojamento e residências artísticas na barragem de Campilhas, no concelho de Santiago do Cacém, orçado em cerca de quatro milhões de euros.
07h00 - terça, 22/09/2020
Os Chaparros BTT Team
recebe prémio nacional
A Associação "Os Chaparros BTT Team", de Santiago do Cacém, recebeu na passada semana o Prémio Nacional "Mobilidade em Bicicleta" para associações e clubes, atribuído pela Federação Portuguesa de Cicloturismo e Utilizadores de Bicicleta (FPCUB).
07h00 - quinta, 17/09/2020
CM Santiago critica
falta de auxiliares em
cinco escolas rurais
A Câmara de Santiago do Cacém lamenta a falta de auxiliares operacionais em cinco escolas rurais do concelho, situação que levou o presidente da autarquia a manifestar, por carta, a sua indignação pela situação junto do Governo.
07h00 - segunda, 14/09/2020
Santiago do Cacém com
40 casos activos de Covid-19
O concelho de Santiago do Cacém registava neste domingo, 13, um total de 40 casos activos de Covid-19, numa situação que está a ser acompanhada de perto pela autarquia e pelos serviços de saúde locais.
07h00 - sexta, 11/09/2020
Obras decorrem no
Parque do Rio da Figueira
A Câmara de Santiago do Cacém tem a decorrer obras de requalificação e modernização do Parque Urbano do Rio da Figueira, em Santiago do Cacém, avaliadas em cerca de 250 mil euros.

Data: 18/09/2020
Edição n.º:

Contactos - Publicidade - Estatuto Editorial