07h00 - quarta, 09/09/2020

OP de Odemira com
57 propostas em 2020

OP de Odemira com 57 propostas em 2020

A Câmara de Odemira registou um total de 57 propostas para investimentos públicos apresentadas pela população ao abrigo do Orçamento Participativo (OP) deste ano, só dedicado ao ambiente e às alterações climáticas. De acordo com a autarquia, vão estar em concurso 22 propostas para o OP Municipal e 35 para os processos promovidos pelas 13 freguesias do concelho, num total de 56 projectos.
"Podemos dizer que os odemirenses, mais uma vez, demonstraram que o OP é, de facto, um programa municipal importante e a forma de o afirmarem é participando com propostas que, do ponto de vista quantitativo, nos agradam", enfatiza o vice-presidente da Câmara de Odemira, responsável pelo pelouro da Participação Cívica.
Em declarações ao "SW", Ricardo Cardoso reconhece que em 2020 o OP de Odemira "foi um processo diferente", ainda mais "condicionado pela pandemia" da Covid-19. "Mas em boa hora decidimos continuar com este processo participativo e em proporcionar a participação dos odemirenses e, de algum modo, incentivar que as pessoas pensem em soluções" para o concelho, acrescenta.
Na opinião do autarca odemirense, estes números e toda a experiência dos anos anteriores fazem do OP "uma das marcas mais notórias das políticas municipais" no concelho de Odemira.
"Quase todas as pessoas em Odemira sabe o que é este processo e continuam a achá-lo importante e a participar. De algum modo, é uma oportunidade para encontrar soluções para problemas que existem e uma forma de, anualmente, os cidadãos poderem contribuir com a sua acçãodirecta naquilo que são as políticas públicas e municipais em Odemira", observa.
Em 2020 o OP de Odemira apresenta a novidade de ser temático e exclusivamente dedicado ao ambiente e alterações climáticas, uma decisão tomada para potencializar a consciencialização para a sustentabilidade, preservação e conservação do meio ambiente.
As propostas apresentadas pelos cidadãos estão agora em processode análise técnica, que decorre até 15 de Outubro, e estarão disponíveis para votação durante o mês de Novembro, podendo votar todos os cidadãos a partir dos 14 anos e residentes no concelho.
O OP Municipal, que conta com 22 propostas apresentadas, tem o valor global de 300 mil euros, dividido em 150 mil euros para projectos promovidos nas freguesias do interior do concelho com menos de 1.500 habitantes e os restantes 150 mil euros para projectos nas freguesias do litoral ou com mais de 1.500 habitantes.
Já o processo de OP das freguesias, em que foram apresentadas 35 propostas, tem o valor máximo de 10 mil euros por freguesia.
Dinamizado desde 2011, "de forma ininterrupta", o OP integra a estratégia do Município de Odemira para "potenciar o exercício da cidadania participada, activa e responsável, com vista à melhoria da qualidade de vida no concelho".


COMENTÁRIOS

* O endereço de email não será publicado

07h00 - segunda, 26/10/2020
Odemirense entrou
em campo com
apenas sete atletas
Depois da falta de comparência no jogo da primeira jornada, o Odemirense entrou em campo com apenas sete jogadores neste domingo, 25, na partida da segunda jornada da 1ª divisão distrital de Beja contra a equipa da União Serpense.
07h00 - quinta, 22/10/2020
Festivais Sudoeste
e Músicas do Mundo
recebem prémio
Os festivais Meo Sudoeste e Músicas do Mundo de Sines (FMM) foram galardoados durante a quinta edição dos Iberian Festival Awards (Prémios dos Festivais Ibéricos), cuja cerimónia se realizou no domingo, 18, em formato online.
07h00 - quinta, 22/10/2020
António Camilo admite propôr
alienação do salão de festas
dos Bombeiros de Odemira
António Camilo admite a possibilidade de vir a propôr que a Associação Humanitária de Bombeiros Voluntários de Odemira possa alienar o seu salão de festas para garantir as receitas necessárias à requalificação do seu quartel ou de outros investimentos na operação, se tal vier a ser necessário.
07h00 - quarta, 21/10/2020
Caçadores de São Teotónio
apresentam preocupações
Representantes das sete associações de caçadores da freguesia de São Teotónio (Odemira) reuniram a 10 de Outubro com o deputado do PS eleito por Beja, Pedro do Carmo, onde apresentaram as suas preocupações relativamente ao momento que o sector enfrenta.
07h00 - segunda, 19/10/2020
Odemira exige reposição
das freguesias ao Governo
A Assembleia Municipal de Odemira aprovou, por maioria, uma moção apresentada pela bancada da CDU onde é exigida ao Governo a reposição das freguesias extintas em 2013.

Data: 16/10/2020
Edição n.º:

Contactos - Publicidade - Estatuto Editorial