Os membros do Conselho Regional da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional (CCDR) do Alentejo aprovaram na segunda-feira, 14, em reunião extraordinária, o documento de orientação estratégica da Estratégia Regional do Alentejo 2030.
A sessão decorreu em Évora, no auditório da CCDR do Alentejo, e contou com a presença da ministra da Coesão Territorial, Ana Abrunhosa, e do secretário de Estado Adjunto e do Desenvolvimento Regional, Carlos Miguel.
Para Ana Abrunhosa, o documento aprovado "reflecte o sentir da região", considerando ser importante que agora se passe "da estratégia aos vários programas de acção e aos projectos, porque só a execução é que de facto resolve e altera os problemas da região".
Já o actual presidente da CCDR do Alentejo, Roberto Grilo, aproveitou a ocasião para sublinhar que a Estratégia Regional Alentejo 2030 "é o resultado de um trabalho de colaboração entre os diversos stakeholders, que através dos seus contributos permitiram chegar a um documento que procura contribuir para a construção de respostas a um conjunto de desafios que persistem, com intensidades distintas".
"Este importante documento resulta de uma participação empenhada e tecnicamente qualificada e representa uma plataforma de entendimento e responsabilização da região no que se refere ao futuro a médio prazo", acrescentou Roberto Grilo citado em comunicado enviado pela CCDR do Alentejo.