07h00 - sexta, 18/09/2020

Vice-presidente da Câmara: "Odemira é um destino de qualidade"

Vice-presidente da Câmara: "Odemira é um destino de qualidade"

Em entrevista ao "SW", o vice-presidente da Câmara de Odemira, Ricardo Cardoso, faz um balanço "bastante positivo" do Verão no concelho, considerando que a época balnear de 2020 ajudou Odemira a afirmar-se como "um destino de qualidade".

À luz do que eram as expectativas iniciais, pode dizer-se que o Verão de 2020 correu muito bem ao turismo no concelho de Odemira?
Sim, foi um Verão bastante positivo! De facto, nos meses que o antecederam, havia muitas interrogações relativamente a como é que as coisas podiam – ou não – decorrer. Mas foi de facto um Verão muito positivo, a fazer justiça àquilo que são as melhores praias de Portugal.

Segundo os empresários do sector, este ano houve mais turistas portugueses que o habitual. Por que razão acha que escolheram o concelho de Odemira para passar as suas férias?
As nossas escolhas são sempre limitadas às opções que temos… E este Verão as opções eram reduzidas! Quem habitualmente poderia ter como opção ir para o exterior, este ano essa opção estava condicionada ou desincentivada. Portanto, era natural que as pessoas que quisessem gozar o seu período de férias fora do seu local de residência e trabalho tenham optado maioritariamente por destinos em Portugal e, muitas vezes, por destinos mais desconhecidos ou novos para os próprios. E o concelho de Odemira, com a dimensão e o nível de oferta turística que tem, preenchia os principais requisitos num Verão atípico, tendo em conta a pandemia. Com mais espaço e menos pressão de pessoas, foi com naturalidade que os portugueses optaram pela melhores praias de Portugal e por esta zona da costa alentejana.

O facto de o Alentejo ser vista como uma zona segura em termos de Covid-19 também terá ajudado…
Sim, claramente! Temos aqui pequenas unidades de alojamento, restaurante com menos gente… Isso foi sem dúvida um atractivo! E depois temos muitas praias com vigilância, outros tantos areais mais desconhecidos e que este ano também tiveram uma afluência superior. E depois, obviamente, quando as figuras públicas começam a divulgar este destino, isso também tem repercussões naturais. Portanto, muito sinceramente, acho que foi um Verão muito positivo para Odemira… para este ano e para o futuro! A nossa expectativa é que esta zona tenha ganho novos turistas.

Acredita, portanto, que esta zona será cada vez mais procurada por turistas, em detrimento do Algarve ou de outros destinos balneares em Portugal?
Sim, até porque estou muito ciente da qualidade do nosso destino! É um destino de grande qualidade que precisa de fidelizar novos públicos. E este ano acho que teve essa oportunidade de pessoas que, provavelmente, não conheciam a costa alentejana poderem ter tido essa oportunidade. E irão com certeza repetir, porque este é um destino de qualidade e os destinos de qualidade fidelizam os seus turistas.


Notícias Relacionadas

COMENTÁRIOS

* O endereço de email não será publicado

07h00 - terça, 20/10/2020
AdSA vai investir 30 milhões
de euros em novos projectos
O presidente da administração da Águas de Santo André (AdSA) anunciou nesta segunda-feira, 19, que a empresa vai investir 30 milhões de euros nos próximos anos em projectos de "modernização e resiliência" das suas infra-estruturas, "na economia circular e na eficiência energética".
07h00 - segunda, 19/10/2020
AdSA apresenta
Programa de Monitorização
do Ambiente Marinho
A empresa Águas de Santo André (AdSA), ligada ao grupo Águas de Portugal, apresenta nesta segunda-feira, 19, pelas 11h00 no auditória da AICEP em Sines, o novo Programa de Monitorização do Ambiente Marinho da zona costeira de Sines.
07h00 - quinta, 15/10/2020
Ministras da Agricultura de Portugal
e Brasil visitaram Porto de Sines
As ministras da Agricultura de Portugal e Brasil, Maria do Céu Antunes e Tereza Cristina, respectivamente, visitaram na terça-feira, 13, o Porto de Sines, tendo em vista a possibilidade de a infra-estrutura do Alentejo Litoral poder vir a afirmar-se "como um novo hub europeu de agro-negócio".
07h00 - terça, 13/10/2020
Detidos por tráfico
de droga em Sines
A GNR deteve no sábado, 10 de Outubro, dois homens, um de 32 anos e outro de 43, por suspeitas da prática do crime de tráfico de estupefacientes em Sines.
07h00 - terça, 06/10/2020
Avança expansão da Zona
Industrial Ligeira de Sines
A Câmara de Sines já assinou o auto de consignação da empreitada de expansão Nascente da Zona Industrial Ligeira (ZIL) II, na cidade, avaliada em quase 1,5 milhões de euros e que é co-financiada a 85% por fundos comunitários.

Data: 16/10/2020
Edição n.º:

Contactos - Publicidade - Estatuto Editorial