07h00 - sexta, 18/09/2020

Verão foi "um sucesso" no concelho de Odemira

Verão foi "um sucesso" no concelho de Odemira

Apesar de já estarmos na segunda quinzena de Setembro, a cozinha do restaurante "Costa Alentejana", no centro da Zambujeira do Mar, não pára. Pratos de peixe grelhado, barcos de marisco, panelas de arroz de camarão com amêijoas ou nacos de vitela da região vão saindo em catadupa rumo às mesas, plenas de comensais vindos de todo o país. Foi assim ao longo de todo o Verão, deixando o pessoal sem mãos a medir.
"Posso dizer que foi um Verão duro, muito duro… Mas correu muito bem", confidencia ao "SW" Daniel Correia, proprietário daquele que é um dos restaurantes mais procurados da Zambujeira do Mar e que, durante um dia, pode chegar a servir cerca de 500 refeições.
O caso do "Costa Alentejana" acaba por ilustrar aquela que foi a realidade do sector do turismo no concelho de Odemira ao longo do Verão de 2020, o "Verão Covid". Contrariando as piores expectativas, foram milhares os turistas que nos meses de calor procuraram as praias locais para passar uns dias de descanso. E aquele que era antecipado como um Verão para esquecer… acabou por ser precisamente o oposto!
"Foi de facto um Verão muito positivo, a fazer justiça àquilo que são as melhores praias de Portugal", enfatiza com satisfação o vice-presidente da Câmara de Odemira, Ricardo Cardoso [ver entrevista ao lado].
Entre os empresários do sector, a satisfação também é mais que muita. "Foi um Verão excelente, ao nível do ano passado ou talvez até um bocadinho melhor no mês de Agosto, apesar de todas estas restrições. Na generalidade correu muito bem", sintetiza Daniel Correia.
O balanço positivo relativamente ao Verão de 2020 não é exclusivo da restauração, estendendo-se a todas as áreas do turismo no concelho. É o caso do alojamento, como garante ao "SW" Gonçalo Marques, proprietário do Pé no Monte, unidade de turismo rural perto de São Teotónio.
"A verdade é o Verão superou largamente as expectativas que tínhamos. Em Abril estávamos todos a tremer, mas o que aconteceu foi que acabámos por trabalhar muito bem. Tivemos taxas de ocupação próximas dos 100%", afiança o empresário, reconhecendo que este ano a procura surgiu, sobretudo, do mercado nacional. "Os estrangeiros vieram a 'conta-gotas'. Isso foi notório".

Satisfação em Milfontes
Por tradição, Vila Nova de Milfontes é local de eleição para muitos veraneantes e em 2020 isso não foi excepção. Que o diga Diogo Ramos, gerente do bar e restaurante Quebra, em plena praia da Franquia (onde também assume a gestão da concessão). "Se compararmos [este Verão] com o ano anterior, foi pior. Mas dentro da situação que atravessamos, não foi assim tão mau", diz.
É também na praia da Franquia que está o negócio de António Pereira: a Sw SUP – Escola de Stand UpPaddle. E se os primeiros meses de Verão ficaram abaixo do normal, em Agosto o serviço melhorou acentuadamente. "O mês de Agosto superou bastante as expectativas, pois tivemos muita gente. Até mais que nos outros anos… Bastantes mais", garante este empresário, acrescentando: "Foi o melhor mês de Agosto de todos, mas não foi um ano tão bom porque começámos bastante tarde e tivemos poucos clientes nos meses anteriores".
Quem não se surpreendeu com os resultados alcançados pelo turismo no concelho de Odemira durante este Verão foi Fátima Custódio, proprietária da Gelataria San Pietro, no centro de Vila Nova de Milfontes. "As minhas expectativas eram elevadas e confirmaram-se", diz com satisfação, justificando de imediato: "[Sabia que] se os níveis de contágio se mantivessem dentro do que era expectável e baixos – que foi aquilo que aconteceu – as pessoas vinham de férias. E foi isso que sucedeu".


COMENTÁRIOS

* O endereço de email não será publicado

07h00 - quarta, 20/03/2024
Terminal de Sines
com volume histórico no
embarque de minério
O Terminal Multiusos de Sines (TMS), concessionado à empresa PortSines, concluiu no domingo, 17, o embarque de 75 mil toneladas de minério de ferro, naquela que constituiu uma operação com volumes nunca atingidos pelo terminal neste segmento.
07h00 - sexta, 08/03/2024
10 de março, o dia de
todas as decisões!
Domingo, 10 de março, é o dia de todas as decisões! Depois da demissão do primeiro-ministro (e consequente queda do Governo) em novembro, os portugueses preparam-se para ir a votos e escolher o futuro executivo que vai liderar os destinos do país, com PS e Aliança Democrática (que junta PSD, CDS-PP e PPM) em "luta renhida" para garantir a vitória.
05h00 - terça, 05/03/2024
Guia Michelin
recomenda restaurante
em Porto Covo
O restaurante Lamelas, da chef Ana Moura e situado em Porto Covo, no concelho de Sines, surge na lista dos estabelecimentos recomendados pelo "Guia Michelin da Península Ibérica", lançado no passada semana.
07h00 - sexta, 01/03/2024
Brigada do Mar
recolhe lixo marinho
no Alentejo Litoral
A Brigada do Mar promoveu, entre os dias 15 e 18 de fevereiro, uma ação de descontaminação de lixo marinho nas praias entre Tróia e Sines, tendo inclusive recolhido recipientes de plásticos de combustível provenientes de atividades ilícitas, provavelmente do tráfico de droga.
07h00 - quinta, 29/02/2024
Carta de Qualificação
do Espaço Público de
Sines apresentada
A Câmara de Sines apresentou, no final da passada semana, o livro Carta de Qualificação do Espaço Público e Imagem da Cidade de Sines, com coordenação geral do presidente da autarquia, Nuno Mascarenhas, e coordenação técnica de Paula Teles.

Data: 22/03/2024
Edição n.º:

Contactos - Publicidade - Estatuto Editorial