07h00 - quinta, 24/09/2020

Novo sistema de tratamento
de esgotos na Comporta

Novo sistema de tratamento de esgotos na Comporta

A localidade da Comporta, no concelho de Alcácer do Sal, vai ter um novo sistema de pré-tratamento de esgotos, sendo que a nova Estação de Tratamento de Águas Residuais (ETAR) local permitirá reaproveitar águas.
O novo Sistema de Tratamento de Águas Residuais (SAR) da Comporta foi visitado esta semana pelo presidente da Câmara de Alcácer do Sal, Vítor Proença, sendo que a obra deve estar concluída no primeiro semestre de 2021.
A empreitada, promovida pela empresa Águas Públicas do Alentejo (AgdA), está avaliada em quase 2,9 milhões de euros, tendo sido financiada pelo Programa Operacional Sustentabilidade e Eficiência no Uso dos Recursos (PO SEUR).
O novo SAR da Comporta inclui uma estação elevatória (que entrou em funções esta semana), um sistema interceptor, de transporte de efluentes para a ETAR, e uma ETAR.
As novas instalações estão dimensionadas para tratar as águas residuais de uma população de cerca de 2.500 habitantes, podendo aumentar para mais de 5.000 habitantes.
Quando a ETAR estiver concluída, as águas residuais, depois do seu tratamento, vão ser reutilizadas em sistemas de rega na floresta da zona, num projecto "pioneiro no Alentejo".
A construção do SAR da Comporta "é um motivo de grande satisfação para todo o Município de Alcácer, sendo também a concretização de um compromisso do executivo municipal e do próprio presidente da Câmara", sublinha Vítor Proença, acrescentando que se deu "um passo muito grande na defesa do ambiente, com a entrada em funcionamento do sistema de pré-tratamento dos esgotos da Comporta".


COMENTÁRIOS

* O endereço de email não será publicado

07h00 - sexta, 27/11/2020
Câmara de Odemira premiou
"espírito empreendedor"
"Esperamos que este prémio sirva de motivação para aquilo que é o vosso trabalho empreendedor" - Ricardo Cardoso, vice-presidente da Câmara de Odemira, rematou desta forma a cerimónia de entrega da quinta edição dos prémios "Espírito Empreendedor", atribuídos pela autarquia no âmbito do programa "Odemira Empreende".
07h00 - sexta, 27/11/2020
Milfontes vai ter nova extensão de Saúde
A ambição (antiga) de Vila Nova de Milfontes ter uma nova extensão de Saúde está cada vez mais próxima de ser realidade! Isto porque a Câmara de Odemira e a administração da Unidade Local de Saúde do Litoral Alentejano (ULSLA) assinaram esta semana um protocolo de colaboração visando a construção do equipamento.
07h00 - quinta, 26/11/2020
AFBeja adia jogos dos
próximos fins-de-semana
A Associação de Futebol de Beja (AFBeja) decidiu adiar os jogos dos vários campeonatos distritais que estavam agendados para as próximas duas semanas (28 e 29 de Novembro e 1, 5, 6 e 8 de Dezembro), devido às restrições impostas pelo actual Estado de Emergência.
07h00 - quinta, 26/11/2020
Câmara de Odemira distinguiu
"Espírito Empreendedor"
A Câmara de Odemira promoveu nesta quarta-feira, 25, a entrega da quinta edição dos prémios "Espírito Empreendedor", promovidos pela autarquia no âmbito do Odemira Empreende-Programa Municipal de Empreendedorismo e Emprego e em que foram distinguidos três novos projectos empresariais e uma "ideia criativa".
07h00 - quarta, 25/11/2020
Câmara de Odemira premeia
projectos empreendedores
Um projecto na área da cosmética e um "restaurante sobre rodas" são os vencedores da quinta edição dos prémios "Espírito Empreendedor"em 2020, promovido pela Câmara de Odemira no âmbito do Odemira Empreende-Programa Municipal de Empreendedorismo e Emprego.

Data: 27/11/2020
Edição n.º:

Contactos - Publicidade - Estatuto Editorial