07h00 - quinta, 24/09/2020

Novo sistema de tratamento
de esgotos na Comporta

Novo sistema de tratamento de esgotos na Comporta

A localidade da Comporta, no concelho de Alcácer do Sal, vai ter um novo sistema de pré-tratamento de esgotos, sendo que a nova Estação de Tratamento de Águas Residuais (ETAR) local permitirá reaproveitar águas.
O novo Sistema de Tratamento de Águas Residuais (SAR) da Comporta foi visitado esta semana pelo presidente da Câmara de Alcácer do Sal, Vítor Proença, sendo que a obra deve estar concluída no primeiro semestre de 2021.
A empreitada, promovida pela empresa Águas Públicas do Alentejo (AgdA), está avaliada em quase 2,9 milhões de euros, tendo sido financiada pelo Programa Operacional Sustentabilidade e Eficiência no Uso dos Recursos (PO SEUR).
O novo SAR da Comporta inclui uma estação elevatória (que entrou em funções esta semana), um sistema interceptor, de transporte de efluentes para a ETAR, e uma ETAR.
As novas instalações estão dimensionadas para tratar as águas residuais de uma população de cerca de 2.500 habitantes, podendo aumentar para mais de 5.000 habitantes.
Quando a ETAR estiver concluída, as águas residuais, depois do seu tratamento, vão ser reutilizadas em sistemas de rega na floresta da zona, num projecto "pioneiro no Alentejo".
A construção do SAR da Comporta "é um motivo de grande satisfação para todo o Município de Alcácer, sendo também a concretização de um compromisso do executivo municipal e do próprio presidente da Câmara", sublinha Vítor Proença, acrescentando que se deu "um passo muito grande na defesa do ambiente, com a entrada em funcionamento do sistema de pré-tratamento dos esgotos da Comporta".


COMENTÁRIOS

* O endereço de email não será publicado

07h00 - quarta, 25/11/2020
Exposição de azulejaria
em Alcácer do Sal
O Museu Municipal Pedro Nunes, em Alcácer do Sal, tem patente até ao dia 4 de Dezembro uma exposição de azulejaria, intitulada "À descoberta das reservas do Museu Municipal Pedro Nunes-A Azulejaria do Século XVII".
07h00 - sexta, 20/11/2020
Câmara Municipal lança
"Alcácer à sua Mesa"
A Câmara de Alcácer do Sal vai promover a iniciativa "Alcácer à sua Mesa", que visa apoiar os restaurantes do concelho através da entrega ao domicílio das suas refeições nos fins-de-semana em que vigorar o recolher obrigatório a partir das 13h00.
07h00 - quinta, 19/11/2020
Melhores condições para
visitas no Centro
Social de Rio de Moinhos
A Câmara de Alcácer do Sal colocou uma divisória em acrílico numa das salas do Centro Social de Rio de Moinhos, no sentido de criar todas as condições de segurança para visitas na instituição mesmo neste tempo de pandemia.
07h00 - quarta, 18/11/2020
Mercado do Torrão
vai ter nova cobertura
A Câmara de Alcácer do Sal iniciou nesta terça-feira, 17, as obras de substituição da cobertura do Mercado Municipal do Torrão, empreitada avaliada em quase 46 mil euros, a que acresce a taxa de IVA em vigor.
07h00 - segunda, 16/11/2020
CM Alcácer do Sal cede
nova verba aos bombeiros
A Câmara de Alcácer aprovou na passada semana, em reunião do executivo, a atribuição de um subsídio extraordinário de 2500 euros à Associação Humanitária de Bombeiros Mistos de Alcácer do Sal (AHMBAS).

Data: 27/11/2020
Edição n.º:

Contactos - Publicidade - Estatuto Editorial