07h00 - quarta, 30/09/2020

Acção judicial avança em
defesa do Parque Natural

Acção judicial avança em defesa do Parque Natural

O movimento de cidadãos "Juntos pelo Sudoeste", juntamente com a Associação Foz do Mira, apresentou, na passada semana, uma acção judicial no Tribunal Administrativo e Fiscal de Beja, no sentido de garantir a defesa dos valores do Parque Natural do Sudoeste Alentejano e Costa Vicentina (PNSACV).
A acção foi apresentada no dia em que se assinalaram os 25 anos da criação do Parque Natural e, segundo os seus promotores, deve-se ao facto de este nunca ter estado "tão ameaçado" pela produção agrícola, nomeadamente a que recorre a estufas de plástico.
Segundo adianta ao "SW" o movimento "Juntos pelo Sudoeste", a acção judicial apresentada no TAFB pretende, desde logo, assegurar uma "avaliação dos impactos ambientais das explorações actualmente existentes na área do PNSACV correspondente ao Perímetro de Rega do Mira, não obstante estarem a ser levados a cabo na área do Perímetro de Rega do Mira".
A par disto, o movimento quer também que seja feita uma "avaliação do impacto ambiental de todos os novos projectos agrícolas, levados a cabo na área do PNSACV, considerada área sensível de acordo com a legislação de avaliação de impacto ambiental".
E ainda que, "contrariamente, ao que acontece actualmente, sempre que o Instituto de Conservação da Natureza e Florestas (ICNF) tenha que analisar um projecto a implementar na área do PNSACV, pondere em que medida esse projecto pode ou não afectar significativamente a Rede Natura 2000".
Na opinião do movimento "Juntos pelo Sudoeste", o Estado português tem vindo a negligenciar "a preservação de um valioso património ecologicamente sensível" como é o PNSACV, "que tem sofrido fortes ameaças aos seus valores naturais, alguns deles únicos no planeta".


COMENTÁRIOS

* O endereço de email não será publicado

07h00 - quarta, 24/04/2024
Carlos Beato:
"O 25 de Abril
valeu a pena!"
Antigo presidente da Câmara de Grândola, Carlos Beato esteve ao lado de Salgueiro Maia na madrugada libertadora de 25 de Abril de 1974.
07h00 - segunda, 22/04/2024
Moradores de Melides
exigem obras na
Estrada Nacional 261
Moradores da freguesia de Melides, concelho de Grândola, queixam-se da degradação da Estrada Nacional 261 (EN 261) e vão protestar, nesta segunda-feira, 22, para exigir obras nesta via de acesso ao vizinho concelho de Santiago do Cacém.
07h00 - sábado, 20/04/2024
Grândola cria museu sobre
a senha do 25 de Abril
Um núcleo museológico interativo e imersivo dedicado à canção que se tornou senha da revolução do 25 de Abril vai abrir ao público neste sábado, 20, pelas 15h00, em Grândola, após um investimento de 1,5 milhões de euros.
07h00 - domingo, 14/04/2024
Secretário-geral do
PCP almoça em Grândola
com militantes
O Pavilhão de Feiras de Grândola recebe neste domingo, 14, o almoço comemorativo dos 103 anos do PCP, que contará com a participação do secretário-geral do partido, Paulo Raimundo.
07h00 - quarta, 10/04/2024
Exposição em
Grândola evoca
central elétrica
"Central Elétrica de Grândola: História, Eletricidade e Tempo" é o título da exposição que está patente no Núcleo Museológico de São Pedro, na "vila morena".

Data: 19/04/2024
Edição n.º:

Contactos - Publicidade - Estatuto Editorial