07h00 - quinta, 08/10/2020

"Os Verdes" quer travar expansão
do Perímetro de Rega do Mira

"Os Verdes" quer travar expansão do Perímetro de Rega do Mira

O Partido Ecologista "Os Verdes" (PEV) entregou na Assembleia da República um Projecto de Resolução onde eecomenda ao Governo que revogue a resolução de 24 de Outubro de 2019, por forma a impedir a expansão da área actualmente ocupada por estufas, estufins e túneis no Perímetro de Rega do Mira (PRM).
De acordo com o Projecto de Resolução, a que o "SW" teve acesso, o PEV argumenta que o PRM "está a tornar-se um problema devido à proliferação de culturas agrícolas intensivas e de área coberta, em estufas, pejada de plástico".
"Estas práticas agrícolas são bastante consumidoras de água, de pesticidas e fertilizantes. Este quadro é bem demonstrativo dos impactos ambientais que daqui decorrem e que são um contrassenso em relação a objectivos centrais, como a aposta numa agricultura mais amiga do ambiente e um processo robusto de adaptação às alterações climáticas, que precisamos, como sociedade, de levar muito a sério e de não acomodar apenas em discursos, mas também na vida prática", frisa o PEV.
"Os Verde" acrescenta ainda que a Resolução do Conselho de Ministros 179/2019, de 24 de Outubro de 2019, "é arrasadora do ponto de vista ambiental e põe em causa o equilíbrio ecológico do Parque Natural do Sudoeste Alentejano e Costa Vicentina (PNSACV)", uma vez que, "actualmente, as estufas e túneis do PRM constituem-se como verdadeiras barreiras visuais e físicas, não afectando apenas as pessoas, mas também fauna".
"Por outro lado, a proliferação de culturas intensivas, cobertas ou abertas, tem gerado uma alteração da morfologia dos solos, levando à destruição, terraplanagem e drenagem de charcos temporários e de outras zonas húmidas", acrescenta o PEV, sustentando quie estas "práticas agrícolas" estão "a conflituar, aberta e directamente, com a conservação de valores naturais que a criação do PNSACV procurou preservar".
Além do mais, acrescenta o PEV, a Resolução aprovada pelo Governo demonstra igualmente "uma insensibilidade social muito grande", dado determinar "condições de habitabilidade inaceitáveis para os trabalhadores agrícolas do PRM".
Por tudo isto, o PEV pretende, através do seu Projecto de Resolução, que o Governo revogue a citada Resolução do Conselho de Ministros, "garantindo o impedimento da expansão da área actualmente ocupada por estufas, estufins e túneis, bem como as práticas de agricultura intensiva, em geral, no PRM".
O PEV defende ainda que sejam revistas "as regras de instalação de culturas intensivas ou contínuas no PRM, não permitindo excepções que gerem aumento da área ocupada por estufas, estufins e túneis", e que seja promovido "um estudo conclusivo sobre os impactos que as culturas intensivas no PRM estão a ter nos valores naturais presentes no PNSACV, designadamente em relação à biodiversidade, qualidade do ar e estado da água, solos e subsolos".
Por fim, o PEV exorta o Governo a "fazer o levantamento de todas as empresas que exercem a sua actividade no PRM e o levantamento exacto da área aí usada para práticas agrícolas intensivas".


Notícias Relacionadas

COMENTÁRIOS

* O endereço de email não será publicado

07h00 - quarta, 24/04/2024
Festejar 50 anos de Abril
no Alentejo Litoral
O "SW" dá-lhe a conhecer as propostas para festejar os 50 anos do 25 de Abril nos con-celhos de Odemira, Sines, Santiago do Cacém, Grândola e Alcácer do Sal.
07h00 - terça, 23/04/2024
Concurso de BD em Odemira sobre
travessia aérea Portugal-Macau
A Câmara de Odemira tem a decorrer, até junho, um concurso de banda desenhada (BD) para assinalar o centenário da primeira travessia aérea entre Portugal e Macau, que partiu de Vila Nova de Milfontes em 1924.
07h00 - segunda, 22/04/2024
Câmara de Odemira faz
investimento na Educação
A Câmara de Odemira tem a decorrer as empreitadas de ampliação do Centro Escolar de São Luis, no valor de quase 2,2 milhões de euros, e do espaço exterior da EB1 de Relíquias, avaliadas em cerca de 166 mil euros, que serão concluídas ate ao final do presente ano letivo.
07h00 - domingo, 21/04/2024
Performance artísticas vai construir
"atlas" do concelho de Odemira
Uma performance artística, criada por Ana Borralho e João Galante, vai juntar, no domingo, cerca de uma centena de pessoas em palco na vila de Odemira, para "construir um atlas da organização social humana" deste concelho.
07h00 - sexta, 19/04/2024
Almograve vai ter novo centro escolar
A Câmara de Odemira vai avançar com a construção de um novo Centro Escolar em Almograve, num investimento avaliado em pouco mais de 2,3 milhões de euros para dar resposta a uma necessidade sentida nesta freguesia do litoral do concelho.

Data: 19/04/2024
Edição n.º:

Contactos - Publicidade - Estatuto Editorial