08h00 - sexta, 16/10/2020

Odemira debateu novos
caminhos da Educação

Odemira debateu novos caminhos da Educação

O processo educativo faz-se com todos, por detrás de um aluno há sempre uma pessoa com interesses e projectos de vida próprios, e a tecnologia é uma nova forma de trabalhar conhecimento e competências: estas são algumas das conclusões do Encontro Anual de Educação 2020, que a Câmara de Odemira promoveu no passado sábado, 10.
A iniciativa, subordinada ao tema "Um (novo) futuro para a Educação" e dinamizada no âmbito do programa ODETE – Odemira Território Educativo, decorreu em formato "misto", com cerca de 250 participantes, entre os quais o secretário de Estado da Educação, João Costa, divididos entre o cine-teatro Camacho Costa e as plataformas virtuais.
"Foi uma jornada de trabalho de cerca de nove horas que permitiu acolher várias perspectivas de como vai evoluir o sistema educativo, durante e pós-pandemia, mas que igualmente permitiu a discussão dos temas que são transversais ao sistema educativo", sintetiza ao "SW" a vereadora Deolinda Seno Luís, que tem o pelouro da Educação na Câmara de Odemira.
De acordo com a eleita, "os contributos deixados" ao longo do encontro "apontam para pistas conducentes a 'novos caminhos para a Educação no concelho de Odemira', numa perspectiva de melhoria contínua e de respostas aos desafios que o mundo actual coloca à formação das nossas crianças e jovens".
Nesse sentido, continua Deolinda Seno Luís, "várias constatações saem reforçadas desta partilha de experiências que foi o Encontro Anual de Educação 2020", nomeadamente que "o processo educativo faz-se com todos: pais, professores, auxiliares, alunos, direcção das escolas, tutela, agentes locais e autarquia".
A isto junta-se o facto de um aluno ser também uma pessoa "com ritmos, interesses, predisposição para a aprendizagem e projectos de vida pessoais distintos que importa conhecer e potenciar individualmente", e que a tecnologia pode ser "uma forma de trabalhar conhecimento e competências, em pé de igualdade com outros recursos que não devem ser abandonados, porque ambientes educativos ricos são ambientes diversificados quanto ao uso de recursos e estratégias", acrescenta a vereadora.
Os participantes no encontro concluíram ainda haver necessidade de as lideranças terem "de ser ouvidoras", "servidoras", "democráticas" e "disponíveis para aceitar outros níveis de poder dentro e fora da escola, harmonizando o contributo de todos os agentes e fazendo todos sentir que fazem parte do processo".
A par disto, a inovação "só faz sentido se acrescentar e facilitar os resultados desejados", uma vez que "antigas metodologias podem continuar a ser eficazes, dependendo dos contextos".
Deolinda Seno Luís destaca ainda a necessidade de as famílias precisarem "de conhecer mais e melhor a Escola e a Escola de ser também ela receptiva à sua participação, acompanhando esse esforço", assim como de o processo educativo ser "presencial por excelência", pois "só nesta interacção pessoal atinge a sua eficácia plena e permite alcançar os resultados pretendidos".
"O recurso a métodos de ensino remotos de emergência/ensino à distância devem ser remetidos para situações de absoluta necessidade e excepcionalidade", advoga a vereadora.
Finalmente, do encontro resultou a percepção, entre todos, de que "a inclusão e a equidade são pressupostos absolutos e universais para um ensino democrático e humanista", conclui Deolinda Seno Luís.


Notícias Relacionadas

COMENTÁRIOS

* O endereço de email não será publicado

07h00 - sexta, 27/11/2020
Factura electrónica
da água em Alcácer
A Câmara de Alcácer do Sal vai facultar aos seus munícipes a possibilidade de receberem, gratuitamente, a factura da água, saneamento e resíduos urbanos em formato digital.
07h00 - sexta, 27/11/2020
Concerto em Alcácer
em memória de Amália
Alcácer do Sal assinala nesta sexta-feira, 27, o centenário da fadista Amália Rodrigues com um concerto do Ensemble Vox Angelis, intitulado "Centenário de Amália Rodrigues: Uma História de Vida", agendado para as 20h00 no Auditório Municipal.
07h00 - quarta, 25/11/2020
Exposição de azulejaria
em Alcácer do Sal
O Museu Municipal Pedro Nunes, em Alcácer do Sal, tem patente até ao dia 4 de Dezembro uma exposição de azulejaria, intitulada "À descoberta das reservas do Museu Municipal Pedro Nunes-A Azulejaria do Século XVII".
07h00 - sexta, 20/11/2020
Câmara Municipal lança
"Alcácer à sua Mesa"
A Câmara de Alcácer do Sal vai promover a iniciativa "Alcácer à sua Mesa", que visa apoiar os restaurantes do concelho através da entrega ao domicílio das suas refeições nos fins-de-semana em que vigorar o recolher obrigatório a partir das 13h00.
07h00 - quinta, 19/11/2020
Melhores condições para
visitas no Centro
Social de Rio de Moinhos
A Câmara de Alcácer do Sal colocou uma divisória em acrílico numa das salas do Centro Social de Rio de Moinhos, no sentido de criar todas as condições de segurança para visitas na instituição mesmo neste tempo de pandemia.

Data: 27/11/2020
Edição n.º:

Contactos - Publicidade - Estatuto Editorial