07h00 - sexta, 30/10/2020

LPN alerta para
"falhas graves"
no Parque Natural

LPN alerta para "falhas graves" no Parque Natural

A Liga para a Protecção da Natureza (LPN) alerta para aquilo que chama de "falhas graves" na gestão do Parque Natural do Sudoeste Alentejano e Costa Vicentina (PNSACV), garantindo que "formas de vida que resistiram durante milhões de anos no Sudoeste Alentejano e Costa Vicentina encontram-se mais ameaçadas do que nunca".
Tal como "SW" conta na edição desta sexta-feira, 30, a LPN argumenta que "o aumento da área agrícola, notório nas estufas e culturas cobertas que ocupam grandes extensões no PNSACV, tem suscitado preocupação com a conservação dos valores naturais" locais.
A LPN acrescenta ainda que "foram já identificados oficialmente vários incumprimentos das regras previstas no Plano de Ordenamento [do PNSACV], como a falta de implementação dos sistemas de monitorização da qualidade das águas subterrâneas e do solo, a falta de monitorização do estado das espécies e habitats, a cartografia e informação geográfica pública sobre as espécies, habitats e actividade agrícola na zona do Perímetro de Rega do Mira, e ainda a ausência dos Planos de Gestão no âmbito da Rede Natura 2000".
"A legislação relativa às medidas de monitorização necessárias no Sudoeste Alentejano não foi até agora cumprida. É urgente a implementação séria da lei de forma a garantir que os valores naturais únicos desta zona não serão destruídos", vinca o presidente da LPN.
Jorge Palmeirim acrescenta não ser "concebível o aumento da área de exploração agrícola sem monitorização do actual impacto desta actividade".
"Se não se conseguir assegurar a correcta aplicação das medidas de gestão, não prevejo futuro para o Parque Natural do Sudoeste Alentejano e Costa Vicentina", sublinha este responsável.


COMENTÁRIOS

* O endereço de email não será publicado

14h06 - sexta, 10/01/2025
Desagregação das freguesias de Bicos, Colos e Vale de Santiago avança
A desagregação das freguesias de Bicos, Colos e Vale de Santiago, no concelho de Odemira, está prevista na proposta conjunta para a reversão das freguesias agregadas em 2013 aprovada, na quarta-feira, 8, no Parlamento.
07h00 - sexta, 10/01/2025
Associação GUARDIÃO fez 14
salvamentos nas praias de Odemira
Os elementos da GUARDIÃO – Associação de Nadadores Salvadores do Concelho de Odemira realizaram um total de 14 salvamentos, sem que tenha havido vítimas mortais, nas oito zonas balneares do município que vigiaram no verão de 2024.
07h00 - sexta, 10/01/2025
ULSLA recebeu
oito novos médicos
internos
A Unidade Local de Saúde do Litoral Alentejano (ULSLA) conta, desde a semana pas-sada, com oito novos médicos internos, que vão continuar a sua formação geral e/ou es-pecialista na instituição ao longo deste ano.
07h00 - sexta, 10/01/2025
Operadora Meo
tem nova loja na
vila de Odemira
A empresa de comunicações Meo conta, desde o passado mês de dezembro, com um anova loja em Odemira, que apresenta "um novo conceito de proximidade, sem barreiras físicas entre os clientes e os profissionais de atendimento".
07h00 - quinta, 09/01/2025
Ministério Público instaura inquérito ao acidente dos Bombeiros de Odemira
O Ministério Público (MP) já instaurou um inquérito ao acidente que envolveu uma viatura dos bombeiros de Odemira e causou a morte a um dos elementos daquela corporação, indicou nesta quarta-feira, 8, a Procuradoria-Geral da República (PGR).

Data: 10/01/2025
Edição n.º:

Contactos - Publicidade - Estatuto Editorial