07h00 - quinta, 03/12/2020

Aguardente de S. Teotónio
é a melhor de Portugal

Aguardente de S. Teotónio é a melhor de Portugal

E a melhor aguardente do país é a… "Medronho Original", produzida pela empresa Júnior Jacques Destiladores, instalada na zona de São Miguel, na freguesia de São Teotónio (concelho de Odemira). A distinção foi atribuída durante o 5º Concurso Nacional de Aguardentes Não-Vínicas, recentemente realizado em Santarém, em que a aguardente de medronho do Alentejo Litoral não recebeu um, mas dois prémios: a "Medalha de Ouro", na competição de aguardentes de medronho, e o prémio "Melhor dos Melhores", que considerou todos os vencedores nas diversas categorias a concurso.
"Obviamente que estamos muito orgulhosos de receber estes prémios. É o resultado de muito trabalho e muita dedicação", reconhece ao "SW" Afonso Pereira, que criou a Júnior Jacques Destiladores em 2015, juntamente com Marieke Devillé.
A aposta "na qualidade" na destilação de aguardente tem sido, desde o início, a aposta destes produtores, mas ainda assim as distinções agora recebidas não deixaram de ser, em parte, uma surpresa. "O mais surpreendente foi ganharmos a medalha de 'Melhor dos Melhores'. Isso foi surpreendente e um reconhecimento da qualidade do nosso produto", diz Afonso Pereira.
Este produtor admite que os dois prémios recebidos podem ajudar a marcar a crescer, sobretudo no mercado nacional. "Sem dúvida que estes prémios nos dá projecção a nível nacional e reconhecimento junto de alguns dos nossos clientes internacionais. Com certeza que é uma grande mais-valia para a marca e para o nosso projecto. E também ajuda ao reconhecimento da fileira do medronho", frisa.

Destilados de alta qualidade
A Júnior Jacques Destiladores está instada no lugar do Sobral, em São Miguel, na freguesia de São Teotónio e foi criada há cinco anos por Afonso Pereira e Marieke Devillépara produzir "destilados de alta qualidade".
O nome é uma "homenagem sentida"aos seus avós, Albano Pereira Júnior e Jacques Joaquim Guedes, de quem herdaram, "por um lado, o gosto pela arte da alquimia e, por outro lado, o gosto pela arte do bem-viver, do companheirismo e da amizade".
Desde então a Júnior Jacques Destiladores tem vindo a crescer, produzindo em média 1.600 litros de aguardente de medronho por ano, que comercializa nas variantes "Original" e "Smooth 42". Grande parte da produção é vendida directamente na destilaria, mas também em lojas e hotéis da região.
A par disso, a marca é distribuída no Algarve pela Garrafeira Soares, além de marcar presença em algumas lojas e restaurantes na zona de Lisboa, mas algo ainda "muito residual".
"Continuamos a ser os nossos principais vendedores. Na destilaria vendemos cerca de 60% da produção e o restante através da distribuição", adianta Afonso Pereira, destacando o facto de a destilaria contar, desde Março de 2020, com uma loja online (em https://juniorjacques.pt/wp/store/).


COMENTÁRIOS

* O endereço de email não será publicado

07h00 - segunda, 06/02/2023
Câmara de Odemira disponibiliza
mais 25 lotes para habitação jovem
A Câmara de Odemira tem a decorrer, até 28 de julho, o concurso público para a alienação de mais 25 lotes de terreno, destinados à construção de habitação própria e permanente para jovens dos 18 aos 40 anos.
17h58 - domingo, 05/02/2023
Renascente vence
dérbi diante do
Praia de Milfontes
O Renascente de São Teotónio venceu, neste domingo, 5, o Praia de Milfontes, num dérbi do concelho de Odemira que marcou a 19ª jornada do campeonato distrital da 1ª divisão de Beja.
07h00 - sexta, 03/02/2023
Biblioteca de Odemira
recebe exposição de
Jorge Serafim
"A palavra não confina" é o título da exposição de artes plásticas da autoria de Jorge Serafim que vai estar patente ao público na Biblioteca Municipal José Saramago, em Odemira, a partir desta sexta-feira, 3.
07h00 - sexta, 03/02/2023
Câmara de Odemira cede habitações para profissionais de saúde
Os presidentes da Câmara de Odemira e da Unidade Local de Saúde do Litoral Alentejano (ULSLA), Hélder Guerreiro e Catarina Filipe, respetivamente, assinaram na quarta-feira, 1, um acordo visando a cedência de dois imóveis municipais para alojar profissionais de saúde que trabalhem neste concelho.
18h00 - quarta, 01/02/2023
Jovem detido por
tráfico de estupefacientes
em Odemira
A GNR deteve, na terça-feira, 31 de janeiro, um homem com 21 anos por alegada prática do crime de tráfico de estupefacientes no concelho de Odemira.

Data: 27/01/2023
Edição n.º:

Contactos - Publicidade - Estatuto Editorial