08h00 - terça, 12/01/2021

Pedro Mestre e Luís Baldão
em prova de desafio na RTP

Pedro Mestre e Luís Baldão em prova de desafio na RTP

A dupla de cantadores Pedro Mestre e Luís Baldão, em representação do Centro de Valorização da Viola Campaniça e do Cante de Improviso, de São Martinho das Amoreiras (Odemira), participa nesta terça-feira, 12, nas meias-finais do concurso "Cantares ao Desafio", que se realiza no programa televisivo "Praça da Alegria", da RTP.
Segundo a Câmara de Odemira, os cantadores "vão mostrar o cante ao despique e ao baldão, práticas de improviso do Baixo Alentejo", num concurso que "convida os telespectadores a participarem numa competição de desgarrada, ao vivo, durante a emissão do programa".
O desafio tem como "mentores" Augusto Canário e Cristiana Sá, sendo que, segundo a autarquia, a participação dos cantadores Pedro Mestre e Luís Baldão na iniciativa "é mais uma forma de divulgar uma tradição muito forte" da região e "dar visibilidade ao trabalho desenvolvido pelo Centro de Valorização da Viola Campaniça e do Cante de Improviso".
Recorde-se que o cante ao despique e baldão é uma forma de cantar totalmente de improviso e ao desafio que se cantava em todo o Baixo Alentejo, nomeadamente nos concelhos de Odemira, Ourique, Castro Verde e Almodôvar.
O cante a despique surgiu em primeiro lugar, sendo comum em todas as feiras e romarias do Baixo Alentejo, onde os cantadores afamados acorriam e onde era normal "acertarem as contas" que tinham ficado pendentes da feira anterior.
Derivado à "rigidez do despique" procurou-se arranjar uma forma de cantar ao desafio mais solta, mais "à balda", e surgiu assim o cante ao baldão, que apesar de possuir uma estrutura fixa não obedece a ponto.
O Centro de Valorização da Viola Campaniça e do Cante de Improviso resulta de um consórcio entre a Câmara de Odemira, Junta de Freguesia de São Martinho das Amoreiras, Casa do Povo de São Martinho das Amoreiras e Associação para o Desenvolvimento de Amoreiras-Gare.


COMENTÁRIOS

* O endereço de email não será publicado

07h00 - quinta, 15/04/2021
Junta de São Teotónio defende
sustentabilidade da caça
A Junta de São Teotónio está a preparar um conjunto de medidas de apoio para permitir a sustentabilidade da atividade cinegética nesta freguesia do concelho de Odemira.
07h00 - quarta, 14/04/2021
Dona do Zmar está insolvente,
mas unidade turística vai reabrir
A declaração de insolvência da empresa responsável pelo Zmar – Eco Camping Resort não coloca em risco de encerramento este complexo turístico em Odemira (Beja), que prevê reabrir "muito em breve", disse fonte do empreendimento.
07h00 - terça, 13/04/2021
AFBeja retoma
campeonatos distritais
no mês de maio
A Associação de Futebol de Beja (AFBeja) já tem preparada a retoma dos campeonatos distritais da 1ª e da 2ª divisão, assim como de sub-23 e de futsal, para concluir a época desportiva de 2020-2021.
07h00 - terça, 13/04/2021
Criminalidade aumentou no Litoral Alentejano em 2020
A criminalidade aumentou em 2020 no Alentejo Litoral, com mais uma centena de crimes participados face ao ano anterior.
07h00 - segunda, 12/04/2021
Associações da freguesia
de São Teotónio ganham
novas instalações
A Junta de São Teotónio, no concelho de Odemira, acaba de criar o Centro de Associações Locais de São Teotónio (CALST), que visa dar uma resposta às coletividades da freguesia que não dispõem de uma sede social ou de um local físico próprio.

Data: 09/04/2021
Edição n.º:

Contactos - Publicidade - Estatuto Editorial