08h00 - terça, 12/01/2021

Pedro Mestre e Luís Baldão
em prova de desafio na RTP

Pedro Mestre e Luís Baldão em prova de desafio na RTP

A dupla de cantadores Pedro Mestre e Luís Baldão, em representação do Centro de Valorização da Viola Campaniça e do Cante de Improviso, de São Martinho das Amoreiras (Odemira), participa nesta terça-feira, 12, nas meias-finais do concurso "Cantares ao Desafio", que se realiza no programa televisivo "Praça da Alegria", da RTP.
Segundo a Câmara de Odemira, os cantadores "vão mostrar o cante ao despique e ao baldão, práticas de improviso do Baixo Alentejo", num concurso que "convida os telespectadores a participarem numa competição de desgarrada, ao vivo, durante a emissão do programa".
O desafio tem como "mentores" Augusto Canário e Cristiana Sá, sendo que, segundo a autarquia, a participação dos cantadores Pedro Mestre e Luís Baldão na iniciativa "é mais uma forma de divulgar uma tradição muito forte" da região e "dar visibilidade ao trabalho desenvolvido pelo Centro de Valorização da Viola Campaniça e do Cante de Improviso".
Recorde-se que o cante ao despique e baldão é uma forma de cantar totalmente de improviso e ao desafio que se cantava em todo o Baixo Alentejo, nomeadamente nos concelhos de Odemira, Ourique, Castro Verde e Almodôvar.
O cante a despique surgiu em primeiro lugar, sendo comum em todas as feiras e romarias do Baixo Alentejo, onde os cantadores afamados acorriam e onde era normal "acertarem as contas" que tinham ficado pendentes da feira anterior.
Derivado à "rigidez do despique" procurou-se arranjar uma forma de cantar ao desafio mais solta, mais "à balda", e surgiu assim o cante ao baldão, que apesar de possuir uma estrutura fixa não obedece a ponto.
O Centro de Valorização da Viola Campaniça e do Cante de Improviso resulta de um consórcio entre a Câmara de Odemira, Junta de Freguesia de São Martinho das Amoreiras, Casa do Povo de São Martinho das Amoreiras e Associação para o Desenvolvimento de Amoreiras-Gare.


COMENTÁRIOS

* O endereço de email não será publicado

07h00 - segunda, 08/03/2021
Câmara de Odemira oferece novas viaturas a bombeiros
A Câmara de Odemira formaliza nesta segunda-feira, 8, a oferta de novas viaturas e a atribuição de apoio financeiro às duas corporações de bombeiros do concelho, num investimento total avaliado em 120 mil euros.
07h00 - sexta, 05/03/2021
Parceria entre CM Odemira e CTT para apoiar PME's
A Câmara de Odemira e a empresa CTT – Correios de Portugal acabam de estabelecer uma parceria, no sentido de apoiar as pequenas e médias empresas (PME's) do concelho "na adopção rápida e eficaz de novos canais de venda digitais como alternativa aos canais de vendas tradicionais".
07h00 - quinta, 04/03/2021
Câmara de Odemira assinala Dia da Protecção Civil
A Câmara de Odemira vai assinalar, ao longo deste mês de Março, o Dia Internacional da Protecção Civil, comemorado em Portugal a 1 de Março, com uma série de iniciativas ligadas a esta área.
07h00 - quinta, 04/03/2021
CM Odemira distinguida como
"Município Amigo do Desporto"
A Câmara de Odemira foi distinguida com o galardão de "Município Amigo do Desporto", atribuído pela plataforma Cidade Social com o apoio da Secretaria de Estado da Juventude e do Desporto.
07h00 - quinta, 04/03/2021
Formação sobre
saúde mental no desporto
em Odemira
"Saúde Mental no Desporto" é o tema da acção de formação que a Câmara de Odemira promove nesta quinta e sexta-feira, dias 4 e 5 de Março, a segundo no âmbito do Ciclo de Formação Desportiva previsto para este ano de 2021.

Data: 26/02/2021
Edição n.º:

Contactos - Publicidade - Estatuto Editorial