16h19 - quinta, 18/02/2021

Covid: Surto no lar de
S. Martinho das Amoreiras
causa três mortes

Covid: Surto no lar de S. Martinho das Amoreiras causa três mortes

O surto de Covid-19 no lar da Casa do Povo de São Martinho das Amoreiras, em Odemira, já provocou a morte a três idosos, estando 22 utentes e sete funcionárias infectados, confirmou esta quinta-feira, 18, o presidente da instituição.
Em declarações ao "SW", o presidente da Casa do Povo de São Martinho das Amoreiras, Manuel Loução, disse haver "três fatalidades a lamentar" entre os 25 utentes infectados.
Os três óbitos ocorreram quando os três idosos, dois homens e uma mulher, "já estavam internados no Hospital José Joaquim Fernandes, em Beja", disse.
De acordo com este responsável, um dos utentes que faleceu fazia parte do grupo de sete idosos que, a 8 de Fevereiro, foi transferido para a Estrutura de Apoio de Retaguarda (EAR) instalada na Base Aérea n.º 11, em Beja.
"Os outros dois óbitos, um senhor e uma senhora, estavam no nosso lar antes de serem internados em Beja", acrescentou.
O surto na estrutura residencial para pessoas idosas (ERPI) da Casa do Povo de São Martinho das Amoreiras, no concelho de Odemira, distrito de Beja, foi detectado a 28 de Janeiro.
Na altura foram identificados 24 casos de Covid-19, 17 entre os utentes e mais sete funcionárias.
O facto de a unidade se encontrar "em obras" levou a que as autoridades de saúde determinassem que sete dos utentes infetados, quatro homens e três mulheres, fossem transferidos a 8 de Fevereiro para EAR na Base Aérea de Beja, onde actualmente ainda se encontram cinco idosos.
De momento, a ERPI de São Martinho das Amoreiras tem 22 utentes infectados com Covid-19 e um com resultado negativo.
Entre as 29 colaboradoras que fazem parte do quadro de pessoal do lar encontram-se infectadas sete.
Manuel Loução revelou ainda que os utentes e colaboradores da instituição estão a ser testados à Covid-19 novamente "nos dias de hoje e amanhã".
"Esperamos que o número de casos positivos venha a baixar", disse.


COMENTÁRIOS

* O endereço de email não será publicado

07h00 - quinta, 15/04/2021
Junta de São Teotónio defende
sustentabilidade da caça
A Junta de São Teotónio está a preparar um conjunto de medidas de apoio para permitir a sustentabilidade da atividade cinegética nesta freguesia do concelho de Odemira.
07h00 - quarta, 14/04/2021
Dona do Zmar está insolvente,
mas unidade turística vai reabrir
A declaração de insolvência da empresa responsável pelo Zmar – Eco Camping Resort não coloca em risco de encerramento este complexo turístico em Odemira (Beja), que prevê reabrir "muito em breve", disse fonte do empreendimento.
07h00 - terça, 13/04/2021
AFBeja retoma
campeonatos distritais
no mês de maio
A Associação de Futebol de Beja (AFBeja) já tem preparada a retoma dos campeonatos distritais da 1ª e da 2ª divisão, assim como de sub-23 e de futsal, para concluir a época desportiva de 2020-2021.
07h00 - terça, 13/04/2021
Criminalidade aumentou no Litoral Alentejano em 2020
A criminalidade aumentou em 2020 no Alentejo Litoral, com mais uma centena de crimes participados face ao ano anterior.
07h00 - segunda, 12/04/2021
Associações da freguesia
de São Teotónio ganham
novas instalações
A Junta de São Teotónio, no concelho de Odemira, acaba de criar o Centro de Associações Locais de São Teotónio (CALST), que visa dar uma resposta às coletividades da freguesia que não dispõem de uma sede social ou de um local físico próprio.

Data: 09/04/2021
Edição n.º:

Contactos - Publicidade - Estatuto Editorial