07h00 - segunda, 01/03/2021

Cine-teatro de Ermidas
vai ser requalificado

Cine-teatro de Ermidas vai ser requalificado

A Câmara de Santiago do Cacém e o Grémio Ermidense 1º de Agosto, de Ermidas-Sado, estabeleceram na passada semana um protocolo visando a transformação do Cine-teatro Vitória em centro cultural multiusos, investimento a rondar os 1,4 milhões de euros.
Em comunicado, a autarquia revela que já conclui o projecto de recuperação do imóvel, que será candidatado a fundos comunitários, tendo também já preparados os concursos públicos.
Para o presidente da Câmara de Santiago do Cacém, o acordo agora estabelecido "é mais um passo para a concretização de um objectivo comum, a recuperação do Cine-teatro Vitória".
"Este é o edifício mais emblemático da freguesia de Ermidas-Sado por onde passaram muitas gerações de ermidenses, por isso, tem uma identidade que é importante recuperar", acrescenta Álvaro Beijinha, citado no comunicado.
Já o presidente da direcção do Grémio Ermidense 1º de Agosto, também citado no comunicado, salienta que a assinatura deste acordo com a Câmara Municipal resulta da "relação estreita" que as duas entidades mantém "desde 2015", no sentido de encontrar "uma resposta que tornasse possível a recuperação daquele edifício".
"Foi possível chegar a este acordo de cooperação sendo este um dia histórico rumo ao dia, que será apoteótico, quando pudermos abrir as portas à comunidade de um espaço que será de fruição, de informação e de cultura, mas também de afirmação das comunidades", reforçou Arnaldo Frade.
Concretizado o acordo, o presidente da Câmara de Santiago do Cacém espera que a candidatura do projecto a fundos comunitários "seja aprovada".
"Temos todas as expectativas que assim seja, porque se trata de uma verba que está contratualizada no âmbito do Pacto Territorial para a Comunidade Intermunicipal do Litoral Alentejano para o Município de Santiago do Cacém", justifica Álvaro Beijinha.
O autarca acrescenta que no âmbito da mesma candidatura, a Câmara de Santiago do Cacém vai igualmente apresentar o projecto de recuperação do Cinema de Alvalade, com o concurso a ser lançado no valor de um milhão de euros.
Depois das obras, continua Beijinha, o município será "o grande dinamizador da oferta cultural" do futuro Centro Cultural.
"Mas queremos que o Grémio e outras associações da freguesia, no fundo, toda a comunidade, possam também ser um factor de dinamização do futuro Centro Cultural Multiusos de Ermidas-Sado, que vai ser um espaço de oferta cultural à população, e esperamos que impulsione as gerações mais novas", conclui.


COMENTÁRIOS

* O endereço de email não será publicado

07h00 - quinta, 08/04/2021
HLA tem dois novos postos
de carregamento elétrico
O Hospital do Litoral Alentejano (HLA), em Santiago do Cacém, disponibiliza, desde esta quarta-feira, 7 de abril, dois novos postos de carregamento duplos para viaturas elétricas.
07h00 - quinta, 08/04/2021
PEV questiona Governo sobre
central solar em Santiago
O partido ecologista "Os Verdes" (PEV) questionou no Parlamento o Governo, através do Ministério do Ambiente e da Ação Climática, a pretensão de instalar uma central fotovoltaica em Vale de Água, no concelho de Santiago do Cacém.
07h00 - quarta, 07/04/2021
Higienização de
contentores em Santiago
A Câmara de Santiago do Cacém iniciou, no final de março, uma nova ação de higienização dos contentores de resíduos urbanos indiferenciados, abrangendo um total de 1872 contentores de superfície.
07h00 - terça, 30/03/2021
Altice Portugal nega
acusações do autarca
de Santiago do Cacém
A Altice Portugal veio a público manifestar a sua "surpresa e perplexidade" perante as acusações do presidente da Câmara de Santiago do Cacém, Álvaro Beijinha, que criticou a empresa pela falta de cobertura de rede de internet e telemóvel em vários pontos do concelho.
07h00 - segunda, 29/03/2021
PCP preocupado com fecho de
Unidade de Convalescença do HLA
A Direção da Organização Regional do Litoral Alentejano (DORLA) do PCP veio a público manifestar a sua "preocupação" face ao encerramento da Unidade de Convalescença do Hospital do Litoral Alentejano, em Santiago do Cacém.

Data: 09/04/2021
Edição n.º:

Contactos - Publicidade - Estatuto Editorial