07h00 - quinta, 22/07/2021

Porto de Sines cresceu
mais de 23% até junho

Porto de Sines cresceu mais de 23% até junho

O Porto de Sines registou, no primeiro semestre de 2021, uma movimentação acumulada de 24 milhões de toneladas, o que representa um crescimento homólogo de 23,8%.
Em comunicado, a Administração do Porto de Sines (APS) destaca que "esta evolução positiva deve ser associada à flexibilidade e resiliência de toda a comunidade portuária de Sines que, em contexto pandémico, manteve as cadeias de abastecimento e continuou a responder às necessidades do mercado".
A APS acrescenta que "a contribuir para esta evolução, os granéis líquidos, onde se incluí o crude, os refinados e o gás natural, registam um crescimento de 28,6% face ao mesmo período do ano transato e acumulam 12,6 milhões de toneladas movimentadas, um acréscimo de 2,8 milhões de toneladas".
A mesma fonte sublinha que, "neste segmento, com especial destaque para as ramas e refinados, constata-se um aumento de 27% nas importações de petróleo e de 16% na movimentação de produtos petrolíferos em comparação com período homologo pré-pandemia", o que revela "a notável recuperação económica do Porto de Sines em contexto do levantamento das restrições impostas pela situação da pandemia Covid-19".
De acordo com a APS, no segmento de carga geral também se registou "um crescimento significativo", de 21,2% face a 2020, "e um total de 11,2 milhões de toneladas movimentadas".
"A carga contentorizada, um dos principais segmentos de carga no Porto de Sines, continua a demonstrar a sua dinâmica e a consolidar a sua posição, atingindo um total de 904.910 TEU movimentados e um crescimento de 22,5% face ao mesmo período do ano transato", nota a APS.
O comunicado adianta ainda que o Porto de Sines também registou nos primeiros seis meses do ano "um acréscimo de 1% no número de escalas", num total de 988 navios.
"O Porto de Sines apresenta, assim, valores que permitem consolidar a antecipação de mais um ano positivo", conclui a APS.


COMENTÁRIOS

* O endereço de email não será publicado

07h00 - sexta, 24/09/2021
Concelho de Odemira vai
escolher novos autarcas
Está a chegar ao fim o ciclo de José Alberto Guerreiro à frente dos destinos da Câmara de Odemira.
07h00 - quinta, 23/09/2021
Câmara de Odemira abre
candidaturas para bolsas de estudo
A Câmara de Odemira tem abertas, até 15 de outubro, a fase de candidaturas às bolsas de estudo para o ensino secundário e superior para os alunos do concelho.
07h00 - quinta, 23/09/2021
Projeto da Junta
de São Luís apoiado
pelo Fundo Ambiental
Um projeto da Junta de Freguesia de São Luís, no concelho de Odemira, está entre os 19 que vão ser apoiados em todo o país pelo Fundo Ambiental, no âmbito do aviso "JUNTAr+", que visa a promoção de projetos de economia circular.
07h00 - terça, 21/09/2021
Câmara de Odemira retoma
programa "Viver Ativo"
A Câmara de Odemira retoma nesta terça-feira, 21, as aulas do "Viver Ativo", programa municipal de desporto para seniores que visa promover "a melhoria da qualidade de vida e bem-estar da população sénior do concelho".
07h00 - segunda, 20/09/2021
TAIPA lança projeto para reduzir
"impacto psicológico" da pandemia
A cooperativa Taipa, com sede em Odemira, está a dinamizar um projeto-piloto para prevenir e reduzir o "impacto psicológico" da pandemia de covid-19 entre a população do concelho, foi hoje anunciado.

Data: 17/09/2021
Edição n.º:

Contactos - Publicidade - Estatuto Editorial