07h00 - quarta, 06/10/2021

Odemira recebe exposição
"Saramago Mediterrâneo"

Odemira recebe exposição "Saramago Mediterrâneo"

O espaço CRIAR, em Odemira, tem patente até ao dia 16 de novembro a exposição de artes plásticas "Saramago Mediterrâneo", que homenageia o falecido escritor e que integra a programação de 2021 do festival "Sete Sóis Sete Luas".
Segundo a Câmara de Odemira, "Saramago Mediterrâneo" é uma exposição internacional itinerante dedicada a José Saramago e ao romance Ensaio Sobre a Cegueira.
A mostra conta com a participação de 41 artistas de vários países da rede "Sete Sóis Sete Luas" (Marrocos, Cabo Verde, Portugal, Itália, Espanha, França) que colaboraram com o festival durante os seus 29 anos de existência.
A Câmara de Odemira frisa que, para a organização do certame, esta exposição "partiu do sentimento que liga o festival ao grande escritor português e é uma homenagem ao seu pensamento, às suas ideias, à sua poética".
Nesse sentido, foi pedido a pintores, escultores e fotógrafos dos vários países da rede cultural "que criassem uma obra inspirada em Saramago e, de modo especial, no seu romance Ensaio sobre a Cegueira, que se tornou ainda mais atual com o aparecimento nas nossas vidas da emergência originada pela Covid-19".
"A cegueira de que fala Saramago é uma epidemia contagiosa, um beco sem saída, e nas entrelinhas é revelada uma análise bem lúcida acerca da natureza humana, que nos parece falar sobre nós próprios", frisa a organização do "Sete Sóis Sete Luas".
Recorde-se que este festival tem uma "ligação especial" com José Saramago, que remonta a 1992, altura em que o escritor cedeu a um grupo de jovens estudantes os direitos da edição italiana do livro O ano de 1993.
Desde esse momento, e até à sua morte, Saramago foi o presidente honorário do festival, sendo o próprio nome do festival tirado de um de seus romances, Memorial do Convento, a partir das personagens Baltazar "Sete Sóis" e Blimunda "Sete Luas".


COMENTÁRIOS

* O endereço de email não será publicado

07h00 - quarta, 08/12/2021
PSD aprova listas
de candidatos para
as Legislativas 2022
As listas do PSD para as próximas eleições legislativas, agendadas para o dia 30 de Janeiro, foram aprovadas nesta terça-feira, 7, numa reunião do Conselho Nacional do partido realizada em Évora.
11h00 - segunda, 06/12/2021
Autarca de Odemira integra
direção da ANA do PS
O presidente da Câmara de Odemira, Hélder Guerreiro, integra a nova direção Associação Nacional de Autarcas (ANA) do PS, eleita no passado sábado, 4, em Lisboa.
07h00 - segunda, 06/12/2021
Pescadores de Odemira
integram Seleção Nacional
que vai ao Mundial
Três atletas do concelho de Odemira vão integrar a Seleção Nacional de Masters Surf Casting que marcará presença no Mundial de Pesca Desportiva de Masters – Mar, a decorrer em Hammamet (Tunísia), entre os dias 11 e 18 de dezembro.
12h31 - sexta, 03/12/2021
Detido pela
GNR em Odemira
por tráfico de droga
A GNR deteve, na passada terça-feira, 30 de novembro, um homem de 20 anos por suspeitas da prática do crime de tráfico de estupefacientes no concelho de Odemira.
07h00 - sexta, 03/12/2021
Odemira incentiva compras
no comércio local no Natal
Apoiar os pequenos comércios do concelho é o grande objetivo da campanha "Natal é no Comércio Local", que a Câmara de Odemira está a promover em parceria com cerca de 160 comerciantes das 13 freguesias do concelho.

Data: 26/11/2021
Edição n.º:

Contactos - Publicidade - Estatuto Editorial