06h00 - segunda, 18/10/2021

Odemira discutiu estratégia
de habitação com o Governo

Odemira discutiu estratégia de habitação com o Governo

A futura Estratégia Local de Habitação (ELH) de Odemira esteve em discussão, na passada semana, entre o presidente da Câmara Municipal e a secretária de Estado da Habitação, Marina Gonçalves.
Em comunicado, a autarquia odemirense revela que a reunião "incidiu sobre duas questões fundamentais e prioritárias para Odemira", nomeadamente "o desafio de fixação de jovens no território e a concretização das soluções previstas para a Área de Fracionamento Ilegal da Propriedade Rústica (AFIRP) de Vila Nova de Milfontes".
Segundo a mesma fonte, a fixação e/ou atração de população jovem, "fundamentalmente qualificada e associada às indústrias criativas, é um fator decisivo para o rejuvenescimento populacional, para a dinamização e diversificação do tecido económico, e de garantia da sustentabilidade demográfica do território".
Já a AFIRP de Vila Nova de Milfontes, que abrange uma área de 1.289 hectares, "pretende constituir-se como uma oportunidade de qualificar a funcionalidade, a vivência e a imagem da zona, cujas características implicam consequências ambientais, sociais e económicas", acrescenta a mesma fonte.
A Câmara de Odemira explica que a sua ELH identifica "as carências habitacionais, quantitativas e qualitativas" do concelho, "bem como as suas dinâmicas de evolução, com vista a assegurar respostas apropriadas no âmbito das políticas municipais ou intermunicipais ou, ainda, no quadro de programas nacionais".
"Trata-se de um instrumento de caráter estratégico e de âmbito municipal, articulado com o Plano Diretor Municipal, com as estratégias para as Áreas de Reabilitação Urbana e com os demais planos territoriais e/ou especiais com incidência na habitação ou na reabilitação urbana", conclui a autarquia.


COMENTÁRIOS

* O endereço de email não será publicado

07h00 - quarta, 19/01/2022
Autarca de Odemira aponta desafios
regionais e nacionais para 2022
O presidente da Câmara de Odemira espera que 2022 seja "um bom ano" a nível regional, devido à "construção" do novo programa operacional que vai suceder ao Alentejo 2020, atualmente em vigor.
17h05 - terça, 18/01/2022
Golfinho resgatado
na praia do Brejo
Largo (Odemira)
Um golfinho juvenil da espécie "boto" foi resgatado nesta terça-feira, 18, pelas autoridades, depois de ter arrojado na praia de Brejo do Largo, no concelho de Odemira.
07h00 - terça, 18/01/2022
Benjamins do Odemirense:
uma equipa cheia de "fair play"
Dia 13 de novembro de 2021, Estádio Municipal de Castro Verde: na partida entre FC Castrense e Odemirense no escalão de Benjamins, o árbitro marcou (erradamente) uma falta favorável à turma do Alentejo Litoral.
07h00 - terça, 18/01/2022
Autarca de Odemira
reuniu com o STAL
O presidente da Câmara de Odemira, o socialista Hélder Guerreiro, reuniu, na passada semana com representantes da direção regional de Beja do Sindicato Nacional dos Trabalhadores da Administração Local e Regional, Empresas Públicas, Concessionárias e Afins (STAL).
07h00 - segunda, 17/01/2022
DECO promove
sessões de atendimento
em Odemira
Esclarecer dúvidas sobre os direitos do consumidor em diversas áreas é o grande objetivo das sessões gratuitas de atendimento que a DECO – Associação Portuguesa para a Defesa do Consumidor vai continuar a promover em 2022, mensalmente, em Odemira.

Data: 14/01/2022
Edição n.º:

Contactos - Publicidade - Estatuto Editorial