07h00 - terça, 16/11/2021

Pescador de Santa Clara
é campeão nacional

Pescador de Santa Clara é campeão nacional

O pescador Mauro Silva, natural de Santa Clara-a-Velha, no concelho de Odemira, conquistou, juntamente com o mourense Ruben Santos, o título de campeão nacional de pesca ao achigã desde embarcação de 2021.
O campeonato nacional contou com seis provas, que se realizaram nas barragens do Alqueva, do Sabor e do Cabril, tendo a dupla, que representa a secção de pesca desportiva da Associação de Moradores do Bairro dos Bombeiros, de Castro Verde, subido ao lugar mais alto do pódio, depois de nos últimos dois anos ter sido vice-campeã nacional.
"Era uma conquista pela qual já vínhamos a lutar há algum tempo. Tínhamos isto como objetivo e conseguimos", confidencia ao "SW" Mauro Silva, de 26 anos.
Na pesca, como em tudo na vida, também a sorte é necessária para qualquer conquista. Mas o título nacional alcançado por Mauro Silva e Ruben Santos deve-se a muito mais do que apenas a uma "pontinha de sorte".
"A sorte faz sempre parte e uma ajuda, se estiver do nosso lado. Mas a dedicação, as horas de treino e o trabalho em equipa faz muita diferença. E foi a junção de tudo isso que nos deu esta vitória", afiança o pescador de Santa Clara-a-Velha.
Foi precisamente na albufeira da barragem que fica junto à localidade onde nasceu que Mauro Silva ganhou a paixão da pesca.
"A primeira vez que pesquei de barco foi com o meu pai, tinha três anos. E a partir daí nunca mais parei! [risos] Desde então tenho esse 'bichinho' da pesca, que agora ficou mais sério", admite.
Além do título inédito, Mauro Silva e Ruben Santos vão agora representar a Seleção Nacional no Campeonato do Mundo de Pesca ao Achigã desde Embarcação, que se realiza dentro de um ano, em outubro de 2022, em Lake Murray, no estado da Carolina do Sul, nos Estados Unidos da América.
A dupla baixo-alentejana está igualmente apurada para representar Portugal no Campeonato do Mundo de 2023, a realizar no nosso país, em local ainda a designar.
"Estar lá já tem um grande significado. Mas temos o pensamento de que as coisas podem correr bem e fazer lá uma boa marca. Vamos aplicar-nos para tentar representar Portugal ao melhor nível", garante com ambição Mauro Silva.


COMENTÁRIOS

* O endereço de email não será publicado

07h00 - quarta, 24/04/2024
Festejar 50 anos de Abril
no Alentejo Litoral
O "SW" dá-lhe a conhecer as propostas para festejar os 50 anos do 25 de Abril nos con-celhos de Odemira, Sines, Santiago do Cacém, Grândola e Alcácer do Sal.
07h00 - terça, 23/04/2024
Concurso de BD em Odemira sobre
travessia aérea Portugal-Macau
A Câmara de Odemira tem a decorrer, até junho, um concurso de banda desenhada (BD) para assinalar o centenário da primeira travessia aérea entre Portugal e Macau, que partiu de Vila Nova de Milfontes em 1924.
07h00 - segunda, 22/04/2024
Câmara de Odemira faz
investimento na Educação
A Câmara de Odemira tem a decorrer as empreitadas de ampliação do Centro Escolar de São Luis, no valor de quase 2,2 milhões de euros, e do espaço exterior da EB1 de Relíquias, avaliadas em cerca de 166 mil euros, que serão concluídas ate ao final do presente ano letivo.
07h00 - domingo, 21/04/2024
Performance artísticas vai construir
"atlas" do concelho de Odemira
Uma performance artística, criada por Ana Borralho e João Galante, vai juntar, no domingo, cerca de uma centena de pessoas em palco na vila de Odemira, para "construir um atlas da organização social humana" deste concelho.
07h00 - sexta, 19/04/2024
Almograve vai ter novo centro escolar
A Câmara de Odemira vai avançar com a construção de um novo Centro Escolar em Almograve, num investimento avaliado em pouco mais de 2,3 milhões de euros para dar resposta a uma necessidade sentida nesta freguesia do litoral do concelho.

Data: 19/04/2024
Edição n.º:

Contactos - Publicidade - Estatuto Editorial