07h00 - terça, 30/11/2021

Praia de Milfontes
promove direitos
das crianças

Praia de Milfontes promove direitos das crianças

A promoção dos direitos das crianças esteve no "centro" de uma série de iniciativas dinamizadas recentemente pelo Clube Desportivo Praia de Milfontes, por forma a alertar atletas e comunidade em geral para esta temática.
Além de iniciativas junto da comunidade escolar, o clube de Vila Nova de Milfontes dinamizou também uma ação de sensibilização junto dos encarregados de educação dos seus atletas e por último, 20 de novembro, teve lugar um evento no início do jogo de seniores entre o Praia e o FC Pereirense.
"A principal mensagem [transmitida] está ligada naturalmente aos direitos das crianças, trabalhando as suas variantes tendo em conta as características e diferenças culturais e sociais existentes na comunidade", explica ao "SW" o psicólogo Marco Nunes, que trabalha com o clube.
Segundo este responsável, as iniciativas foram desenvolvidas em parceria com a Comissão de Proteção de Crianças e Jovens (CPCJ) de Odemira, o Agrupamento de Escolas de Vila Nova de Milfontes, a TAIPA e o GAVA.
"De referir que este projecto irá servir de base para a candidatura do clube à Bandeira da Ética, atribuída pelo Instituto Português do Desporto e da Juventude", anuncia Marco Nunes.
As iniciativas de promoção dos direitos das crianças decorreram no trabalho que o Praia de Milfontes tem vindo a realizar ao longo dos últimos anos para "alertar e sensibilizar" a comunidade "para temáticas de carácter transversal" a todos, nomeadamente a violência sobre as mulheres, a violência doméstica, o bullying ou a ética desportiva.
"Entendemos que, enquanto instituição, temos a obrigação de promover uma intervenção na nossa comunidade. Não nos podemos isolar nem afastar dos problemas da sociedade, logo, temos o dever de promover o bem-estar em primeiro lugar das nossas crianças e jovens, e também da comunidade", explica o psicólogo Marco Nunes.
Por isso mesmo, continua, "a nossa abordagem ao desporto passa precisamente por promover determinadas temáticas transversais a toda a comunidade/sociedade através do desporto e em especial do futebol".
"Temos a noção do impacto que o futebol tem na sociedade e, desta forma, utilizamos esta influência para chegar a um público mais vasto e variado", sublinha.
O psicólogo acrescenta que, nesta perspetiva, no clube de Vila Nova de Milfontes encara-se o desporto "para além da sua vertente competitiva, assumindo que este deverá ser entendido como um agente aglutinador das diferenças existentes na sociedade".
"O desporto nunca deverá ser um ponto de discórdia ou catalisador de violência", reforla Marco Nunes.
O responsável revela que, no âmbito desta lógica de atuação, o Praia Milfontes criou, há três épocas, "um departamento de formação interna que visa colmatar uma série de necessidades que foram identificadas como prioritárias".
"Para a presente época temos previstos temas como a 'Ética no Desporto', 'Nutrição Desportiva' e o 'Papel dos pais na vida desportiva dos seus filhos'", conclui.


COMENTÁRIOS

* O endereço de email não será publicado

15h09 - segunda, 16/05/2022
Detido por
tráfico de droga
em Odemira
Um homem de 27 anos foi detido, na passada sexta-feira, 13, pela GNR, pela prática do crime de tráfico de estupefacientes no concelho de Odemira e vai aguardar julgamento em prisão preventiva.
07h00 - segunda, 16/05/2022
Integração de migrantes é uma
"necessidade efetiva" em Odemira
A integração de migrantes representa "mais de dois terços" daquilo que é a área de intervenção social da TAIPA no território de Odemira, reconhece ao "SW" a vice-presidente da cooperativa.
07h00 - segunda, 16/05/2022
"Brisas do Atlântico"
regressam a Odemira
no dia 10 de junho
A Câmara de Odemira volta a promover, no próximo dia 10 de junho, as "Brisas do Atlântico", evento desportivo multidisciplinar entre Almograve e Zambujeira do Mar, que regresso em 2022 depois de dois anos de ausência devido à Covid-19.
07h00 - sexta, 13/05/2022
Odemira recebe Encontro
Internacional "7 Sóis 7 Luas"
O concelho de Odemira recebe neste fim-de-semana, dias 13 a 15 de maio, o Encontro Internacional do Festival "7 Sóis 7 Luas", que reunirá 20 delegações de cidades de 10 países, entre Portugal, França, Espanha, Itália, Croácia, Luxemburgo, Cabo Verde, Marrocos, Tunísia e Brasil.
07h00 - sexta, 13/05/2022
Odemira recebe
extensão de festival
de cinema ambiental
O cineteatro Camacho Costa, em Odemira, recebe neste fim-de-semana, 13 a 15 de maio, uma extensão do CINE ECO – Festival Internacional de Cinema Ambiental da Serra da Estrela.

Data: 06/05/2022
Edição n.º:

Contactos - Publicidade - Estatuto Editorial