07h00 - quinta, 02/12/2021

Rota Vicentina
vai formar guias

Rota Vicentina vai formar guias

A Associação Rota Vicentina, com sede em Odemira, acaba de lançar um curso para guias locais, que pretende "capacitar guias turísticos" para a região da costa alentejana e vicentina.
Segundo a associação, a iniciativa inspira-se no "Guia ID" e "nasceu da crescente vontade de qualificar, em especial os mais jovens, para a criação de uma oferta local de serviços de guia que propicie experiências turísticas mais responsáveis, de maior proximidade com as comunidades, de absorção dos valores culturais distintivos da região e com pegadas ambientais reduzidas".
"O objetivo passa também por tornar o território mais resiliente do ponto de vista turístico e reforçar o seu posicionamento como destino de elevada qualidade onde a cultura, a natureza e a atividade socioeconómica estão intimamente interligadas e estruturadas numa oferta genuína, diferenciadora e sustentável", acrescenta a mesma fonte.
A Rota Vicentina explica que o curso será gratuita e terá a duração de 12 dias, decorrendo nos meses de janeiro, fevereiro e março com sessões presenciais e online, assim como saídas de campo, num total de 77 horas "dedicadas à interpretação e valorização do património cultural e natural da costa alentejana e vicentina, bem como da relação com as comunidades locais".
O curso tem apenas 10 vagas e terá cofinanciamento através da EEC – PROVERE e Região de Turismo do Algarve.
No final do curso, o guia terá a oportunidade de apresentar um programa turístico desenhado por si na segunda edição da "Semana ID", evento promovido pela associação na Primavera de 2022.


COMENTÁRIOS

* O endereço de email não será publicado

15h09 - segunda, 16/05/2022
Detido por
tráfico de droga
em Odemira
Um homem de 27 anos foi detido, na passada sexta-feira, 13, pela GNR, pela prática do crime de tráfico de estupefacientes no concelho de Odemira e vai aguardar julgamento em prisão preventiva.
07h00 - segunda, 16/05/2022
Integração de migrantes é uma
"necessidade efetiva" em Odemira
A integração de migrantes representa "mais de dois terços" daquilo que é a área de intervenção social da TAIPA no território de Odemira, reconhece ao "SW" a vice-presidente da cooperativa.
07h00 - segunda, 16/05/2022
"Brisas do Atlântico"
regressam a Odemira
no dia 10 de junho
A Câmara de Odemira volta a promover, no próximo dia 10 de junho, as "Brisas do Atlântico", evento desportivo multidisciplinar entre Almograve e Zambujeira do Mar, que regresso em 2022 depois de dois anos de ausência devido à Covid-19.
07h00 - sexta, 13/05/2022
Odemira recebe Encontro
Internacional "7 Sóis 7 Luas"
O concelho de Odemira recebe neste fim-de-semana, dias 13 a 15 de maio, o Encontro Internacional do Festival "7 Sóis 7 Luas", que reunirá 20 delegações de cidades de 10 países, entre Portugal, França, Espanha, Itália, Croácia, Luxemburgo, Cabo Verde, Marrocos, Tunísia e Brasil.
07h00 - sexta, 13/05/2022
Odemira recebe
extensão de festival
de cinema ambiental
O cineteatro Camacho Costa, em Odemira, recebe neste fim-de-semana, 13 a 15 de maio, uma extensão do CINE ECO – Festival Internacional de Cinema Ambiental da Serra da Estrela.

Data: 06/05/2022
Edição n.º:

Contactos - Publicidade - Estatuto Editorial