07h00 - segunda, 27/12/2021

Reabilitação urbana
avança em São Teotónio

Reabilitação urbana avança em São Teotónio

A Câmara de Odemira quer avançar com um projeto de reabilitação urbana de São Teotónio, avaliado em 3,5 milhões de euros e que pretende "marcar uma nova fase na vivência desta vila" do concelho.
"Este projeto parte de uma estratégia a longo prazo de regeneração urbana do aglomerado, cujo ponto de partida foi a delimitação da Área de Reabilitação Urbana (ARU)" de São Teotónio e "é uma das peças necessárias à construção de todo um processo de revitalização urbana" da localidade, explica ao "SW" o vereador Pedro Ramos.
O responsável pelos pelouros das Obras Municipais e da Habitação e Reabilitação Urbana na autarquia odemirense acrescenta "aquilo que se pretende é, no fundo, uma melhoria geral daquilo que é a imagem urbana de São Teotónio", localidade que remonta a 1584 e "que tanto necessita" desta intervenção.
A proposta prévia de intervenção, que está em fase de participação pública até 31 de janeiro de 2022, tem como objetivos o "reforço da centralidade do núcleo antigo" de São Teotónio, a "reabilitação das infraestruturas" e a "criação de um novo espaço público verde".
Nesse sentido, Pedro Rebelo Ramos explica que que está prevista a "concretização de um eixo viário estruturante", que incidirá "numa artéria principal de ligação ao interior da vila", "na definição de uma hierarquia viária" e na "organização dos acessos transversais", assim como "no escoamento do trânsito pesado, qualificação da imagem urbana das entradas na vila e no correto dimensionamento dos espaços de circulação viária e pedonal".
A proposta da Câmara de Odemira prevê igualmente a criação do Parque Urbano da Quinta do Baltazar, que "implicará a reabilitação das margens do ribeiro e galeria ripícola, o reforço da vegetação autóctone, a ligação pedonal entre o núcleo antigo e a extensão de Saúde e complexo escolar".
No âmbito do futuro Parque Urbano é ainda proposta "a dotação de espaços de circulação e estadia acessíveis e seguros, permitindo a fruição junto à linha de água, e a criação de bolsas de estacionamento".
Finalmente, a reabilitação do núcleo antigo de São Teotónio "incluirá a substituição da rede de abastecimento de água, a intervenção na rede de águas residuais, implementação de uma rede de águas pluviais eficiente" e "a redefinição da rede de recolha de resíduos sólidos urbanos".
Esta intervenção prevê também trabalhos para "melhorar a iluminação pública, através de soluções de eficiência energética, a adequação do espaço público ao uso pedonal, reforço do uso do espaço público, organização do tráfego automóvel e criação de bolsas de estacionamento".
Segundo Pedro Rebelo Ramos, após a fase de consulta pública a autarquia irá avançar para a elaboração dos projetos de base e de execução.
"Gostaríamos de concluir todos os projetos no próximo ano e lançar o concurso de empreitada em 2023", diz o vereador, explicando que o município conta com os fundos do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) para avançar com este este investimento de 3,5 milhões de euros.
"Contamos, através do PRR, ter esse financiamento, tanto para a parte da requalificação urbana como, mais em específico, para a reabilitação da linha de água, em que existe financiamento para este tipo de ações", conclui.


COMENTÁRIOS

* O endereço de email não será publicado

15h09 - segunda, 16/05/2022
Detido por
tráfico de droga
em Odemira
Um homem de 27 anos foi detido, na passada sexta-feira, 13, pela GNR, pela prática do crime de tráfico de estupefacientes no concelho de Odemira e vai aguardar julgamento em prisão preventiva.
07h00 - segunda, 16/05/2022
Integração de migrantes é uma
"necessidade efetiva" em Odemira
A integração de migrantes representa "mais de dois terços" daquilo que é a área de intervenção social da TAIPA no território de Odemira, reconhece ao "SW" a vice-presidente da cooperativa.
07h00 - segunda, 16/05/2022
"Brisas do Atlântico"
regressam a Odemira
no dia 10 de junho
A Câmara de Odemira volta a promover, no próximo dia 10 de junho, as "Brisas do Atlântico", evento desportivo multidisciplinar entre Almograve e Zambujeira do Mar, que regresso em 2022 depois de dois anos de ausência devido à Covid-19.
07h00 - sexta, 13/05/2022
Odemira recebe Encontro
Internacional "7 Sóis 7 Luas"
O concelho de Odemira recebe neste fim-de-semana, dias 13 a 15 de maio, o Encontro Internacional do Festival "7 Sóis 7 Luas", que reunirá 20 delegações de cidades de 10 países, entre Portugal, França, Espanha, Itália, Croácia, Luxemburgo, Cabo Verde, Marrocos, Tunísia e Brasil.
07h00 - sexta, 13/05/2022
Odemira recebe
extensão de festival
de cinema ambiental
O cineteatro Camacho Costa, em Odemira, recebe neste fim-de-semana, 13 a 15 de maio, uma extensão do CINE ECO – Festival Internacional de Cinema Ambiental da Serra da Estrela.

Data: 06/05/2022
Edição n.º:

Contactos - Publicidade - Estatuto Editorial